Novelas em Portugal


 Telenovelas Brasil Musica Televisao Globo Novelas Aberturas Genericos Tv

No ano de 1975 era exibida em Portugal Gabriela, a primeira novela brasileira a passar em terras lusas. Produzida pela Rede Globo na ocasião dos seus dez anos de existência, obteve um sucesso imediato e estrondoso num meio habituado aos serôdios programas televisivos a preto e branco e estabeleceu um novo modo de ver e fazer televisão em Portugal. Muita tinta já correu sobre este assunto e sobre o impacto na geração que então despontava. Qual o segredo do seu sucesso?

 Telenovelas Brasil Musica Televisao Globo Novelas Aberturas Genericos Tv

Ainda há pouco tempo se falou aqui dos videoclips publicitários como sendo uma nova linguagem visual surgida com a televisão. Embora os seriados sejam mais antigos que a televisão (existiam os folhetins radiofónicos e os movie serials no cinema, por exemplo) quando transpostos para este novo meio de comunicação ganharam literalmente vida nova. O enredo, a narração, a duração dos episódios, os diálogos, a banda sonora, o genérico, etc. parecem adaptar-se da melhor maneira à linguagem da caixa mágica.

Muitos anos volvidos estamos agora habituados a tê-las constantemente nos écrans e pouca atenção lhes damos. Passámos a consumi-las mecanicamente, como quem come sem mastigar. No entanto - recordemos - algumas das novelas exibidas foram marcantes pela qualidade: bons enredos e bons actores, entre outras coisas; outras foram más e outras ainda muito más. As novelas da Globo tiveram e têm de tudo um pouco. É justo que, no meio de histórias truculentas e personagens caricatas se saliente as aberturas, imagem de marca e magníficas peças televisivas, muitas delas criadas sem o recurso a ferramentas digitais.

Quem não se recorda do genérico de Gabriela, dos desenhos de Aldemir Martins (ilustrador de livros de Jorge Amado) e da música de Dorival Caymmi cantada por Gal Costa ou da electrizante abertura disco de Dancing Days protagonizada pelas Frenéticas? Poderemos alguma vez esquecer os belíssimos momentos iniciais de Água viva com a música de Caetano Veloso cantada por Baby Consuelo? Recordemos...


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp //seven