Capitalismo e globalização



 Capitalismo Economia Marx Globalizacao Humor Vacas

Quando Karl Marx formulou as suas teorias sobre o capital não teria imaginado por certo as voltas que o mundo iria lhes iria dar. Por exemplo: estaria ele de acordo com esta concepção a que chamaremos simplificadamente de capitalismo ideal?

Você tem duas vacas. Vende uma e compra um boi. Multiplicam-se e a economia cresce. Você vende a manada e fica rico. Aposenta-se.

Talvez concordasse desde que todos pudessem fazer o mesmo, digo eu. Mas actualmente, com a globalização e as adaptações às culturas regionais dos vários países e regiões, será que se mantinha a bondade e a pureza conceptual acima expressas? É um estudo sociológico e económico interessante... Testemos pois, aplicando a situação da posse da parelha bovina a casos concretos. Comecemos - obrigatoriamente, claro está - pelo capitalismo americano:

Você tem duas vacas. Vende uma. Força a outra a produzir o leite de quatro vacas. Fica surpreendido quando ela morre.

Capitalismo japonês: Você tem duas vacas. Redesenha-as para que tenham um décimo do tamanho de uma vaca normal e produzam vinte vezes mais leite. Cria desenhos de vaquinhas chamados VAQUIMON e vende-os para o mundo inteiro.

Capitalismo inglês: Você tem duas vacas. Ambas são loucas.

Capitalismo holandês: Você tem duas vacas. Elas vivem juntas em União de Facto, não gostam de bois e estão no seu direito.

Capitalismo alemão: Você tem duas vacas. Elas produzem leite regularmente segundo padrões de quantidade e horário previamente estabelecidos, de forma precisa e lucrativa. Porém, o que você queria mesmo era criar porcos.

Capitalismo russo: Você tem duas vacas. Conta-as e vê que tem cinco. Conta de novo e vê que tem quarenta e duas. Torna a contar e verifica que afinal só tem doze. Pára de contar e abre outra garrafa de vodka.

Capitalismo suiço: Você tem quinhentas vacas mas nenhuma é sua. Cobra uma comissão para tomar conta delas.

Capitalismo espanhol: Você tem duas vacas. Tem muito orgulho nelas.

Capitalismo indiano: Você tem duas vacas. Ai de quem tocar nelas...

Capitalismo brasileiro: Você tem duas vacas. Reclama porque a manada não cresce.

Capitalismo português: Você tem duas vacas. Uma delas é roubada por alguém - até hoje não se sabe quem. O Governo cria o IVVA - Imposto de Valor Vaccum Acrescentado. É multado por um fiscal porque, embora você tenha pago o IVVA, o valor de cálculo era o número presumido de vacas e não o número real. O Ministério das Finanças através de dados presumidos do seu consumo de leite, leite, sapatos de couro e botões presume que você tem duzentas vacas. Para se livrar do sarilho oferece a vaca que lhe resta ao inspector das Finanças para que ele feche os olhos e dê um jeitinho...



seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v1/sCapitalismo,Economia,Globalizacao,Humor,Marx,Vacas,recortes
Site Meter