Alterações climáticas


 Ambiente Clima Ecologia Fotografias Imagens Mundo Planeta Terra Fotografia: Jacob Silberberg/Panos

A imagem retrata uma rapariga transportando mangas a caminho da sua casa, situada na lixeira de Olusosun, na Nigéria. Com quase 500 000 m2 de área, esta é a maior lixeira de toda a África. Expande-se a uma velocidade vertiginosa: todos os dias aí são descarregadas 2400 toneladas de lixo proveniente, na sua maioria, da cidade de Lagos. Existem cerca de 1000 habitações precárias à volta de Olusosun e os seus ocupantes vivem da recolha e venda de objectos e desperdícios encontrados no lixo.

 Ambiente Clima Ecologia Fotografias Imagens Mundo Planeta Terra Fotografia: agência Reuters

Um trabalhador recolhe peixes mortos no lago Gaungiao, na China. O derrame nas águas de desperdícios industriais não tratados terá causado a morte de cerca de 50 toneladas de peixe. Mas nem só as indústrias consomem água: uma população imensa e crescente tem levado os recursos hídricos do enorme país à beira do colapso. No ano passado o rio Yangtze, por exemplo, atingiu o seu nível mais baixo desde 1866.

 Ambiente Clima Ecologia Fotografias Imagens Mundo Planeta Terra Fotografia: agência Reuters

Canguru morto devido à seca, na Austrália. Desde 1900 que não chovia tão pouco como no Verão passado enquanto, em contrapartida, há 50 anos que não se registavam temperaturas tão elevadas. Muitas regiões vão já no quinto ano consecutivo de seca. Na cidade de Perth, por exemplo, a água potável tornou-se salina. Em Sidney as autoridades aplicam pesadas multas a todo aquele que for apanhado a regar o jardim.

 Ambiente Clima Ecologia Fotografias Imagens Mundo Planeta Terra Fotografia: Oded Balilty/AP

Nesta imagem, captada na tristemente famosa praça de Tiananmen, um homem põe a voar um papagaio de papel cujas cores contrastam com o nevoeiro cinzento, o smog, que envolve todo o local. A poluição atmosférica em Beijing está cinco vezes acima do padrão definido pela Organização Mundial de Saúde, situação que se agrava nos meses de Verão, precisamente na altura em que se vão disputar os Jogos Olímpicos. Apesar dos esforços das autoridades, o verdadeiro problema são três milhões de automóveis, siderurgias e dezenas de indústrias dentro do perímetro urbano...

 Ambiente Clima Ecologia Fotografias Imagens Mundo Planeta Terra Fotografia: Jason Hawks/Getty Images

A central termoeléctrica Drax em Yorkshire, Inglaterra, liberta para o ar quase 23 milhões de toneladas de CO2 por ano, ou seja, o mesmo que 100 nações pouco industrializadas. Aqui é produzida 7% da energia eléctrica consumida em Inglaterra através da queima de carvão. Este processo, que usa combustíveis fósseis para gerar vapor de água para mover geradores eléctricos, é responsável por cerca de um quarto das emissões de dióxido de carbono e consequente efeito de estufa. O carvão é o pior de todos.

 Ambiente Clima Ecologia Fotografias Imagens Mundo Planeta Terra Fotografia: National Geographic/Getty Images

Gado numa pastagem situada no estado de Rondônia, Brasil. Vastas áreas da floresta amazónica têm sido queimadas para dar lugar à agricultura. Só nos primeiros anos deste século já foi queimada uma área correspondente a toda a Grã-Bretanha. A desflorestação é responsável por 17% das emissões de gases geradores do efeito de estufa. Esta acção deve-se principalmente à queima de árvores que, cumulativamente, resulta numa capacidade cada vez menor para absorver dióxido de carbono...

Guardian.co.uk


version 2/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //seven