Yuki design
A Yuki, que em Japonês quer dizer "neve", é uma marca de malas criada pela designer portuguesa Patrícia Sobral. Patrícia nasceu e vive em Lisboa e depois de ter trabalhado em publicidade durante mais de uma década para agências como a Euro RSCG, TBWA, entre outras, decidiu montar a sua própria empresa. Assim surgiu a Yuki em 2003. Esta marca é o resultado de uma excelente ideia de design que tira partido de formas simples aliadas a uma qualidade assinalável e a uma produção diversificada em matéria de modelos disponíveis em cada estação. As malas Yuki têm texturas rugosas ou macias e estão um pouco por todo o lado. Têm muitas cores ou são apenas de uma cor. São práticas e duráveis, têm múltiplas formas e tamanhos e tiram partido da utilização de material usado habitualmente num contexto industrial para estofar carros.
No blog da Yuki podemos visualizar alguns dos vários modelos que estão neste momento a ser comercializados e ficar com uma ideia genérica do design da marca. Podemos consultar os nomes destes “espécimes” práticos e urbanos concebidos com uma simplicidade que vai beber à cultura oriental a sua inspiração. Neste contexto, vamos de encontro ao modelo protection, second skin ou protecção, segunda pele, uma mala para proteger o computador. Podemos ainda visualizar together, shoulder twin bags ou malas gémeas de ombro, uma mala de fim-de-semana com duas estruturas independentes que se juntam através de um fecho (zip) para o casal poder partilhar sem misturar o que é de um e de outro. A estas duas propostas originais juntam-se algumas outras muito funcionais e úteis como a pequena mala para sair à noite ou o exemplar em formato A4 para transportar pastas de documentos e livros. Saliento ainda a mala de costas onde cabe um computador.
Entre bolsas para óculos, porta-moedas, sacos de ombro, computador e vários outros modelos, eu tenho pelo menos umas dez Yuki no armário e não me arrependi. Uma marca, um estilo, uma forma de vida concebida através de um design simples e discreto. Recomenda-se.