fotografias que abalaram o mundo: Fares Ouda



 Fotografia Palestina Israel Fares Ouda Tanques Laurent Rebours Pedra David Golias

Esta imagem, obtida em 29 de Outubro de 2000 na Palestina, durante as primeiras semanas da segunda Intifada, rápidamente se converteu num ícone da luta do povo palestiniano contra a tirania do ocupante sionista. O David da imagem que enfrenta o Golias israelita munido apenas de pedras, dava pelo nome de Fares 'Ouda, e acabou por dar o titulo a esta fotografia carregada de dramatismo, que ilustra bem o sentimento de revolta que nunca deixou de dominar a Palestina.

Onze dias depois do jornalista Laurent Rebours da Associated Press ter captado esta imagem na Faixa de Gaza junto ao terminal de carga de Karni, em 9 de Novembro, Fares 'Ouda o temerário jovem palestiniano que ousou desafiar o gigante israelita foi abatido na rua por um sniper do exército ocupante.

A formulação das tácticas do exército israelita bebe de algum modo nas que britânicos e seus aliados judeus utilizaram para reprimir a sublevação palestiniana de 1936: "Não merece a pena abater um milhão de pessoas. Matem os melhores e os outros ficarão aterrorizados.". Desde então o "abate selectivo" dos mais brilhantes e promissores filhos e filhas da Palestina, a potencial elite palestiniana, tornou-se um lugar comum entre os ocupantes, sangrando e comprometendo decisivamente o futuro deste povo.

Mas embebida na imagem deste pequeno herói, qual cavaleiro de antanho, que evoca a época em que os homens partiam para a guerra para morrer ou viver, regressado para combater o hedonismo desprovido de senso crítico e de ideais que grassa na nossa sociedade dominada pelos valores da cultura de consumo, fica o fracasso da estratégia israelita e o espírito do que é invencível no Homem: a razão.

jr

um homem do mundo.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v6/s
 
Site Meter