Lovecraft, o mestre do horror


 Lovecraft Terror Horror Ficcao Cientifica Fantastico Monstros Imaginacao Fantasia

Jornalista e poeta, Howard Philips Lovecraft é recordado quase exclusivamente pelos seus escritos sobre horror, fantasia e ficção científica, géneros que soube misturar habilmente para criar histórias que deram origem a um novo género que se viria a denominar Fantástico. Tal como Edgar Allan Poe, que conhecia e admirava, descreveu numerosas cenas e criaturas terríficas provenientes da sua imaginação delirante e, sobretudo, dos pesadelos que o assaltavam sistematicamente. Estes pesadelos tinham origem na sua vida atribulada e difícil que o levou à morte na mais completa penúria em 1937. Tinha apenas 47 anos.

Como tantos outros foi somente depois da sua morte que Lovecraft viu reconhecido o seu talento. O escritor é hoje uma referência incontornável da literatura fantástica e o género que criou transbordou das fronteiras da literatura e estendeu-se a outras áreas como o Cinema, os Comics ou os jogos para computador. Diversos artistas e ilustradores tentaram captar a essência dos seus delírios e dar forma às imagens fabulosas do seu bestiário. Eis aqui algumas:

 Lovecraft Terror Horror Ficcao Cientifica Fantastico Monstros Imaginacao Fantasia Conhecido por ser a personificação da radioactividade, o deus Azathoth jaz adormecido no seu trono situado no centro do Universo. A sua inteligência igualava o seu poder imenso mas alguma coisa (talvez uma guerra inter-dimensional) provocou o colapso da sua mente. No dia em que acordar tentará destruir o Universo...

 Lovecraft Terror Horror Ficcao Cientifica Fantastico Monstros Imaginacao Fantasia Chaugnar Faugn é referido por Lovecraft num dos seus livros mas é Frank Belknap Long que lhe dá forma: um ser dotado de tromba, orelhas e duas presas gigantescas assemelhadas a um mamute. Era um híbrido de humanóide e paquiderme com ombros largos e quadrados, mãos humanas e um enorme estômago protuberante; as orelhas eram membranosas e possuíam tentáculos, a tromba terminava num enorme disco rutilante e as presas eram translúcidas e entrelaçavam-se na base.

 Lovecraft Terror Horror Ficcao Cientifica Fantastico Monstros Imaginacao Fantasia O conceito de Cthulhu é complexo e está relacionado com um culto iniciado há milhares de anos com o Homem primitivo que teria recebido a visita de extraterrestres. O próprio Lovecraft deixou desenhos da criatura a que deu esse nome: um humanóide de corpo alado com uma cabeça disforme provida de tentáculos e membros com terminações tentaculares.

 Lovecraft Terror Horror Ficcao Cientifica Fantastico Monstros Imaginacao Fantasia Nyarlathothep, o caos rastejante, apresenta-se sob milhares de formas, a maioria monstros horríficos e destruidores e apenas algumas de aparência humana. Numa destas encarna uma figura esguia com o rosto de um antigo Faraó, o porte lembrando um Deus obscuro ou um Anjo caído. O seu propósito é fomentar os piores instintos da Humanidade de modo a propagar o Caos e trazer de volta os tempos de escuridão...

 Lovecraft Terror Horror Ficcao Cientifica Fantastico Monstros Imaginacao Fantasia A forma de Shub-Niggurath é a de uma colossal massa orgânica protoplásmica de superfície borbulhante que continuamente projecta tentáculos e testículos ao mesmo tempo que abre bocas e orifícios vaginais. Vomita seres vivos de todos os tamanhos e aspectos devorando-os com a mesma rapidez com que os produz. Chamam-lhe a Cabra Negra e habita numa caverna profunda no Bosque Negro.

Links interessantes sobre Lovecraft: aqui e aqui.


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //seven