Novos aeroportos do Japão



 Aeronave Aeroporto Aviacao Aviao Avioes Engenharia Ilhas Japao Mar Transportes Novo aeroporto de Kobe

Qual o futuro das viagens aéreas? Embora o preço das passagens de avião esteja cada vez mais acessível, os custos ambientais deste tipo de transporte parecem condená-lo a médio prazo. Mas enquanto não surgem alternativas válidas, o investimento no desenvolvimento de aviões e respectivas infraestruturas continua. No Japão estão em construção quatro novos aeroportos de características inovadoras.

Talvez seja exagerado chamar "flutuantes" a estas novas infraestruturas. Na verdade são enormes ilhas artificiais afastadas alguns quilómetros da costa e a ela ligadas por um fino cordão umbilical: uma autoestrada. A solução não é propriamente peregrina - há exemplos anteriores em Hong Kong e Macau - mas é a primeira vez que é utilizada em grande escala. Quatro das maiores cidades japonesas, Kobe, Kansai, Kitakyushu e Cyubu, irão beneficiar de novos aeroportos.

 Aeronave Aeroporto Aviacao Aviao Avioes Engenharia Ilhas Japao Mar Transportes Novo aeroporto de Kitakyushu

 Aeronave Aeroporto Aviacao Aviao Avioes Engenharia Ilhas Japao Mar Transportes Aeroportos de Kansai e Cyubu

São várias as vantagens deste sistema engenhoso. Em primeiro lugar, o espaço. O reduzido e superpopulado território do Japão já não aguenta mais construções desta dimensão sem prejudicar seriamente as suas cidades ou a sua paisagem. Em segundo lugar, a poluição, sonora e atmosférica, é atenuada pelo facto dos aeroportos se encontrarem quatro ou cinco quilómetros mar adentro. Por último, a funcionalidade. Sem restrições, as pistas podem ser orientadas de acordo com os ventos dominantes, além de que podem funcionar 24h por dia.

Kansai foi o primeiro a ser construído, em plena baía de Osaka. A ilha artificial tem um comprimento de 4 quilómetros e necessitou de mais de 20 milhões de metros cúbicos de terra e areia ali colocados com a ajuda de 80 navios. Após esta tarefa gigantesca, construir uma ponte de 3 quilómetros para ligação ao continente foi uma brincadeira de crianças... E uma das características destes aeroportos são as magníficas pontes que os ligam ao continente.

 Aeronave Aeroporto Aviacao Aviao Avioes Engenharia Ilhas Japao Mar Transportes Ponte do aeroporto de Kitakyushu

 Aeronave Aeroporto Aviacao Aviao Avioes Engenharia Ilhas Japao Mar Transportes Ponte do aeroporto de Kansai

 Aeronave Aeroporto Aviacao Aviao Avioes Engenharia Ilhas Japao Mar Transportes Ponte do aeroporto de Cyubu

Os novos aeroportos no Google Maps: Kobe, Kitakyushu, Kansai e Cyubu.

seven

Co-fundador e ex-colaborador do obvious, actualmente retirado, foi responsável durante bastante tempo pela definição da linha editorial. Concebeu e coordenou a transição do blog para o formato de magazine.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x7
 
Site Meter