Lamson tube - sistema de transporte pneumático



 Tecnologia Lamsom Tube Transporte Pneumatico Sistema

Embora as soluções tecnológicas do passado nos façam soltar um sorriso condescendente comparadas com os nossos actuais sistemas, é forçoso reconhecer-lhes o engenho. Em certas situações é mesmo necessário curvarmo-nos perante o seu espírito visionário e capacidade de realização; noutras ainda, a sua validade e funcionalidade que não diminuíram com o passar do tempo. Encontra-se neste caso o sistema de transporte pneumático conhecido como Lamson tube.

 Tecnologia Lamsom Tube Transporte Pneumatico Sistema

O sistema consiste, basicamente, numa rede de tubos pressurizada onde circulam pequenas cápsulas cilíndricas movidas por vácuo ou por ar comprimido. Teoricamente quase tudo se pode transportar neste sistema, dependendo da dimensão das cápsulas e da capacidade da rede de tubos. A invenção deste conceito é atribuída ao engenheiro escocês William Murdoch, no início do século XIX, que logo foi aproveitado e desenvolvido para diversas aplicações.

Desde o início, o americano William Stickney Lamson foi um dos principais fabricantes e impulsionadores, de tal modo que o seu nome ficaria para sempre associado a este sistema. As primeiras infraestruturas destinaram-se ao serviço postal, transportando cartas e encomendas, e logo se revelaram bastante eficazes. Durante a segunda metade do século XIX os correios britânicos chegaram a possuir uma extensa rede de transporte postal pneumático em Londres e o mesmo aconteceu em várias cidades europeias, como em Paris. Em Praga, uma rede de 60 Km de tubos, aproximadamente, funcionou até há poucos anos.

 Tecnologia Lamsom Tube Transporte Pneumatico Sistema

 Tecnologia Lamsom Tube Transporte Pneumatico Sistema

 Tecnologia Lamsom Tube Transporte Pneumatico Sistema

O Lamson tube foi também utilizado em estabelecimentos comerciais, fábricas, bancos e hospitais devido à sua funcionalidade e rapidez. Os sistemas mais evoluídos chegavam a propulsionar as cápsulas à velocidade de 10 metros por segundo! Nos EUA conheceu uma grande expansão e foi instalado igualmente em edifícios governamentais e financeiros, como as Bolsas, para transporte de dinheiro e outros valores. Quem se lembra de ver em filmes e não só, numa loja ou um grande armazém, os tubos dobrados a emergir dos balcões de atendimento onde os clientes faziam os pagamentos e recebiam o troco e o recibo através de uma cápsula cilíndrica? Nostálgico e fascinante.

As mais recentes tecnologias não conseguiram tornar obsoleto esta simples e genial invenção, que continua em uso. Actualmente a empresa Lamson ainda existe e prospera.

seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v2/s
 
Site Meter