Yuki design


 Design Yuki Malas Moda Sacos Patricia Sobral

A Yuki, que em Japonês quer dizer "neve", é uma marca de malas criada pela designer portuguesa Patrícia Sobral. Patrícia nasceu e vive em Lisboa e depois de ter trabalhado em publicidade durante mais de uma década para agências como a Euro RSCG, TBWA, entre outras, decidiu montar a sua própria empresa. Assim surgiu a Yuki em 2003. Esta marca é o resultado de uma excelente ideia de design que tira partido de formas simples aliadas a uma qualidade assinalável e a uma produção diversificada em matéria de modelos disponíveis em cada estação. As malas Yuki têm texturas rugosas ou macias e estão um pouco por todo o lado. Têm muitas cores ou são apenas de uma cor. São práticas e duráveis, têm múltiplas formas e tamanhos e tiram partido da utilização de material usado habitualmente num contexto industrial para estofar carros.

 Design Yuki Malas Moda Sacos Patricia Sobral

No blog da Yuki podemos visualizar alguns dos vários modelos que estão neste momento a ser comercializados e ficar com uma ideia genérica do design da marca. Podemos consultar os nomes destes “espécimes” práticos e urbanos concebidos com uma simplicidade que vai beber à cultura oriental a sua inspiração. Neste contexto, vamos de encontro ao modelo protection, second skin ou protecção, segunda pele, uma mala para proteger o computador. Podemos ainda visualizar together, shoulder twin bags ou malas gémeas de ombro, uma mala de fim-de-semana com duas estruturas independentes que se juntam através de um fecho (zip) para o casal poder partilhar sem misturar o que é de um e de outro. A estas duas propostas originais juntam-se algumas outras muito funcionais e úteis como a pequena mala para sair à noite ou o exemplar em formato A4 para transportar pastas de documentos e livros. Saliento ainda a mala de costas onde cabe um computador.

Entre bolsas para óculos, porta-moedas, sacos de ombro, computador e vários outros modelos, eu tenho pelo menos umas dez Yuki no armário e não me arrependi. Uma marca, um estilo, uma forma de vida concebida através de um design simples e discreto. Recomenda-se.


patricia Gouveia

é uma personagem do jogo Mouseland. Dedica-se a viajar no ciberespaço e em realidades alternativas reais que misturem realidade e ficção numa constante exploração e experimentação lúdica.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/design// @obvious, @obvioushp //patricia Gouveia