uma turbina eólica montada num balão


 Eolica Energia Gerador Vento Turbina Balao Ambiente

Longe de tornar este espaço dedicado ao tema do ambiente e às energias renováveis, não deixa de ser interessante acompanhar as diversas soluções que o engenho humano vai aperfeiçoando. A empresa canadiana Magenn Power desenvolveu uma solução invulgar. Tirando vantagem dos ventos mais constantes a grande altitude, propõe uma turbina montada num balão.

Também designado por Magenn Power Air Rotor System (M.A.R.S.) a proposta da Magenn concretiza-se através de um balão de hélio com um conjunto de pás rotativas que estão colocadas de forma a que o vento as faça rodar em torno do eixo horizontal. Através deste movimento de rotação, os geradores convertem a energia mecânica em eléctrica enviando-a para armazenamento nas baterias que estão situadas em terra.

 Eolica Energia Gerador Vento Turbina Balao Ambiente

 Eolica Energia Gerador Vento Turbina Balao Ambiente

Segundo o autor do projecto, as turbinas convencionais - que já falamos neste artigo - tem a desvantagem de estar fixadas ao solo e, consequentemente, dependentes do vento que passe na sua localização. Esta abordagem propõe que essas limitações sejam ultrapassadas através da elevação do sistema para uma altitude de cerca de 300 metros, onde beneficiará das brisas constantes aí existentes. A produção de energia estima-se em cerca de 10 KWatts e está funcional para ventos entre 6km/h e 100Km/h.


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //obvious magazine