as agressões de Xu Zhen
O artista comptemporâneo Xu Zhen gosta de provocar; seus trabalhos têm especial interesse no conflito, no incômodo e na mais pura ironia nonsense, frívola e megalomaníaca. Com 30 anos, o proeminente artista de Shangai executa videos-instalações onde contempla a atualidade e a tecnologia num viés performático reunindo dezenas de pessoas para que integrem o conceito de "corpo" que propõe em seus curta metragens e fotografias.
Sem dúvida, sua série de instalações mais famosa foi a executada com o grupo de voluntários Ok My Club em 2005 em que mostrava Xu Zhen e seus amigos supostamente agredindo com socos, sapatos e pedaços de pau, importantes figuras do meio político-empresarial como o secretário geral da ONU Kofi Annan e Bill Gates. Independente dos truques utilizados, a arte de Zhen comunicou o desejado e, ainda independente destes mesmos truques, criou um fundo de apoio financeiro aos espancamentos coletivos onde todo dinheiro coletado (bastante real) teria seria revertido no pagamento de passagem e hospedagem do Ok My Club durante suas pancadarias.
A galeria virtual Shangart - representante do artista - disponibiliza os trabalhos Xu Zhen bem como um largo material de artigos e entrevistas a seu respeito. É um ótimo caminho para conhecer melhor essa figura tão amante das incitações e para, claro, fazer você também sua doação ao Ok, My Club.