Erwin Olaf - fotografias da selecção holandesa de futebol
Que imagem é esta? Sobre um fundo arquitectónico que lembra vagamente um circo romano, com os seus arcos e bancadas semicirculares, um homem semi-nu, de calções aos farrapos protege uma baliza de futebol, olhar ameaçador no rosto. Está coberto de lama e tem diversas cicatrizes e arranhadelas pelo corpo todo. No antebraço direito uma banda tricolor, vermelho, branco e azul, dá-nos a pista que faltava para desvendar a sua identidade: é o guarda-redes da selecção de futebol da Holanda, Edwin van der Sar.
Mas esta foto não é única. Outros jogadores da selecção holandesa juntam-se-lhe a van der Sar e partilham com ele o ar agressivo, sujo e andrajoso. Que estranho desfile é este afinal? Tudo começou com a edição de um suplemento do jornal holandês AD dedicado ao Campeonato Europeu de Futebol. Para tal era necessária uma série de fotografias da selecção nacional em que se promovesse o espírito ganhador da equipa. Foi escolhido o fotógrafo holandês Erwin Olaf, conhecido pelos seus trabalhos para a Heineken, a Microsoft e a Nokia que para o efeito realizou um conjunto de fotografias memorável.
Olaf retratou os jogadores dando ênfase à expressão de sentimentos animais, rapaces e até sexuais que frequentemente se encontram no futebol. A equiparação aos antigos gladiadores, lutando pela vitória e sobrevivência, é sugerida pelos cenários arquitectónicos de fundo. Perguntaram ao fotógrafo: Porquê gladiadores? Porque o futebol é a guerra!, respondeu. Sem comentários.
John Heitinga
John Heitinga e Nigel de Jong
Edwin van der Sar
Rafael van der Vaart
Giovanni van Bronckhorst
deixe o seu comentário
Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.
comments powered by Disqus