mudança no formato de publicidade do Adsense


 Adsense Google Dinheiro Blogs Anuncios  Google-Adsense-Check-Corsarius

O AdSense é uma plataforma de anúncios utilizada amplamente por diversos sites à escala global, constituindo nos dias de hoje uma forma simples e eficaz de monetização de projectos de internet de pequeno e médio porte. Muitos sites e blogs têm assim a sua viabilidade financeira assegurada mas estão também perigosamente perto da ruína.

Recentemente o Google anunciou mudanças na sua plataforma de AdSense que poderão ter um forte impacto nas receitas de milhões editores. Até há menos de uma semana os banners impressos pelo AdSense eram clicáveis quase na totalidade da área mostrada, mas desde o passado dia 15 a zona que é sensível a um click diminuiu drasticamente para uma fracção do espaço dantes utilizado, como se pode observar na imagem.

 Adsense Google Dinheiro Blogs Anuncios  Adsense-Clickzone

Esta pequena grande alteração pode ter um profundo impacto em sites que dependem exclusivamente do AdSense, pois se por qualquer motivo o índice de clicks baixar significativamente isso poderá implicar a sua ruína financeira.

Pode dizer-se que esta medida afectará mais aqueles editores cujos layouts sempre pretenderam camuflar a publicidade, levando a que o leitor carregasse "sem querer" num link que não pretendia. O resultado é óptimo para o editor, pois rentabiliza o click, mas por outro lado é péssimo para o leitor e para o anunciante que se viam um pouco defraudados no processo. O primeiro porque não pretendia de todo clicar e o segundo porque não conseguia o objectivo de captar uma pessoa que efectivamente tivesse algum interesse no assunto do seu site.

O Google pretende assim credibilizar o mercado proporcionando aos anunciantes mais garantias perante estratégias menos ortodoxas que alguns editores utilizam mas, como é obvio, penaliza também aqueles que sempre procuraram a retabilização dos seus sites com ética. Já existe muito debate sobre o assunto mas como se sabe o Google costuma ser soberano neste tipo de decisões.

Nós pelo obvious podemos dizer que o nosso índice de CTR (Clickthrough rate) não parece ter diminuído mas vamos ver como é a evolução ao longo da semana. Boas noticias para os leitores e anunciantes no curto prazo e eventualmente para os editores no médio longo prazo. Para já, acredito que muitos editores de blogs vejam a sua receita diminuída. E vocês leitores? Já notaram algumas diferenças nos vossos sites?


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //obvious magazine