Tanghetto, o tango de fusão


 Tango Tanghetto Musica Electronica Eletronica Sintetizador Sampler Cambalache Trance House Techno Virgilio Exposito Max Masri Hybrid

"O tango é um pensamento triste que se pode dançar", afirmava Enrique Santos Discépolo, autor do famoso tango "Cambalache", profética canção composta em 1935 que constata as indignidades perpetradas pela humanidade no século XX e que tão bem conhecemos de uma magistral interpretação de Caetano Veloso.

De origens obscuras, que o colocam como descendente da habanera e o situam nas margens do Rio de la Plata nas duas últimas décadas do século XIX, o tango é hoje muito mais que uma forma musical binária, com compasso de dois por quatro, tocada por violino, violoncelo, flauta, violão e bandonéon.

Para (re)descobrir a multifacetada evolução desta música de coreografia difícil vários caminhos se podem seguir. O que vos proponho hoje - e porque se comemora o Dia Mundial da Música - tem o cunho de uma banda denominada "Tanghetto". O nome surge da combinação de "tango" e "ghetto" e é inspirado nas "pequeñas argentinas", comunidades de exilados argentinos no exterior, e no espírito tanguero do Rio da Prata.

Com um som onde o erotismo e a nostalgia reflexiva do tango convivem paredes meias com os beats acelerados, Tanghetto resultou, em 2001, da vontade do teclista Max Masri, discípulo do lendário compositor de tangos Virgilio Expósito, da influência que sobre ele exerceu a música electrónica alemã dos anos 90 e da sua associação, em 1997, com Diego S. Velazquez, guitarrista e compositor que também integra o grupo.

 Tango Tanghetto Musica Electronica Eletronica Sintetizador Sampler Cambalache Trance House Techno Virgilio Exposito Max Masri Hybrid

 Tango Tanghetto Musica Electronica Eletronica Sintetizador Sampler Cambalache Trance House Techno Virgilio Exposito Max Masri Hybrid

Banda de fusão da música electrónica com o tango, Thangetto é um dos primeiros grupos argentinos a fundir o tango com o som dos sintetizadores, dos samplers e das mesas de mistura, numa mescla híbrida e sensual de tango clássico com sons de dance music e house/trance/techno, complementados com um espectáculo multimédia de luz e imagem, de temáticas tão intensas como a alienação do ser humano contemporâneo e a crise social e cíclica da argentina, que revelam cabalmente as preocupações sociais e políticas da banda.

Dispa-se de preconceitos e deixe o seu corpo fluir ao ritmo da batida desta música inebriantemente dançável "até ao tutano". Virtuosismo e qualidade inquestionáveis. A não perder sob nenhum pretexto!


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/música// @obvious, @obvioushp //jr