o twitter e o fenómeno do micro blogging


 Twitter Blog Micro Tecnologia Comunidade Web 2.0 Internet Computadores Pessoas Sociedade

Quando apareceu o twitter pela primeira vez muitos disseram que era um dos serviços mais inúteis da nova Web. No entanto, apesar das primeiras impressões, muitos aderiram somente por curiosidade e para explorar um conceito que era inovador. Beneficiando de uma autêntica massificação, o twitter adquiriu uma expressão mundial que poucos julgavam possível nos primeiros tempos.

Na prática o twitter baseia-se num conceito simples. Um utilizador entra no serviço e predispõe-se a responder a uma única pergunta: "O que estás a fazer?" A ideia é responder a esta pergunta diversas vezes ao dia criando um micro-diário do seu dia a dia. Temos ainda a capacidade de convidar todos os nossos amigos a seguir as nossas vidas quase em directo, ou não fosse este um serviço nascido em plena Web 2.0. As formas de notificação são diversas, desde uma simples página web, até programas clientes parecidos com o messenger, RSS e mesmo SMS. De uma forma completamente gratuita podemos receber uma notificação por SMS de uma pessoa que estamos a seguir.

 Twitter Blog Micro Tecnologia Comunidade Web 2.0 Internet Computadores Pessoas Sociedade

É um fenómeno conhecido como micro blogging - pequenas frases que resumem a actividade do nosso dia a dia disponibilizadas numa página web em ordem cronológica inversa. Como é óbvio, pela popularidade que assumiu e pelas capacidades heterogéneas de entrega de mensagens que possui, o twitter passou a ser também um instrumento de comunicação, permitindo que as pessoas troquem mensagens públicas por um conjunto muito vasto de seguidores - que em alguns casos podem alcançar as várias centenas.

Alguns bloggers, atentos a estas movimentações e ferramentas, passaram também a utilizar o twitter como um serviço de notificação que serve para avisar a sua comunidade de que novos conteúdos estão disponíveis nos sites Web. Adicionalmente, complementam o seu conteúdo web, fazendo pequenos posts ou "twitts" que são depois entregues à comunidade. Nesta linha, surgiram diversos clones do twitter como o Jaiku, Pownce e Gozub, para nomear somente alguns.Uma pequena explicação em vídeo poderá lançar mais alguma luz sobre as vossas dúvidas.

Como é óbvio, poderão também encontrar o obvious no twitter e desde já vos convidamos a seguir-nos através deste conceito/serviço/ferramenta.


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //obvious magazine