Fotografias que abalaram o mundo: firing squad in iran


 Jahangir Razmi Pulitzer Prize Photography Fotografia Irao 1980 Firing Squad Iran Ettela'at

Esta fotografia, distribuida pela agência UPI em 1980, recebeu o Prémio Pulitzer sem que a identidade do seu autor fosse conhecida. Obtida em 27 de Agosto de 1979, retrata o fuzilamento de homens de etnia curda por soldados do regime teocrata iraniano liderado pelo Ayatollah Khomeini, no início da Revolução Iraniana que depôs o Xá Reza Palevhi.

Desde a sua publicação nada mais se soube sobre o autor desta foto que correu mundo, transformando-se no primeiro símbolo do terror imposto pelo fanatismo religioso. Longos anos volvidos o Wall Street Journal descobriu finalmente a identidade do seu autor, Jahangir Razmi, um repórter fotográfico iraniano do jornal Ettela'at, que obteve, do juiz que condenou à morte os curdos, autorização para fotografar as execuções .

 Jahangir Razmi Pulitzer Prize Photography Fotografia Irao 1980 Firing Squad Iran Ettela'at

Na altura o editor do Ettela'at, com receio das represálias do regime dos Ayatollahs, não mencionou o nome do autor da única fotografia que publicou da execução. Receio fundado já que no dia seguinte a redacção do jornal foi invadido pela policia do regime, que só não encerrou o jornal porque constatou que os danos produzidos pela publicação da foto teriam sido muito maiores se a sequência de imagens que Jahangir Razmi efectou tivesse sido publicada na íntegra.

É esse conjunto de vinte e sete imagens que Razmi ciosamente guardou e a história pormenorizada dos acontecimentos que rodearam a sua realização e publicação que o Wall Street Journal trouxe finalmente ao convivio da verdade. No ano passado Jahangir Razmi foi reconhecido oficialmente como o autor da fotografia "Firing Squad in Iran", e pôde finalmente receber o Pulitzer Prize for Spot News Photography de 1980 a que tinha direito.


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //jr