LOT-EK - arquitectura nova
"Existem mais de 17 milhões de contentores de carga em todo o mundo, a maioria dos quais sem qualquer uso". Foi com esta afirmação que o grupo nova-iorquino LOT-EK apresentou em 2004 a sua proposta para um sistema modular de habitações denominado CHS - Container Housing System. Neste sistema, o contentor de 12 metros é tornado não apenas a unidade modular e espacial como também a base de toda uma nova estética entendida no seu sentido mais amplo: forma e significado. Uma arquitectura nova.
Esta proposta não surge por acaso. A ideia de módulo, associada à imagem do contentor, tem estado desde sempre presente nos projectos desenvolvidos pelo grupo, que vão da arquitectura residencial à comercial, passando pelo design, pela intervenção artística e pelo ensino. São os próprios que afirmam que usam como material de trabalho objectos, tecnologias e sistemas pré-fabricados, que não procuram criar mas sim (re)aproveitar o existente, que desejam reinventar as formas e configurações existentes.
Declaram, além de tudo o mais, que pretendem esbater as fronteiras entre arte, arquitectura, entretenimento e informação. Programa ambicioso e interessante que identifica claramente o divórcio entre várias áreas que deviam estar próximas, resultado da fragmentação que enferma a cultura ocidental contemporânea. As propostas do LOT-EK têm a grande virtude de utilizarem uma linguagem adequada ao contexto cultural a que se destinam; fazem, por isso, todo o sentido.
A capacidade de integração visual e semântica das suas propostas é espantosa e os contentores, longe de parecerem caixotes, diluem-se perfeitamente no contexto urbano. É, além disso, funcional, agradável, versátil e inovadora. Não é uma arquitectura contida; é uma arquitectura aberta.
CHK (Container Home Kit), 2006
Container Mall - Nova Iorque, 2003
Billboard Building - Nova Iorque
UNIQLO Container Stores - Nova Iorque, 2006
Woo Penthouse
MDU - Mobile Dweling Unit
A visita ao site recomenda-se vivamente, bem como um olhar bem demorado nas várias propostas; se possível, ver também os vídeos.