Videoclips musicais: uma nova forma de arte


  Televisão Tv Media Videoclips

Quando se fala da caixa mágica que mudou o mundo todos pensam na televisão. Mudou o mundo, de facto: alterou o nosso modo de vida, a nossa percepção do que nos rodeia, aproximou as pessoas. Há quem diga que as afastou... Mas o que é curioso e ao mesmo tempo irónico é que, na verdade, durante muito tempo a televisão não trouxe nada de novo. Pensemos bem: filmes, documentários, noticiários, programas de divertimento, etc. tudo isso já existia na rádio, no cinema, no teatro, etc. A televisão tinha imagem mas isso era, digo eu, apenas uma curiosidade...

Uma das poucas novidades que a televisão trouxe foi o videoclip musical, um meio de expressão artística plena de potencialidades. Durante muito tempo, se bem se recordam, a música era apresentada na televisão de uma forma pobre: geralmente espectáculos gravados ao vivo, em estúdio ou então algumas sequências filmadas e montadas para "ilustrar" um êxito de uma banda pop/rock qualquer.

Somente a partir dos anos 80' o videoclip se popularizou e disseminou, em grande parte devido à acção da famosa MTv. O formato institucionalizou-se e actualmente não é possível conceber uma música sem o respectivo videoclip ao qual está indissociavelmente ligada.

Obra total, que mistura de forma livre e fantástica som e imagem num processo narrativo inédito, viu a sua importância e prestígio crescerem precisamente quando alguns realizadores de renome lhe vislumbraram as suas espantosas possibilidades e se propuseram ser seus autores. Recordemos apenas alguns dos primeiros. As músicas conhecem... E os realizadores, sabem quem foram?

Thriller - Michael Jackson

Bad - Michael Jackson

War song - Culture Club


version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp //seven