ku klux klan


 Grupos Sociedade Ku-klux-klan KKK Racismo Extremismo Violencia

Após anos de letargia, a organização racista americana Ku Klux Klan parece estar preocupante e surpreendentemente a ressurgir das cinzas. Além do Sul dos EUA, onde a Ku Klux Klan foi fundada em 1886 por veteranos confederados da Guerra Civil, existem ramificações activas ou crescentes em Indiana, Michigan, Ohio, Iwoa, Nebraska, Maryland, New Jersey e Pennsylvania.

 Grupos Sociedade Ku-klux-klan KKK Racismo Extremismo Violencia

 Grupos Sociedade Ku-klux-klan KKK Racismo Extremismo Violencia

Um relatório emitido este ano pela Anti-Defamation League – ADL admite que o reconhecimento civil das uniões gay e a criminalidade urbana fazem parte do cenário deste ressurgimento, mas o debate sobre o que fazer sobre os 35 milhões de imigrantes que vivem nos EUA, entre eles cerca de 11 milhões de ilegais, tornou-se o maior argumento para que o Klan recrute novos membros.

"Se somente um assunto ou tendência pode ser apontada como força catalisadora no ressurgimento do Klan, é o debate sobre imigração na América", disse Deborah Lauter, directora da ADL. "Novos grupos estão surgindo em áreas do país as quais não apresentavam actividade expressiva".

O Klan já não possui, como noutros tempos, uma organização centralizada, e o número de membros ronda os 5 a 8 mil distribuídos em grupos por vários estados americanos, mas este número tende hoje claramente a expandir-se. E a realidade é que o aumento das actividades do Klan, incluindo a formação de novos grupos, passeatas, campanhas de recrutamento, distribuição de literatura racista com particular ênfase na questão da imigração nomeadamente na hispânica, a sua progressiva "nazificação" com um crescente numero de membros a abraçarem e imergirem nas subculturas neo-nazis, e a parceria crescente com os Skin Heads e outros grupos supremacistas numa estratégia de "coligação e fertilização cruzada", preocupam cada vez mais profundamente as organizações americanas defensoras dos direitos civis.


version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //jr