A nova era das microcelebridades


 Internet Media YouTube Twitter Flickr Orkut Famosos Celebres Gente Pessoas Sociedade

O que define uma celebridade? Aparecer nos media e ser conhecida pelo grande público, como causa e consequência. Temos também as celebridades de bairro (o homem do talho que anda com a fadista) ou as celebridades na família (como o tio poeta que se suicidou novo). Seja como for, ser uma celebridade significa ser famoso, fazer parte da cultura popular a uma determinada escala.

 Internet Media YouTube Twitter Flickr Orkut Famosos Celebres Gente Pessoas Sociedade

A Internet e em particular o YouTube geraram já também as suas celebridades, algumas genuínos anónimos, como o bailarino da evolução da dança, outras fabricadas, como a LonelyGirl15 que só por si deu origem a todo um género de micro séries de “scripted reality”. Mas essas são celebridades como as outras, apenas num meio diferente.

A microcelebridade tem um outro estatuto. Falamos de microcelebridade quando o autor de um blog ou de uma área do Flickr ou do Youtube, só para citar alguns serviços exemplificativos do seu género, ganha leitores e espectadores para além do seu círculo de amigos e conhecidos e começa a atrair uma pequena comunidade de anónimos da Net.

Algumas novas plataformas como o Twitter apostam precisamente na dinâmica da visibilidade a esta micro-escala. Quem é popular aqui não é quem aparece nos media. É quem tem mais amigos e comentários no profile do Hi5 ou do Orkut. É quem tem mais visualizações (até mesmo alguns milhares) no YouTube ou no SAPO Vídeos ou no Flickr. E a definição de celebridade muda como muda a de “amigo” e “conhecido”.

A verdade é que a partir do momento em que nos tornamos criadores na Internet, todos ansiamos por ser microcélebres, de uma maneira ou de outra.


Luis Soares

escreve e gostava de só fazer isso, mas não pode. Gosta muito de cidades, sobretudo as que têm menos insectos que o campo. É lisboeta inveterado e tem a mania.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //Luis Soares