Réplicas em papel


 Automoveis Carros Maquete Miniaturas Modelismo Modelos Papel

Cláudio Dias é um engenheiro de 42 anos, nascido no Rio de Janeiro, casado, pai de duas filhas, que se dedica a um hobby bastante interessante: o papel modelismo. Mas não pense que por se tratar de papel, o resultado seja amador; muito pelo contrário! Seus modelos impressionam e em muitos casos pode-se até duvidar do material usado.

Ele sempre gostou de fazer "coisas de papel", mas tudo mudou quando viu a primeira réplica de papel feita por alguém que entendia do assunto. Foi um colega de trabalho da Embrarer que o mostrou um carro de Fórmula 1 da escuderia Jordan. A paixão foi à primeira vista! Com a animação de Cláudio, o mesmo amigo lhe presenteou com um modelo preto da Lotus; aquele que projetou Ayrton Senna na categoria. Ele resolveu arriscar-se neste que seria seu primeiro teste. Para um novato, o resultado foi considerado excelente e isso o deixou ainda mais entusiasmado. Vieram então uma Tyrell de 6 rodas dos anos 70 e depois uma Williams, ambas cheias de detalhes. A curiosidade e a busca por desafios maiores fizeram com que ele se aventurasse na modelagem em si. Isso significou na época, muita dedicação e trabalho manual. Sem nenhum software, ele mediu, calculou, planificou e quebrou muito a cabeça. Seis meses depois enfim, estava pronta a sua primeira réplica: um Batmóvel ano 1966, o clássico veículo do seriado de Tv.

 Automoveis Carros Maquete Miniaturas Modelismo Modelos Papel Não poderia ter sido melhor! Logo em seguida, feliz com os resultados obtidos, Cláudio partiu para outro carro que também fez muito sucesso, mas nas telonas: o Ghostbusters Ecto-1, o inusitado veículo dos Caça-Fantasmas. Só que desta vez, um software 3D entrou em cena. Não foi fácil como ele imaginava, pois por falta de conhecimento técnico, apenas uma parte foi modelada em computador. Foram mais 5 meses para o Ecto-1 ficar pronto. Mais um resultado sensacional e Cláudio resolveu que já era hora de dedicar um site exclusivamente para divulgar tamanho empenho. Surgia então o www.paperinside.com.

 Automoveis Carros Maquete Miniaturas Modelismo Modelos Papel A página é totalmente grátis. Ou seja, todos os modelos que ele cria podem ser "baixados" sem nenhum custo. O Batmóvel por exemplo, faz tanto sucesso, que foram mais de 100.000 downloads do carrinho até hoje. Obviamente, este é um hobby que, como outros, deve se começar pelo básico, para evitar decepções logo de início. Por isso, existem modelos bem simples, para que os novatos tomem gosto pela coisa. Já o trabalho de Cláudio não é para qualquer um. Modelar, mesmo com softwares, exige conhecimentos e noções tridimensionais que pouca gente possui. Atualmente o Paper Inside possui cerca de 500.000 page views mensais, número excelente para um site restrito ao papel modelismo. Este, um hobby cujos aficionados trocam experiências, criam modelos em parceria e interagem sem brigas; muito pelo contrário. Com público formado na maioria por adultos (com tendência leve aos de meia-idade), o site de Cláudio recebe cerca de metade das visitas oriundas dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Espanha, Reino Unido e também do Brasil. Sim, por conta de uma curiosidade: embora feito por um brasileiro, o site é totalmente escrito em inglês. A última empreitada de Dias foi a criação de um Super-Tucano. A vontade era modelar um avião brasileiro, e como aeronaves militares são sempre ótimos desafios, a escolha foi fácil. E de difícil execução, uma vez que trata-se de um modelo de peças muito pequenas e cheio de detalhes. Tanto que ele disponibilizou partes opcionais, para quem não é expert no assunto. O projeto foi tão complicado que envolveu até o tutorial de um colega brasileiro, Roberto Falconi. Trata-se de uma peça primordial, o canopi transparente, ou para leigos, a cabine de "vidro" que cobre os pilotos. Isto significa que a parte interna do avião é visível. E detalhada. Mas não dá para se animar com este super avião. Ele é apenas para os iniciados.

 Automoveis Carros Maquete Miniaturas Modelismo Modelos Papel

 Automoveis Carros Maquete Miniaturas Modelismo Modelos Papel

 Automoveis Carros Maquete Miniaturas Modelismo Modelos Papel

 Automoveis Carros Maquete Miniaturas Modelismo Modelos Papel Cláudio agora começou a ministrar cursos de papel modelismo para crianças, um sonho que vinha amadurecendo e em Março deste ano foi viabilizado. O próximo grande desafio já está em andamento: até metade de 2008 ele pretende finalizar um ambicioso projeto que é aguardado com ansiedade pela comunidade modelista, o Transformer Bumblebee, o carro-robô. O legal neste hobby tão complexo é o amor que se adquire pelas peças. Tanto que no caso deste engenheiro, todos os modelos criados por ele, enfeitam as prateleiras de sua casa. Afinal, depois de tamanha dedicação, nada mais justo que admirar o seu trabalho. Vale a pena conferir.

 Automoveis Carros Maquete Miniaturas Modelismo Modelos Papel *Entrevistei o Cláudio Dias via e-mail no começo de Abril. Conheci seu trabalho ano passado, sem saber que ele era brasileiro. Acabamos trocando e-mails e sou profundo fã de seu hobby/arte.


andré montejorge

é publicitário, tem dois filhos e ama cozinhar. Edita o Bem Legaus além de colaborar com alguns blogs de várias nacionalidades. Pretende virar chef de cozinha e quem sabe manter um blog sobre culinária.
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/recortes// @obvious, @obvioushp //andré montejorge