A vida portuguesa


 Cultura Portugal Vida Portuguesa Design Comércio Origens Passado História

Fica, antes de qualquer outra coisa, um pedido de desculpa aos inúmeros leitores brasileiros que por aqui passam pelo tema, talvez demasiado português, que me levou a escrever este post. Apesar da distância que alguns dos detalhes apresentam relativamente à cultura brasileira, é acima de tudo na união de dois mundos e de dois tempos que assentam as minhas razões para a publicação desta entrada.

No endereço www.umacasaportuguesa.com está - de uma forma graficamente exemplar - uma viagem no tempo e na memória, simultaneamente colectiva e íntima. Está não um regresso ao passado mas um regresso às origens. Às origens do design comercial em Portugal, às origens das peculiaridades do consumo, às origens de produtos que por uma ou outra razão souberam resistir à mais dura das provas, o tempo.

O site tem objectivos comerciais, bem sei, mas não deixa de ser um esforço digno de aplauso (de pé) e uma ideia que para lá de brilhante se mostra cada vez mais, necessária. O projecto é da autoria de Catarina Portas, cujo curriculum comporta a mais importante das habilitações para este tipo de aventura: a paixão pela identidade portuguesa. A marca, UMA CASA PORTUGUESA, data já de 2004 e esta A VIDA PORTUGUESA teve o seu nascimento a Maio de 2007, há quase um ano.

O site em si obedece a um critério tão simples quanto o de deixar falar o que se oferece. A beleza dos produtos expostos dificilmente seria ultrapassada pelas mais recentes e inovadoras campanhas publicitárias. O Flash serve apenas o propósito básico de tornar a apresentação mais fluída, as cores fortes são dadas pelos produtos e o ambiente nostálgico pelo branco queimado do "papel" que serve de interface. Das magníficas caixas do Azeite Triunfo às latas de limpa-metais Coração, da Pasta (ex-medicinal) Couto aos internacionalmente famosos Ach. Brito, é possível (re)encontrar uma enorme quantidade de produtos que fizeram (e ainda fazem) parte do quotidiano dos portugueses.

O site apresenta ainda secções - como a loja online - que se encontram em desenvolvimento. O blog não parece querer arrancar mas, ainda assim, o mais importante do conteúdo, i.e. os produtos, estão disponíveis para consulta e recordação.

Aqui, está A Vida Portuguesa.


Rui Costa

Editor da WOM. Adoro a Humanidade e as coisas bonitas que ela produz. Vou anotando o que mais me agrada.
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //Rui Costa