As primeiras capas da "Vogue"



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É provavelmente a revista mais famosa do mundo, a mais vendida, a mais influente e a mais criticada. Quando apareceu nos EUA, em 1892, poucos vaticinariam um tão grande sucesso e uma vida tão longa a uma publicação que tinha como tema a moda, a vida mundana e o design. Mais de cem anos volvidos é traduzida e publicada em várias línguas em países tão díspares como a Índia, o Japão, a Rússia, a Grécia ou a China, continuando a fazer a apologia do luxo, do estilo e da vida social. A Vogue não se limita a ditar a moda: é a moda. Basta olharmos para as suas capas para ali vermos espelhado todo o século que atravessou, não o mundo real, necessariamente, mas os seus ideais, sonhos, aspirações, ilusões e desilusões.

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As capas da edição inglesa, iniciada em Setembro de 1916, estão particularmente bem documentadas e são muito expressivas. Nesta época tudo é feito à base de ilustrações, belos desenhos muito próximos da arte vanguardista de então com linhas estilizadas, manchas de cor lisa, composições geometrizadas e imaginativas acompanhadas por uma tipografia escorreita. A figura feminina - a mulher moderna - é presença constante e exibida em poses elegantes em ambientes luxuosos ou exóticos junto de dinâmicos automóveis e imponentes transatlânticos. Chapéus, boquilhas, colares, cachecóis e outros adereços rodeiam-na. É a estética triunfante do Art Déco que se apodera das artes, da tipografia à arquitectura.

A revista continua neste tom ao longo de cerca de duas décadas. Em 1932, porém, na edição de Julho, surge um sinal de mudança: aparece a primeira fotografia, retratando uma mulher sentada, de fato de banho e touca, segurando uma bola de praia acima da cabeça. Os editores, ou melhor, as editoras da revista talvez não se tenham apercebido imediatamente do potencial desta expressão artística, uma vez que continuou a predominar o recurso à ilustração. Somente a partir de 1940 a utilização de fotografias se generalizou e passou a predominar. Para trás ficaram mais de vinte anos de belos desenhos plenos de charme e nostalgia, imagens de um tempo e modo de vida que talvez nunca tenha verdadeiramente existido.

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seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
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