Oktoberfest, o brasil em festa


 Oktoberfest Alemanha Brasil Festa Cerveja Sociedade Tradicao Blumenau

Está oficialmente aberta a Oktoberfest de Munique e o desafio a toda Oktoberfest é superar a façanha do ano anterior. Desta feita a organização prevê que até ao dia de encerramento sejam consumidos 7 milhões de litros de cerveja e 250 toneladas de produtos alimentares. O festival de Munique é o maior do mundo e anualmente cerca de seis milhões de visitantes participam do festival e da feira, em duas semanas de festas folclóricas regadas a muita cerveja. A festa deste ano, que começou neste 22 de setembro e prossegue até 7 de Outubro, promete, mais uma vez, ser de arromba.

Mas nem só de Munique vive a Oktoberfest.

 Oktoberfest Alemanha Brasil Festa Cerveja Sociedade Tradicao Blumenau

Iniciada em 1810 por ocasião do casamento do futuro rei Luís I da Baviera com a princesa Therese de Saxe-Hildburghausen, a tradição da Oktoberfest espalhou-se para outros países. O encerramento e ao mesmo tempo ponto alto da festa era a corrida de cavalos, com a presença da família real da Baviera. O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa para Outubro do ano seguinte, e assim começou a tradição. Hoje, para além da Alemanha, existem no mundo muitas versões da festa, especialmente no Brasil e no Canadá, a maior da América do Norte, mas também na China - que teve a primeira edição da festa em Novembro de 2005 em Cantão -, no Vietname, na Argentina, nos Estados Unidos, onde existem perto de 170, em Hong Kong, no Japão, na Itália, e um pouco por todo o planeta.

Apesar do tempo e da chamada "política do abrasileiramento" terem cavado um enorme fosso entre a Alemanha dos emigrantes do século XIX e o "Brasil alemão" do século XXI, tal facto não impediu que a cultura brasileira fosse enriquecida por uma valiosa herança germânica, cujos resquícios ainda estão presentes no dia-a-dia dos brasileiros.

 Oktoberfest Alemanha Brasil Festa Cerveja Sociedade Tradicao Blumenau

Em muitos locais do Brasil, onde a comunidade alemã continua a ser muito significativa, a tradição desta festa cala bem fundo, como por exemplo na cidade de Blumenau, situada no nordeste de Santa Catarina a uma centena e meia de kilómetros de Florianópolis. Consagrada como a segunda maior festa alemã do mundo, a Oktoberfest de Blumenau está na alma do povo, e um público superior a 700 mil pessoas participa da festa cujo segredo do sucesso reside em se manter autêntica, preservando as tradições alemãs trazidas pelos colonizadores há 150 anos.

Durante 17 dias de festa, que este ano tem início em 04 de Outubro, os blumenauenses mostram a todo o Brasil a sua riqueza cultural, o seu amor pela música, pela dança e pela gastronomia típicas que preservam, quase intocados, os costumes dos antepassados vindos da Alemanha. Aliás, um pouco por todo o Sul, a presença desta festa que simboliza a alegria alemã, faz-se sentir em locais como Igrejinha, Santa Cruz do Sul e Cerro Largo, no Estado do Rio Grande do Sul, Marechal Cândido Rondon no Paraná, e Itapiranga, a festa mais antiga do Brasil, no Estado de Santa Catarina.

 Oktoberfest Alemanha Brasil Festa Cerveja Sociedade Tradicao Blumenau

De que está à espera para se perder numa destas Oktoberfest brasileiras, beber uns mass de Radler a acompanhar umas brezelnWeisswurscht ou umas Pfannakuacha sem, claro está, ficar Fetznrausch e participar da gaudi geral? Não telefone, vá! Divirta-se "até lhe chegar com o dedo" e depois conte-nos como foi! Não nos esconda nada!


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //jr