Mosaicos pregados
Ele começa a rabiscar na madeira lisa e ninguém pode supor o que irá sair daqueles traços. Ao seu lado, uma pequena reprodução do rosto de Leonardo da Vinci. Embora a imagem do gênio das artes esteja na posição vertical, a enorme "tela" de Saimir está na horizontal. Pode parecer incrível, mas baldes cheios de pregos, um martelo e talento de sobra irão levar o albanês de grossas costeletas à conquista de um recorde mundial.
As marteladas são minuciosas e certeiras. A cada prego, mais confuso fica o resultado. Rabiscos, pregos e nenhuma idéia de onde aquilo possa chegar. Cada prego tem uma altura, cada martelada uma força, mas aos poucos, aquele emaranhado de metal começa a tomar forma. Com muito esforço, nota-se que uma figura está aparecendo. Prego após prego, ele vai em frente. As gotas de suor não cessam, e de tempos em tempos, o artista sucumbe ao esforço, sentando e observando quais serão os próximos passos. Ou seria melhor dizer, marteladas?
O que parecia impossível acontece, e após horas de muita dedicação e esforço, a grande peça de madeira está pronta. Ela é colocada na posição correta e para delírio dos observadores, o mesmo rosto para o qual ele olhava eventualmente, está agora reproduzido em tamanho absurdo. O Leonardo da Vinci, feito com cerca de 500.000 pregos está finalizado. Ele acaba de entrar para o Guinness World Records como maior mosaico feito com pregos do mundo. E desde esta data, 04 de Setembro de 2006, o recorde se mantém. Quem ousa tentar quebrá-lo?!