Design áudio


 Design Som Audio Audiofilia Colunas Speakers Acustica

Se alguma vez teve o privilégio de ouvir as famosas B&W Nautilus Prestige a tocar provavelmente terá ficado deslumbrado não apenas com o seu som magnífico como também com o seu aspecto fascinante. Mas se julga que são uma excepção, a nata das natas das colunas áudio, desengane-se: trata-se somente de um entre muitos conjuntos que roçam os píncaros da excelência sonora e que, cumulativamente, exibem um design positivamente galáctico!

Os equipamentos de reprodução sonora, nomeadamente o segmento a que se costuma chamar audiófilo, é cada vez mais um território para a prática do design de grande qualidade. E compreende-se: se vamos ter em nossa casa, na sala, uma panóplia de caixas destinadas a ouvir música ao menos que sejam bonitas! Os projectista perceberam que, afinal, a tecnologia, o som e o design não são incompatíveis e produzem resultados que se podem reclamar do domínio artístico.

Peças de produção limitada, únicas por vezes, os sistemas audiófilos equiparam-se a autênticas obras de arte escultórica. A sua execução é longa e minuciosa, recheada de requintes artesanais; a nobreza dos seus materiais inexcedível; o seu preço astronómico - podem custar tanto como um automóvel de luxo ou uma vivenda. Vejamos alguns modelos seleccionados entre os mais bem desenhados (o que não significa necessariamente que sejam os que possuem melhor qualidade sonora).

 Design Som Audio Audiofilia Colunas Speakers Acustica

Em todo o mundo só existem 100 conjuntos das KEF Muon. Feitas a partir de um bloco de alumínio maciço, medem 1,80 m de altura e pesam cerca 120 Kg cada. O seu aspecto estratosférico é tão fabuloso como o seu preço: 140.000 USD.

 Design Som Audio Audiofilia Colunas Speakers Acustica

 Design Som Audio Audiofilia Colunas Speakers Acustica

O modelo Trio Classico da firma alemã AvanteGarde Acoustic é absolutamente inclassificável. Os altifalantes, feitos de plástico ABS, assemelham-se a um conjunto de cornetas pousadas numa estrutura de tubo metálico. São apenas um pouco mais caras que as anteriores...

 Design Som Audio Audiofilia Colunas Speakers Acustica  Design Som Audio Audiofilia Colunas Speakers Acustica

 Design Som Audio Audiofilia Colunas Speakers Acustica

São 160 Kgs de puro cristal! A série Force da sueca Perfect8 deixa-nos literalmente sem fôlego. Um vidro especial de grande espessura - com elevadas propriedades acústicas, pasme-se! - dá-nos a visão de toda a apurada mecânica do seu interior minimalista. É necessário esperar quase um ano pela entrega de um conjunto destas colunas soberbas cuja montagem feita à mão ocupa mais de 200 horas de trabalho. Por uns míseros 277.000 USD são suas.

 Design Som Audio Audiofilia Colunas Speakers Acustica

E se achou as Force caras então renda-se à imponência das Spharon Excalibur, uma criação da empresa alemã Acapella Audio Arts. Tudo nelas exala poder. São 2,50 m de altura e 620 Kgs de potência acústica capazes de reproduzir frequências superiores a 50 KHz (sim, leu bem) graças aos seus fabulosos tweeters de plasma, não mais do que uma claridade púrpura que sai do interior dos pequenos cones dourados. Estas serão, talvez, as colunas mais caras do mundo (380.000 USD) mas algumas mais têm, afinal, iluminação incorporada?


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/design// @obvious, @obvioushp //seven