No tempo das Jukebox


 Humor Musica Walkman

Há pessoas para quem é insuportável a ideia de viver sem música. Para qualquer lado que vão precisam da carícia de um som nas suas trompas de eustáquio que lhes faça bater o pé e abanar a cabeça descompassadamente. Isso é cool. Na impossibilidade de se fazerem acompanhar constantemente por uma orquestra sinfónica, um quinteto de jazz ou uma banda rock, a tecnologia inventou-lhes a música enlatada que, em vez de ser interpretada por músicos autênticos, é tocada por máquinas. Os músicos protestam, indignados.

As máquinas reprodutoras de música têm evoluído imenso desde a invenção do fonógrafo. Actualmente, um leitor de MP3 pesa alguns gramas apenas e ocupa um espaço mínimo mas nem sempre foi assim. Houve tempos em que as máquinas que nos davam música eram enormes armários carregados de discos de vinil. As Jukebox, porém, nada tinham a ver com aquelas geringonças horrendas que nos dão bebidas ou sandes; eram lindas!

Primeiro metia-se uma moedinha e carregava-se num botão do painel com o nome da música escolhida. Depois, por trás do envidraçado, ocorria um espectáculo deslumbrante: pausadamente, um dispositivo articulado sacava um disco de vinil do seu lugar na fila e colocava-o no prato de um gira-discos que começava a rolar; de imediato, sobre ele descia um braço de baquelite com uma agulha. Todos os sons contidos nas espiras do vinil se soltavam então, estridentes e ensurdecedores, pelos altifalantes roufenhos da máquina.

As Jukebox fizeram furor em meados do século passado. Cada bar ou café que se prezasse tinha uma com os maiores êxitos do Twist e do Rock n' Roll, sobretudo este último. As primeiras máquinas apareceram nos EUA ainda nos anos '30 e tinham uma capacidade de cerca de 20 discos de 78 RPM (os mesmos que se usavam nos gramofones). Mais tarde a marca Seeburg introduziu os discos de 45 RPM ao mesmo tempo que aumentava a capacidade dos seus aparelhos (as maiores levavam cerca de 200 discos). A Wurlitzer e a Rock-Ola disputavam-lhe o mercado da música enlatada. Nostalgia...

 Musica Jukebox  Musica Jukebox  Musica Jukebox  Musica Jukebox  Musica Jukebox  Musica Jukebox  Musica Jukebox  Musica Jukebox


version 1/s/musica// @obvious, @obvioushp //seven