Os estábulos reais de Hampi


 Arquitectura Arquitetura India Estabulos Elefante Animais Vijayanagara Hampi

Hampi é uma aldeia situada no sul da Índia, composta pelas ruínas da antiga Vijayanagara, a orgulhosa capital do império com o mesmo nome. Da cidade sagrada sobreviveu um conjunto notável de edifícios que são hoje parte património mundial da UNESCO. Entre templos, palácios, um baoli e outros monumentos, há um conjunto único que é talvez o que melhor retrata o esplendor de Vijayanagara: os estábulos reais. E porquê único? Porque são estábulos para elefantes.

O conjunto é um magnífico exemplar de arquitectura Indo-islâmica feita em tijolo e argamassa. É composto por um edifício com onze estábulos de grande altura, cobertos individualmente por cúpulas de forma variada, e por outro edifício lateral onde se situavam os alojamentos dos guardas/tratadores dos elefantes. Os dois formam um "L" que enquadra uma parada para desfiles cerimoniais. Durante o seu apogeu, o Império de Vijayanagara possuía mais de 10000 elefantes mas apenas uma dezena entre eles eram escolhidos para o serviço real e alojados nestes estábulos. Eram a nata das natas destes fabulosos animais.

 Arquitectura Arquitetura India Estabulos Elefante Animais Vijayanagara

 Arquitectura Arquitetura India Estabulos Elefante Animais Vijayanagara Hampi

 Arquitectura Arquitetura India Estabulos Elefante Animais Vijayanagara Hampi


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //seven