O dia em que a indústria da música morreu



2007101000 Blog.Uncovering.Org Up-Radiohead

Há já muito tempo que temas relacionados com DRM e a forma como a indústria da música se posicionava face às novas tecnologias, eram debatidos um pouco por toda a parte. Por um lado a evolução dos formatos áudio com suporte digital, por outro, novos modelos de negócio sustentados pela grande comunidade da Internet. Uma coisa é certa: mais cedo ou mais tarde o paradigma de relacionamento dos participantes neste negócio mudaria com certeza. Na sequência, estes últimos dias foram férteis em notícias sobre novos e audazes posicionamentos, a começar pelas próprias bandas de música.

A semana passada começou turbulenta, quando a popular banda Nine Inch Nails anunciou que a partir dessa data não utilizariam mais nenhum serviço de editoras discográficas. Simplesmente, estariam posicionados no mercado sem quaisquer laços, fornecendo os seus álbuns directamente ao público. Logo de seguida, surgem também outras bandas como os Oasis, Jamiroquai e Madonna, que subscreveram a iniciativa.

Todo este alarido surgiu com um anúncio dos Radiohead que apanha todos de surpresa, fãs incluídos. Com o seu último trabalho, publicado há mais de 4 anos, a banda anunciou que o próximo álbum "In Rainbows" poderia ser puxado a partir do site da banda de uma forma perfeitamente legal por absolutamente nada! Os fãs simplesmente poderiam decidir qual o valor que desejavam pagar. A notícia apanhou o planeta completamente desprevenido e, ainda mais, o (sub)mundo da indústria discográfica. Génios, loucos ou simplesmente um caminho natural, numa indústria cujo modelo de negócio já estava moribundo face a todos os acontecimentos e evoluções desta área de entretenimento?

Para os interessados em aprofundar o tema, um conjunto de referências interessantes...

Radiohead challenges labels with free album Madonna Dumps Record Industry The Inevitable March of Recorded Music Towards Free Nine Inch Nails Help Seal Record Industry’s Coffin Radiohead still needs major label to let world see its “Rainbows”

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v2/s
 
Site Meter