Top Lusófono de blogs - actualizado


2007092900 Rank Lusofono Picture1-1

No passado dia 20 de Agosto colocámos em funcionamento um ranking lusófono, como foi oportunamente anunciado. Uma das primeiras metas que nos propusemos a alcançar foi a de identificar blogs de todos os países de língua oficial Portuguesa, incluindo os quase sempre esquecidos Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Timor. É com satisfação que constatamos que, após inúmeros contributos, temos agora mais de 200 blogs dessas nacionalidades, valor que cresce a bom ritmo. Para se ter um top, é também necessário indexa-lo a algo e, nesse sentido, começamos pelo ranking do Technorati e Sitemeter, garantindo que já teríamos algo interessante para comparar.

Presentemente, procedeu-se a algumas simplificações e adicionaram-se novos indicadores, nomeadamente o número de backlinks do Technorati, Google Rank e Yahoo Backlinks, sendo que este último não está ainda disponível nas rotinas de recolha.

Para além desses indicadores novos, fez-se um re-arranjo na informação estando tudo disponível numa mesma tabela passível de ser ordenada pelo indicador que se pretende - backlinks, rank ou visitas. É já curioso ver todos estes números a par e observar as mudanças de posicionamento.

Para África, no entanto, manteve-se a mesma lógica baseada no ranking do Technorati. Tal deveu-se a um posicionamento ainda um pouco baixo dos blogs desses países, impedindo que os indicadores fossem recolhidos com coerência.

Em jeito de resumo, existem então 2 rankings:

- TOP 100 Lusófono - Baseado no Google, Yahoo links, Technorati e Sitemeter - TOP África, Cabo Verde, Timor - Com base no technorati.

Mais informações e acesso na página do rank.


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x1
Site Meter