grandes filhos de um saco de... meteoros


 Tempo Previsao Meteorologia Weather Forecast IASI MetOp CNES EUMETSTAT

Sempre que os "manda chuva" da meteorologia se enganam nas previsões e nos "arruinam" o fim de semana tão cuidadosamente planeado, os impropérios nada abonatórios para os próprios e para as suas famílias, sucedem-se a, digamos, no mínimo bom ritmo. Pouco nos importa se o defeito é humano, técnico ou de ambos. O nosso grau de tolerância para este tipo de falhas tende descarada e inexoravelmente para números negativos.

Pois bem meninas e meninos, damas e cavalheiros, a hipótese de os ditos senhores e respectivas famílias poderem passar de bestas a bestiais em menos de um fósforo é já uma realidade. E, diga-se em abono da verdade, já não era sem tempo, pois o desespero do povo é grande e o léxico de impropérios já atingiu patamares tais que o decoro e a decência me impedem de divulgar.

A feliz culpada de todo este entusiasmo é a sonda IASI - Infrared Atmospheric Sounding Interferometer -, um dos novos instrumentos embarcados nos satélites da série MetOp, fruto de uma cooperação entre o CNES e o EUMETSTAT.

 Tempo Previsao Meteorologia Weather Forecast IASI MetOp CNES EUMETSTAT

Graças a ela as previsões meteorológicas a curto e médio prazo vão tornar-se uma realidade incomparavelmente mais fiável do que eram até ao momento. Mas não só. O conhecimento que detemos sobre certos constituintes da atmosfera terrestre vão também melhorar substancialmente: ozono, aerossóis, poluentes e gases com efeito de estufa vão deixar-se conhecer graças aos nove mil canais da IASI, de comprimentos de onda muito estreitos na gama do infravermelho térmico, que vão permitir aos cientistas a observação do espectro de absorção das moléculas da atmosfera.

 Tempo Previsao Meteorologia Weather Forecast IASI MetOp CNES EUMETSTAT

Créme de la créme deste tipo de tecnologia, a sua precisão estende-se também à análise dos perfis da temperatura e da humidade atmosférica. Todos estes predicados reunidos vão enfim permitir que os meteorologistas sigam com precisão a formação das depressões nas latitudes temperadas e a formação dos ciclones nos trópicos, o que prefigura não só uma previsão bem mais atempada da intensidade e trajectória de ciclones e tempestades com a consequente diminuição dos danos associados, mas também uma precisão da previsão meteorológica geral a cinco dias com um grau de fiabilidade jamais atingido.

Os meteorologistas andam em festa, aparentemente salvos dos quintos dos infernos não pelo gongo mas pela IASI; e nós podemos exclamar de braço bem estendido: Salvé IASI. Os que vão de férias te saudam!


version 1/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //jr