A Origem do Mundo - Gustave Courbet

Publicado em artes e letras por seven em 10 jan 2008 | 93 comentários

 Arte Pintura Nu Coxas Sexo Mulher Realismo Courbet Origem Mundo Erotismo Pornografia

Estávamos em 1866 e Courbet era já um pintor conhecido em França pela sua destreza técnica mas sobretudo pela sua atitude crítica e corrosiva em relação à sociedade e moral burguesas, que não perdia ocasião de afrontar. Courbet era um socialista convicto, arrogante e autoconfiante, é preciso dizer. No entanto talvez isso não baste para justificar a obra que realizou nesse ano e que havia de o celebrizar mais do que todas as outras. Ao representar frontalmente as coxas e o sexo de uma mulher, A Origem do Mundo abalou profundamente o meio artístico da época. E não só!

A tela tem um percurso atribulado. Reza a História que um diplomata turco, de nome Khalil-Bey, de passagem por Paris encomendou a Courbet para a sua colecção um quadro, que viria a ser este. Khalil-Bey era um coleccionador de arte erótica e tinha já adquirido ao artista uma pintura denominada O Sono ou Adormecidas, representando duas mulheres nuas deitadas sobre a cama em poses sensuais. Possuía também o famoso O Banho Turco, de Ingres, entre outras obras.

 Arte Pintura Nu Coxas Sexo Mulher Realismo Courbet Origem Mundo Erotismo Pornografia

 Arte Pintura Nu Coxas Sexo Mulher Realismo Courbet Origem Mundo Erotismo Pornografia

Pouco tempo depois Khalil-Bey viu-se obrigado a vender diversas peças da sua colecção para pagar dívidas de jogo. Escondida debaixo de uma outra tela de aspecto mais pacífico, A Origem do Mundo foi então comprada por um antiquário, passando de mão em mão até ao seu último dono, o célebre psicanalista francês Jacques Lacan. Após a sua morte, a família doou-o ao Museu d'Orsay, onde se encontra presentemente.

O quadro é profundamente perturbador ou mesmo chocante. O incómodo sentido pelo observador ao olhar de modo tão directo para o sexo que ali se exibe ostensivamente é enorme. Há uma espécie de pudor, de vergonha quase instintiva que se revela em nós ao observá-lo. Mais do que violentar a intimidade do objecto retratado, o artista violenta o público. De resto, Courbet adorava fazê-lo embora nunca tivesse ousado ir tão longe. Porque se atreveu desta vez?

À época, na Academia, os estudantes exercitavam-se desenhando as estátuas clássicas de corpo idealizado. Essas estátuas, Apolos e Afrodites, não eram de modo algum assexuadas mas a representação do sexo era estereotipada, camuflada ou deturpada. Os homens frequentemente tinham uma parra a tapar os órgãos genitais enquanto que nas mulheres nada se via para além da continuidade da pele lisa da barriga. Courbet detestava os académicos e as suas fórmulas - ele que dizia que só podia pintar aquilo que via.

Esta tela surge assim como um manifesto contra o academismo mas também contra a falsidade vigente na Arte e na Sociedade oitocentista. Representa a libertação definitiva do artista de todos os estereótipos! Significativo é o facto da polémica se ficar a dever ao tema e à forma como foi abordado e não às qualidades pictóricas do quadro - se estava bem pintado ou não. A Origem do Mundo foi uma obra inspirada, visionária talvez, um acto estético da maior importância e uma obra de arte de primeira grandeza. A Pintura Moderna talvez tenha começado aqui, com origem no sexo de uma mulher.

Não deixe de subscrever a nossa newsletter, e receba comodamente no seu email os melhores artigos deste género.

partilhe este artigo

artigos relacionados

93 comentários

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

Há tempos li uns bocados de um livro - uma espécie de história dos genitais femininos (The Story of V). Não tive paciência para ler muito porque o tom me irritou um bocado, mas tinha referências muito interessantes. Parece que em várias sociedades, inclusivamente na Europa-de-antes-de-sermos-todos-modernos, o acto de mostrar o sexo em público servia para afugentar forças malignas, acalmar mares e ventos, propiciar colheitas férteis e outras coisas más. Por exemplo, as mulheres dos pescadores levantavam as saias para o mar de forma a amansar as tempestades, ou para afugentar demónios. Claro que as madames do tempo de Courbet não deviam fazer parte deste lote.

Acho que o que chocou não foi só o motivo do quadro, em si, mas também o nível de detalhe, realista, a dedicação do homem aos pormenores (a trabalheira que deve ter sido fazer aqueles pelos todos! Hoje em dia era só escolher uma actriz porno como modelo e em 5 minutos despachava o assunto). Ele deve ter-se divertido à grande. Nada como um arrogant bastard de vez em quando.

tajana em 10 de janeiro de 2008

Correcção: não era 'propiciar colheitas férteis e outras coisas más', mas sim 'e outras coisas mais'.

tajana em 10 de janeiro de 2008

Olá, Por acaso você está em algum planeta relacionado à tecnologia que eu leio. No entanto, ao ler os feeds encontro imagens como a do quadro sem poder controlar. Em um ambiente empresarial, ter uma tela de nudez explícita é no mínimo chato. Por favor, utilize categorias no seu feed que vai pro planeta ou retire-se.

Agradecida.

Kessia Pinheiro em 10 de janeiro de 2008

Quando estive na Europa, especialmente em Paris, o que me impressionou na arte dos museus foi justamente a falta de genitais femininos: o Davi de Michelangelo, por exemplo, tem um pênis, mas as dúzias de Vênus e outras não tem genitais. Eu só fui ver a obra de Courbet dias depois de perambular por museus e ter essa sensação - assim, "A Origem do Mundo" foi uma das obras que fiz questão de trazer de lembrança (como reprodução). Pena que minha esposa nunca tenha me deixado pendurá-la na parede...

Stephen Dedalus em 10 de janeiro de 2008

"Outras coisas más" fica genial, Tajana. Imagino que a visão de pavor de um levantar de saias numa Europa-antes-de-sermos-todos-modernos em que os padrões de higiene não eram exemplares fosse traumatizante.
O lucky bastard do Courbet divertiu-se à grande, de facto, ao mesmo tempo que atirou uma baita pedrada no charco. Vive la revolution!

seven em 10 de janeiro de 2008

É verdade, Dedalus. O sexo da mulher na arte sempre foi mascarado, o que não deixa de ser também reflexo do estatuto menor do género feminino ao longo da História, a amputação, no fundo, da sua verdadeira natureza. Mesmo na Grécia antiga durante muito tempo apenas o homem teve direito à nudez plena como portador de um corpo perfeito que era. As mulheres não possuiam esse atributo e eram representadas com um manto (não esqueçamos que a sociedade grega arcaica e clássica era profundamente misógina). Só mais tarde os escultores as desnudaram, mesmo assim sem sexo.

seven em 10 de janeiro de 2008

150 anos depois, o Courbet continua a chocar :)
Mas curiosamente, tenho ideia de, nos últimos séculos, o nu masculino se ter tornado um motivo bem mais raro que o nu feminino. Por haver poucas mulheres pintoras? E porque naturalmente não ficava bem uma menina andar a desenhar pilinhas e a ver homens nus?

tajana em 10 de janeiro de 2008

Seven, acabo de ter uma ideia: imagina uma sala de reuniões ou a recepção de uma empresa que, em vez de ter na parede uma reprodução dos girassóis do Van Gogh, tivesse A Origem do Mundo...

tajana em 10 de janeiro de 2008

Tenho lido muitos disparates pretensiosos acerca de Arte e, por isso, as minhas dúvidas são cada vez mais. Ainda assim vou despir os preconceitos e mandar aqui uns bitaites.

Não sei se o que vou dizer também aconteceu com “A origem do mundo”, mas ao que parece muitas obras de arte funcionam, por vezes, de contra-exemplos para refutar esta ou aquela teoria da arte. Durante algum tempo são alvo de censura, porque chocam, como fez Coubert. Porém, com o passar dos anos, esses mesmos contra-exemplos acabam por ficar integrados na corrente e deixam de ‘ofender’, tornando-se mais tarde alvo de uma nova avant-garde.

O curioso é que os disparates que acabei de escrever funcionam também para retratar certos etapas e avanços noutras áreas do saber, nomeadamente no que à geometria grega diz respeito, digo eu que, não obstante os meus 30000000000000000000000000+1 de neurónios, cada vez mais tenho consciência da minha pequenez e do quão pouco sei :[

E pronto, se ninguém me entendeu é porque fui bem sucedida e, portanto, o meu comentário é Arte pura e dura.
ihihihihih

Dina em 10 de janeiro de 2008

Dina, há muitas luas que não te víamos! Não concordo muito contigo. Não obstante o seu impacto se ter atenuado com o tempo, acho que a obra de Courbet continua a ofender, como aliás escrevi no artigo.

seven em 11 de janeiro de 2008

Sabes, Tajana, parece-me que é o nu masculino que actualmente é mais vergonhoso e, portanto, mais raro. Os papéis inverteram-se. É a libertação da mulher... ;)

seven em 11 de janeiro de 2008

Concordo parcialmente contigo, Seven-pá. Mas actualmente a percentagem de ofendidos é, com certeza, menor.
De qualquer modo, referia-me à Arte em sentido lato.
O exemplo mais curioso para explicar o que queria dizer é, por exemplo, a "Fonte". Chocou a malta e, no entanto hoje, é uma obra de referência. Bom a "fonte" não tem nada que ver com "nu" mas como era um urinol podemos sempre fantasiar...ihihihih

Se fugi ao tema do post então correu bem. Gosto de baralhar a malta. ihihihih

Dina em 11 de janeiro de 2008

Não, o teu exemplo foi pertinente. É evidente que hoje o choque é menor. Talvez fosse maior se algum pintor contemporâneo se lembrasse de pintar um nu na mesma posição... homem!

seven em 11 de janeiro de 2008

Seven, talvez a sociedade grega "arcaica e clássica" não tenha sido assim tão misógina quanto tu e muitos livros defendem. Não é que por lá tenha passado, mas diz-se o mesmo de Platão e se se ler demorada e ponderadamente a sua obra verificar-se-á que não é bem (ou nada mesmo) assim. Mas ele há ou houve alguma sociedade que, em substância, tenha sido verdadeiramente misógina?!...
Pintuta?, ca raio, grande densidade do tema cá no sítio!... Não, gosto de a apreciar, embora a não entenda; sou-lhe sensível, embora não tenha olhos para ela, mas... vai variando (não é uma ordem, não usei o !). Quanto à senhora com os pêlos, o sexo e as bordas do ...(Não fui brejeiro, pensei e digitei: ...) à mostra, não vejo qual seria o problema em exibi-la, por exemplo, na sala onde se realizam os conselhos de ministros (vejo, vejo!!!).
E pronto!

CJGil em 11 de janeiro de 2008

O mais interessante é ver o quanto estas pessoas foram ousadas, e souberam expor suas idéias dentro de um cenário extremamente conservador. Os 'liberais' de hoje em dia.

E pensar que tem gente que ainda hoje se escandaliza c imagens dessas...

Interessante aqui, gostei muito. Abraços.

Evilasio em 11 de janeiro de 2008

Eu estava escrevendo um comentário e de repente ele se enviou sozinho antes que eu o terminasse... Curioso: acho que descobri uma combinação de teclas que faz o comentário se auto enviar.
Bem, eu escrevia sobre o trabalho de um cara chamado Van den Bergh, que num estudo sobre decisões masculinas, escreveu a seguinte frase: "Our studies show that exposure to pictures of sexy women or lingerie increases the likelihood of accepting unfair offers." Ou seja, imagina como seriam as decisões tomadas numa sala de reuniões com uma imagem tal qual "A Origem do Mundo" na parede...

Stephen Dedalus em 11 de janeiro de 2008

Realmente esta ideia de colocar "A Origem do Mundo" nas paredes das salas de reuniões sérias parece estar a colher adeptos. Eu sugeria que se lhe acrescentasse mais algumas obras, talvez umas coisinhas do Egon Schiele, Bécat, etc...

seven em 12 de janeiro de 2008

Stephen e Seven Lda (estou a brincar!), é claro que não pode ser. Não senhor!; ora, ora!; essa agora! O que dava mesmo, e eles têm posses para isso, era convocar modelos a sério. Isso sim, modelos a sério, despidinhas de roupas mas não de ideias. Então quando, assim só por ventura, eles estivessem tentados a tomar uma rôta e iníqua decisão, elas levantariam... a voz, e eles, despojados, pela beleza, do poder que lhes foi conferido; soçobrando a um poder maior, acabariam, por certo, por acertar na direcção... da equidade, do desenvolvimento harmonioso, universal e sustentável (oh lirismo do caraças!). Como vêem, até que partilho a visão que têm sobre estas coisas.
Fiquem bem!

CJGil em 12 de janeiro de 2008

"Make love not war", portanto...

seven em 12 de janeiro de 2008

Colocar o quadro numa parede de uma sala de reuniões seria interessantíssimo, de facto. Daria para contar os vivos e os mortos... :S

Dina em 12 de janeiro de 2008

É isso!..., Seven.

CJGil em 12 de janeiro de 2008

A imagem que é chocante e revolucionária, sem dúvida. Se a mulher tivesse menos pêlos e um pouco mais louros seria um pouco menos, creio.
Quando será que na história da arte e da publicidade começaremos a ter homens nus ou em poses provocantes na mesma proporção das mulheres? Ai ai...

Bluegift em 12 de janeiro de 2008

Seria certamente chocante, Blue.

seven em 12 de janeiro de 2008

Eu não entendo nada de arte e de moral mesmo...

Tenho certeza de que o quadro foi um escândalo em 1866, mas quando olhei não me senti chocado de forma alguma... Achei a mulher bonita e natural.

A minha formação cristã é defeituosa e tenho dificuldade em ver o corpo como algo desagradável... Mesmo corpos feios...

Seu artigo no entanto é ótimo! Torto sou eu! ;-)

Roney Belhassof em 13 de janeiro de 2008

Ahahah! Gostei do seu comentário, Roney. Também concordo consigo: o corpo humano não tem nada de desagradável. Se todos pensassem assim tudo seria mais fácil.
Obrigado e volte sempre.

seven em 13 de janeiro de 2008

Tive o prazer de visitar a exposiçao de Courbet que acontece em Paris.
Realmente imprecionate e maravilhosa. A origem do mundo realmente choca, mas é simplesmente perfeita.

Margarete em 14 de janeiro de 2008

Nunca vi a obra ao vivo mas imagino que tenha uma presença muito forte. É uma pessoa cheia de sorte, Margarete.
Obrigado pelo seu comentário.

seven em 14 de janeiro de 2008

Grande genialidade a de Coubert.Pela primeira vez na vida pude admirar, com certa "devoção", a intimidade de uma outra mulher.Vê-se que conseguiu expressar belamente o que queria.

sam baby em 16 de janeiro de 2008

Sim, muito bem expresso... :D

seven em 16 de janeiro de 2008

De facto mais uma obra chocante e sem tabus, seria um prazer poder vé-la ao vivo :) , como apreciador de arte, claro :P

Ricardo em 18 de janeiro de 2008

Gosto muito de Gustave Coubert, crítico duro contra a falsa moral burguesa. Parabéns pelo post.
Abração,
Fernando

Fernando Abreu em 18 de janeiro de 2008

Obvious, Ricardo ;)

seven em 18 de janeiro de 2008

Tal e qual, Fernando. Moralista era coisa que Courbet não era. O que fez, fê-lo com convicção e não por moda ou extravagância.

seven em 18 de janeiro de 2008

Há que se observar um modo novo de atuar com relação à Arte sempre, seven, e isso é o que havia no olhar estético de Courbet. Um gênio da Pintura como ele antevia um caminho que outros pintores não vêem, por causa do academicismo exagerado que impera em solos nacionais e inerentes aos campos de estudos estéticos. Assassinado o academicismo, tudo é mais puro, tudo é mais livre, tudo é verdadeiramente uma estética orientadora de novas visões artísticas fundamentais e extremamente expressivas. Os acadêmicos vivem apenas enchendo o cu de diplomas e de sabedorias várias; os do Livre-Pensamento, estes sim, são senhores maiores do Pensamento Humano.

Livre-pensador na Arte, Courbet e a sua Origem Do Mundo são fundamentais para esta Era, cujos alguns tolos ainda se escandalizam com obras como esta. Nada de escândalos, A Origem de tudo está ali, saimos dali, todos nós, dali onde a imagem nos impressiona e, no meu caso, emociona e faz delirar esteticamente... É Arte, A Origem Do Mundo, É Arte! Quem não compreende isso, é melhor continuar a ler bula de remédio em fila de ônibus, o que é bem melhor. E ponto final.

Excelente blog, seven.

Inominável Ser em 15 de maio de 2008

Meu caro, o teu comentário é inominavelmente pertinente. É isso mesmo que dizes e, deixando de lado o enorme prazer que Courbet tinha em chocar a mentalidade burguesa, é de facto uma obra visionária para a época em que foi feita. "A Origem do Mundo" é também a origem da Arte.
Obrigado pelo elogio. Grande abraço

Author Profile Page seven em 15 de maio de 2008

O que chocou não foi a nudez, ou a genitália feminina. O que chocou foi o título da obra. Para se falar da origem do mundo, muitos achavam que deveria se falar de (d)eus, de filosofia, de luz. O "peladismo" sempre foi comum, o problema é como nós o tratamos.

Nicolas Raphael em 16 de maio de 2008

Para a época, um close da "perseguida" certamente enrubeceu muitas faces.
Hoje chega a ser banal, mas indubitavelmente é uma obra maravilhosa, que retrata a mais deliciosa visão que um homem de verdade pode ter.

Marcus SP Brasil em 27 de maio de 2008

Desculpem lá, mas o problema de um nu, tão escancaradamente nu, pode trazer problemas no que diz respeito ao nosso funcionamento físico. É que uma coisa é atingir a sensibilidade estética. Outra é atingir outros tipos de sensibilidades. E para uma pessoa fácilmente afectável, essa pintura, mas principalmente todos os vossos comentários, dois dos quais a tender para cenários totalmente eróticos, não é propriamente simples manter o pensamento sobre a estética pura e dura.
Imaginem agora o que seria, se colocassem uma menina virgem a trabalhar em frente a um quadro semelhante, de nu masculino!
A mim aconteceu-me obrigarem-me a desenhar homens nus, numa época de santidade e não foi propriamente fácil. Aliás, retirou-me todas as defesas que eu possuía contra certos tipos de "coisas".

ana em 28 de maio de 2008

O dia q vi esta tela ,antes d lê a respeito dela ,imprimir.
Tenho mt vontade de pintá-la,mais os comentários me deixaram sem ação,pois uns vão gostar outros não.
Courbet um gênio da pintura,grande genialidade,admiro demais,afinal é arte,a origem do mundo é arte!
Um dia ainda faço a rreleitura dessa obra!
Meu sonho é visitar em um museu estas maravilhas.....

Erondina C. Pereira em 24 de junho de 2008

es boa queres namorar

miguel em 25 de junho de 2008

ola

miguel em 25 de junho de 2008

Achei impressionante o realismo do quadro, á primeira vista pensei que fosse uma foto. É difícil saber o que é mais belo, a mulher vestida ou desnuda nos quadros de arte.

icommercepage em 29 de junho de 2008

Interessante, falamos todos aqui de "chocar" ou não, mas sabe-se lá de que choque estamos falando. Claro, hoje em dia ninguém acharia - acha - imoral ou "chocante" ter uma tela desta exposta em um museu de grande circulação; vemos a vagina pintada em detalhes e partimos para o próximo quadro. Afinal, como lembrado acima, nada que uma foto pornográfica não pudesse resolver em cinco minutos - como tantas bucetas que temos em periódicos por aí afora. Ao meu ver, porém, o "choque" da obra continua presente - não como o choque moralista ou como o frisson original - mas um choque que remete ao nome da obra: eis de onde viemos.
Detalhe interessante: enquanto este quadro estava em posse de Lacan, este tinha montado um anteparo, com uma pintura de uma cena qualquer, sob o qual ficava o dito quadro. Pudor lacaniano? Creio que não. Dizia-se que era para não choquer o pobre casal de caseiros da propriedade, vai saber.

Lucas em 18 de julho de 2008

foi uns dos grades percussores do realismo mostrando a arte verdadeira sem camuflagens, dando um sentido a cada a sua obra. rompendo com as barreiras de sua época se tornado inpar dinte de tantos gigantes.

carlos setra em 11 de setembro de 2008

nunca viu falar em gillete nao porra
que perereca mais cabeluda!
hihihiih

gosei em 11 de setembro de 2008

massa doido ......

JuNInHoO NoiiX xD hip-hop em 11 de setembro de 2008

creio que está patente a origem do mundo do homem.
o pintor retrata a origem como um portal de ligação entre dois mundos.
ele só pretendeu chocar a opinião publica, se calhar eu faria o mesmo, contudo so conseguiu focar o aspecto da origem do homem.
polemico,não?
...quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?
também sou um pintor e entendo que as obras nascem do momento!!!
foi o que aconteceu a colbert, como a tantos outros.

am em 8 de dezembro de 2008

A origem do mundo ! amei esse título ! esse artigo é realismo e prazer de se admirar a mulher na sua plenitude e prazer de se exibir na sua mais alta intimidade. Parabens pelo pintor Courber, fiquei maravilhada pela beleza e coragem; realamente elegiria como um dos melhores no OBVIO !

dehy coutinho em 29 de dezembro de 2008

Isso é a origem de tudo, não existe coisa mais linda, bela e censual do que a Mulher. coloque tudo que existir de mais belo que tiver na natureza em volta da Mulher e veras que mesmo assim ela continua a chocar com sua beleza infinita, assim como foi no passado, hoje e sempre séra.

Felix em 22 de fevereiro de 2009

O quadro é, sem dúvida, arrebatador. A mim, pessoalmente, choca-me a abundante e detalhada presença dos pêlos púbicos. Que tal ficaria a obra, com uma depilação prévia? Menos "chocante"?

Alfredo Ferreira em 24 de fevereiro de 2009

A 1º pintura a mulherzinha precizava de ajuda para fzr a depilação. É por isso que abriu toda. Pois pq aqilo só mxm cm serra electrica.
A 2º mto malandros vcs... Já nesse tempo havia lésbicas?!? Fónix...

Vanny em 24 de fevereiro de 2009

Veio à calhar, para eu fazer um comentário sobre essa ARTE de Coubert. Uma arte figurativa e super realista, onde coube_lhe um titulo adequado.
Eu entendo de Arte, meu marido foi pintor há 60 anos; respirei e vivi de Arte, porisso posso falar.
Vi hoje na 1ª pagina da Internet essa OBRA DE ARTE, sendo vitima de pornografia; pornografico é quem vê assim...e quem mostra desse modo desrespeitoso.

dehy coutinho em 24 de fevereiro de 2009

Uma notícia interessante:
Um livro em Portugal foi retirado de uma feira por ter estampado na capa esse quadro de Courbet:

http://www.viscerasliterarias.com/2009/02/livro-e-censurado-em-portugal.html

Leonardo Pastor em 2 de março de 2009

e nois [8)]

gilberto em 11 de março de 2009

Deixo-lhe aqui meus parabenz por este maravilhoso site onde nos permitem ver ótimas obras de arte.

Santos

Santos em 16 de março de 2009

essa arte é magnifica.impressionante mesmo.

cibel gomes em 17 de março de 2009

Essa está precisando de uma ba limpeza.rssssssss.
Sinceramente não teria coragem de ter algum ti de relação mais íntima com essa mulher.........

jeisson em 18 de março de 2009

Não tenho lá muitos e nem poucos conhecimentos de obras de artes ou qualquer outra coisa relacionada à arte. Sempre q

Luiz em 27 de março de 2009

mais q prosti tu ta

alisson em 31 de março de 2009

Não sei fazer um comentário,infelizmnte isento. Primeiro,porque hoje as fotos pelas quais as mulheres se modelam são as das mulheres estampadas na "Playboy" ou congêneres. Segundo ,as fotos de figuras desnudas, acredito eu sempre foram escândalos. A necessidade de roupa é porque ela representa um avanço tecnológico e tapa todos os defeitos principalmente nas mulheres, apesar também de os homens precisarem se esconder. Não seria outra fonte de preconceitos - depois de tantos outros existentes, onde o africano teria uma performance exuberante e o oriental - japoneses e assemelhados - verdadeiros humilhados pela diminuta figura? Acho que essas considerações são vazadas despretensiosamente, embora pense que argumentos de usar ou usar o quadro na parede um escritório ou mesmo em casa são irrelevantes,pois há outros desenhos e pinturas mesmo sem serem sexo explícito nao se recomenda pendurá-los como criança ou adulto comendo lixo, animais deformados,velhos desemparados e outros Razões de ordem emocional, também, é um grande lance. É muito louco saber que órgão tão vilipendiado e humilhado quando fora do ardente desejo e adorado, na hora do aperto,como na marcha do carnaval onde as virtudes do careca - pênis - é o grande protagonista e herói da vez. Portanto é difícil comentar inteligente e isentamente matéria que nos atormente a vida toda.

Jorge Vieira em 27 de abril de 2009

odeio pessoas como ele ... passar licao de moral !?

Eu em 17 de maio de 2009

é bom pessoalmente

adriano aleixo do nascimento em 28 de maio de 2009

que coisa feia, a gente vai serio para fazer o trabalho da escola, e aparece estas pornografias!!!!!!!!!!!!(

andre em 30 de maio de 2009

isso e lindo de mais a origem do mundo eu tenho uma assi ela tambem e linda de mais como todo homem gosta da quilo ais o dele e mais bom a inda a rola deles e linda e gostosa

lulusinda em 7 de junho de 2009

.

Não tenha pressa ou tropeça na gramática, português.
Pare e fale, diga com calma para não remendar o que rasgou no dito ou no sabido de uma língua fácil de saber, mas difícil de entender quando se lê ou de escrever...
Corra muda, sorria sorrateira que nós a entenderemos como quem entende uma paisagem com um rio cortando a mata, uma praça com bancos e coreto e uma igreja branca onde o pobre pede e o agradece o abastado.
Com calma você explicará os porquês do que você sabe, porque fala certo quem pergunta; por quê? e por que perguntariam se você não entendesses o porquê de cada levantada posição?

silvioafonso.

.

silvioafonso em 25 de julho de 2009

Pinto

United em 28 de julho de 2009

eu guero afoto dajuliana pais no meu saite eumichamo daniel egosto muito de voce juliana

daniel em 30 de julho de 2009

As mulheres que antigamente tinham os pêlos nas zonas
genitais como mostra a figura,direi que nesse tempo havia mais AMOR entre mulher e homem a mulher era mais apreciada, havia menos lésbicas e mais Homens.

jose dias em 27 de agosto de 2009

.

Eis o melhor de todos os points. Aqui se diz maravilhas e besteiras como esta.

silvioafonso.

.

silvioafonso em 28 de agosto de 2009

Silvio
maravilhas sei o significado,mas Besteiras não sei será Mirandês?

jose dias em 28 de agosto de 2009

.

Eu me referi ao texto sobre o meu, mas valeu
a sua inserção.

silvioafonso


.

silvioafonso em 29 de agosto de 2009

vcs nnao valem nada mas enviem umas dessas pro meu email

icaro em 30 de agosto de 2009

Não sei como diabos foi que mandaram esta imagem para mim. Mas, vou dar minha opinião: bucetas são sempre bucetas; peladas, raspadinhas, mal lavadas (são as melhores de cheirar, acreditem). Agora, prá que tanta conversa de intelectualóide sobre elas? ora pôrra! bucetas foram feitas prá fazer menino, pô-los no mundo, serem chupadas e fodidas. O resto (refiro-me às babozeiras escritas) é conversa fiada. Chupemos as bucetas, cheirêmo-las, e, acima de tudo, metamos nossas picas nelas e pronto

Luiz Inácio de Lima Neto em 31 de agosto de 2009

Na verdade quem nao acredita que o mundo foi criado por Deus. esse procura formade como sobreviver no mundo e o homem com sabem esta limitado em saber o Inicio e o Fim do mundo

Abel Cambalame Junior em 31 de agosto de 2009

Só tá parecendo a Vera Fischer na Playboy essa tal genialidade aí.
Está mui peludita...

filiphis em 3 de setembro de 2009

Num era de moral duvidosa e extremo patriarcalismo que reifica o mais belo dos seres, a mulher, Coubert chocou a todos. Quem se choca ainda hoje com essa belíssima tela só pode ser um falso moralista em cujo espírito medíocre falta a sensibilidade para apreciar devidamente a arte, o amor e as formas divinas de uma mulher. Ressaltarei además, que a modelo tem belas formas, voluptuosas e naturais, nada a ver com as bulímicas modelos e atrizes.

Benedito Carvalho em 12 de setembro de 2009

Viva o Colbert, pois sabia mesmo o que estava fazendo quando pintou a Origem do Mundo. A arte é isso mesmo gente, uma coisa diferente, uma forma inteligente de fomentar as polêmicas. E o que seria das nossas vidas se não fosse as abstrações e as polêmicas que todas as artes nos proporciona. Que viva para sempre no meio dos homens essa vontade de desafiar, inovar e criar.

Antonio Ronaldo em 27 de setembro de 2009

oi td bem com vc ? beijosssssssss xau ....

vanderson em 28 de setembro de 2009

não entendo muito de arte, mais gostei do quadro parabens...........

marcelo em 8 de outubro de 2009

eu gostei dos quadros
achei muito interessante
nau entendi muita coisa mas
o puoco que eu entendi
deu pra percebe como e
interessante

taislane em 11 de outubro de 2009

só fiquei chocado com o tamanho da mata atlântica. O resto é bem natural...

gregório em 12 de outubro de 2009

kkk e msm
ela ten 1 mata muito densa poren o resto e bom d+

algusto em 13 de outubro de 2009

amei adorei deu vontade de faser

ingrid em 18 de outubro de 2009

Achei interessantíssimo!!! Fiquei sabendo dessa obra e do autor recentemente numa reunião de trabalho onde falávamos de obras de arte e sobre exatamente a "Origem do Mundo" que esteve sob a posse de Lacan. Há comentários de que ele a teria roubado...Dizem as más línguas...

Ana Paula em 29 de outubro de 2009

Eu tambem nao entendo da arte,mas um corpo de uma mulher nua na arte,nao se pode ver como um corpo nu,mas como uma arte. O que saiba nos uma mulher nua era mais que pecado

abel garfo em 1 de novembro de 2009

a sua teoria pode ser ate boa mas nao gostei da imagem dessa mulher pelada.meus filhos foram pesquisar um trabalho escolar e deram de cara com essa cena lamentavel.estou decepcionada.

secreta...................................... em 12 de novembro de 2009

.

Tem razão e não tem ou vice-versa.
Se for menina as aulas de anatomia acabarão
com a fragilidade dela e calarão você. Mas se
for menino esta mesma fragilidade poderá
aflorar nele e matar você.

silvioafonso

http://palhacopoeta.blogspot.com

.

Author Profile Page Silvioafonso em 13 de novembro de 2009

Que engraçado...
Tantos anos depois a imagem ainda suscita tanta discussão.
Pois eu acho que a Sra do quadro tinha uma patareca normalíssima e - espanto dos espantos - não me incomoda a 'mata'. É um reflexo do seu tempo e fiel ao original com certeza. Este quadro é mesmo acerca do realismo extremo e de por as coisas como elas são e não como as idealizamos ou poderemos escolher esconder.
“Ora aqui têm a ‘coisa’ desta senhora. Pronto. Sim, aquilo é mesmo assim ao vivo.”
Isto das revistas e filmes porno modernos deturpa a realidade a toda a força, a começar pelos tamanhos, aspectos e comportamentos dos humanos normais.
Em especial o espanto quanto à 'mata' tem a sua piada – admito, tanto para homens como para mulheres, a moda da 'passarinha lisa' tem as suas vantagens, mas a verdade é que a Natureza ainda acha que as pessoas (homens e mulheres) ainda têm necessidade de pelos púbicos, mesmo que se andem a tentar livrar deles desde o tempo dos antigos Egípcios - sabe-se lá porquê, a verdade é que ainda cá andam. Confesso que um homem com pouca pelagem também é mais agradável na intimidade – fica-se com cócegas no nariz, pá… Mas deixem a pintelheira do quadro em paz, sff.
Quanto às indignações acerca das crianças se verem deparadas com uma parte anatómica tão natural e necessária como um braço ou uma perna, acho que são elas que me chocam mais. Que tacanhez… tenham dó!
Ao fim ao cabo, mais de metade do mundo humano tem uma destas, e quase todos saímos de lá, verdade? Qual é o espanto? De onde é que vem esta fobia quanto aos genitais? Imoral? Por ordem de quem? Os tomates dos bois e dos cães não estão à vista de toda a gente? Eles incomodam-se? Nós também não, certo?
É por estas e por outras que muitos homens não sabem o que faz uma mulher sentir prazer e muitas mulheres acham que fazer sexo oral aos parceiros é degradante para elas.
Parvalheira… o desejo sexual nas mulheres vê-se na cara, não entre as pernas. Isto é só anatomia.
Quanto à coisa em termos artísticos, ora, o sexo, tal como a religião ou a memória da história humana são as grandes motrizes da Arte em todas as suas formas. É uma parte inegável da natureza humana, seja qual for o prisma pelo qual é encarado. O desejo sexual e o amor romântico são o que nos mantêm como espécie – sem ele, realmente o mundo humano já tinha desaparecido.
Vivam as patarecas e as pilinhas – se não viverem morremos nós.

Ana em 17 de novembro de 2009

.


Ana, você entende mesmo da coisa, pois não?
Afinal, de que tipo é a pelagem de sua vergonha,
seria lisinha ou não?

silvioafonso.

.

Author Profile Page Silvioafonso em 20 de novembro de 2009

@ silvioafonso

É apenas uma opinião (neste caso a minha). Tem tanta relevância como qualquer outra ;)

Quanto a natureza da minha *ahem* "vergonha" (devo dizer q não a tenho, a vergonha, quero eu dizer), desde que ela continue a funcionar é suficiente – ele que se manifeste se não estiver contente contra uma ou a outra situação porque eu não sou vidente.
Fica ao critério de cada um/uma porque como em tudo, gostos não se discutem e há para tudo.
Não sei se alguma vez reparou (ou sequer viu o filme), mas a Linda Lovelace no seu mais famoso papel era a única ‘passarinha lisa’ da obra… se calhar foi ela que iniciou a moda nos anos 70. Talvez daqui a uns anos se usem trancinhas em padrões engraçados… não sei.

Mas o certo é que o uso da roupa interior tornou a pelagem um bocadinho obsoleta do ponto de vista evolutivo, não é verdade?
Se antes lá estava para manter tudo quentinho e protegido, agora não há grande necessidade dela -- temos a cueca.

E deixe-me só dizer-lhe que isto da ‘caça ao tesouro’ pode ter a sua piada na teoria, mas na prática é um bocado chato… já temos stress suficiente na vida e não deveríamos precisar de desenhar um mapa pelo meio da selva para o nosso parceiro encontrar o ‘x’.

(este post faz-me soar ainda mais como uma ordinarona do que o anterior… safa…! Mas olhem que é mentira, hã? na verdade sou bem comportada :))

Ana em 20 de novembro de 2009

xiiiiiiiiiii.....tantus posts!!!!!


.............valeu a pena Courbet, ou direi, valeu o pincel!!!!!ahahahah.....

maria em 28 de novembro de 2009

.

.

Rodou e enrolou...
Disse o que quis, e o que devia omitiu.
Tudo bem, mas afinal, é peladinha ou
natural?

http://palhacopoeta.blogspot.com

.

silvioafonso em 1 de dezembro de 2009

eu so queria diser q vagina e vagina e arte e arte

nbarbosa em 25 de janeiro de 2010

artigos mais comentados hoje

 

deixe o seu comentário

Comentário

 

Preencha o formulário ao lado.

O E-Mail é obrigatório. Não será mostrado no site ou cedido a terceiros.

As imagens estão ligadas ao Gravatar

Seja cordial e educado. Comentários ofensivos ou pouco dignos serão apagados.

Partilhe este artigo com os seus amigos

Share

 

Site Meter site statistics