o que é o friendfeed?


friendfeed comunidade internet web2

Desde a explosão da web 2.0 que o número de serviços web disponíveis subiu estrondosamente. Actualmente temos serviços para praticamente tudo, sejamos escritores, músicos, fotógrafos ou apenas um comum cidadão. Todos os serviços web adquiriram também uma forte componente de comunidade, permitindo-nos reunir à volta dos nossos interesses uma vasta comunidade de amigos e seguidores.

A consequência prática deste posicionamento foi o facto de nos tornarmos indivíduos dispersos e, por vezes, multifacetados em função daquilo que conhecem de nós. Se uma determinada comunidade somente conhecer o meu feed de fotografias do Flickr, serei, em parte, um reflexo do que aí colocar. O mesmo raciocínio para vídeos, blogs e muitos outros serviços que usamos por esta Internet global.

E se pudéssemos reunir à volta de um único serviço tudo aquilo que somos nas mais diversas plataformas de comunicação e/ou comunidade? Então, quando alguém subscrevesse esse serviço, teria uma visão global daquilo que somos, bem como a nossa visão sobre os nossos amigos seria também mais profunda e completa.

O friendfeed é exactamente isso. Um serviço que funciona como núcleo gravitacional de tudo aquilo que somos na web.

friendfeed comunidade internet web2

O conceito é tremendamente simples. Criamos uma conta e agregamos tudo aquilo que temos disperso pela web, sejam vídeos, blogs, fotos ou quaisquer outros serviços. A seguir, podemos subscrever os feeds agregados dos nossos amigos e, sempre que estes actualizem algo, somos notificados. Uma das muitas funcionalidades interessante que o friendfeed fornece é a possibilidade de podermos fazer comentários nos itens que vão aparecendo nos diversos serviços e, desta forma, criar ainda mais buzz social à volta da nossa comunidade. Enfim, vale a pena experimentarem.

Para terem uma pequena ideia, podem ver a página que criei no friendfeed, agregando o obvious, o meu blog pessoal, o meu flickr, o meu twitter, o twitter do obvious, enfim, aquilo que me lembrei e que caracteriza a minha interacção e presença na web.

friendfeed comunidade internet web2

Podem registar-se e seguir o meu feed aqui.

Há diversos blogs e indivíduos que já se estão a posicionar neste novo conceito. Confesso que, para além do raciocínio que aqui descrevi, ainda não percebi muito bem se este paradigma pode ser instrumentalizado de alguma forma, agregando mais comunidade e gerando mais valor para um espaço em particular, seja ele um blog ou um site. O que acham? Alguém que já utilize o friendfeed com sucesso?


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //obvious magazine