Google Analytics à conquista do mundo


 Google Analytics à conquista do mundo! Photo by Vicky Brock

O Pingdom, que entre outras coisas fornece um excelente serviço de monitorização de servidores, publicou um post relativo à utilização do Google Analytics em termos globais. Os dados recolhidos são relativos aos endereços colocados no Top500 do Alexa ranking e a metodologia consistiu na confirmação da presença de uma referência ao Google Analytics no código da homepage de cada site.

Os dados não são nenhuma enorme surpresa mas não deixam de ser uma excelente referência relativamente ao ritmo de crescimento desta ferramenta gratuitamente cedida pelo Google. Os 32,2% (161 em 500) de utilização do Analytics num universo tão vasto de soluções e acrescido do facto de estar no mercado de ofertas há pouco mais de dois anos e meio, são obviamente muito significativos.

Não directamente relacionado com o post do Pingdom mas ainda assim relacionado com a diversidade de oferta na categoria de análise de acessos, fica a sugestão de alguns dos serviços mais recentes e dos quais poderá disfrutar gratuitamente. Woopra, Reinvigorate e Clicky são alternativas muito viáveis à ferramenta Google no que diz respeito a serviços remotos. Para as soluções instaladas localmente tenho naturalmente que destacar o Piwik, uma espécie de analytics Open Source.


Rui Costa

Editor da WOM. Adoro a Humanidade e as coisas bonitas que ela produz. Vou anotando o que mais me agrada.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //Rui Costa