o poder ao povo - um estudo social da nova web


estudo web social blogs mercado tendencia internet

A Gisele Honscha e o sim, viral publicaram um apontamento que é por demais relevante no paradigma da nova web. Trata-se de um estudo da Universal McCann de Março último, sobre o impacto dos serviços de web social no mundo. Foram entrevistados 17 mil utilizadores de internet em mais de 29 países, demonstrando tudo aquilo que já se adivinhava e que é sempre importante frisar.

- A grande maioria dos utilizadores está a produzir conteúdo, havendo uma tendência cada vez maior na participação. - A expressão dos conteúdos ricos, como vídeo e podcasts é cada vez mais uma realidade. - A simbiose entre marcas, publicitários e serviços web nunca esteve tão ao rubro, em parte pelo papel aglutinador dos serviços sociais.

O estudo é extremamente pertinente num momento em que os novos media se posicionam num mercado completamente dominado pelas grandes marcas e portais. Já muito se disse sobre influência e sobre a verdadeira democratização dos serviços e conteúdos que, agora, estão completamente fora do controle racional de uns poucos, para se tornar num verdadeiro ecossistema vivo, complexo e autónomo.

Apesar de toda esta linha de pensamento ser de simples percepção para muitas pessoas que vivem estes tempos de mudança, não deixa de ser tremendamente interessante observar alguns números verdadeiramente esmagadores.

Algumas notas do estudo:

Os Media sociais - orkut, facebook, myspace, outros - são assumidamente um fenómeno global, independentemente dos mercados, das economias envolventes e dos desenvolvimentos sócio-culturais. Se você está ligado à internet, decididamente você usa um serviço social.

Os mercados Asiáticos lideram totalmente em termos de participação e criação de conteúdos.

A plataforma de vídeos é a que está em mais rápida expansão, subindo de 31% de penetração em 2006 para 83% de penetração em Março de 2008. Na minha opinião, a verdadeira revolução de media, passa muito por estes conteúdos, mas ainda está para vir, dado que o próprio mercado não sabe como lidar e monetizar verdadeiramente estes conteúdos (tirando algumas iniciativas pioneiras).

57% dos internautas juntaram-se a plataformas de Social Networking, elegendo-as como o principal meio para produzir e partilhar conteúdo.

55% dos utilizadores fez upload de fotos.

22% dos utilizadores fez upload de videos.

A economia dos widgets está em franca expansão: - 23% dos utilizadores instalou uma aplicação - 18% dos utilizadores de blogs instalou uma aplicação

Os blogs tornaram-se decididamente mainstream. 73% dos utilizadores são leitores blogs.

Alguns gráficos interessantes do estudo:

Estima-se actualmente um universo de 475 Milhões de utilizadores. Brasil em 4o lugar estudo web social blogs mercado tendencia internet

E o índice de penetração nos mercados estudo web social blogs mercado tendencia internet Uma especial nota para o mercado Brasileiro. Como está totalmente à vista de todos, é um gigante adormecido completamente por desbravar!

Os blogs são mainstream - 5a posição global para o Brasil, e lider na leitura diária estudo web social blogs mercado tendencia internet estudo web social blogs mercado tendencia internet

Não deixe de consultar o PDF do estudo completo.


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //obvious magazine