invasão voluntária de imagem


flash dispositivo invasao fotografia

Julius von Bismarck criou um dispositivo simples que permite adulterar uma paisagem aquando esta está a ser fotografada. Este engenhoso aparelho permite projectar uma imagem, uma frase ou uma qualquer marca sempre que alguém dispare um flash com uma máquina fotografica, alterando o cenário ou os objectos que o descuidado turista possa estar a fotografar.

A forma como isto é feito é na verdade é muito simples, tirando partido de uma tecnologia bem antiga utilizada pelos fotógrafos. Dantes, quando se tirava uma fotografia com vários flashes, era necessário existir uma forma de garantir que estes disparavam todos em simultâneo - ou em momentos muito próximos - iluminando o objecto pretendido em diversos ângulos ao mesmo tempo.

Umas das técnicas, consistia em ligar um cabo de disparo entre a máquina fotográfica e os diversos flashes, garantindo o seu disparo no mesmo instante, no entanto, nem sempre era comodo ou possível ter cabos.

Actualmente, fazer acontecer algo através de tecnologia sem fios é vulgaríssimo mas, há 20 anos atrás, era algo complexo. Assim, nasceram os sincronizadores de flash; um dispositivo que simplesmente detectava o disparo de um flash (através da variação da temperatura de cor da luz emitida no ambiente próximo da célula foto-eléctrica) e, dava um impulso local que accionava o segundo dispositivo. Simples e eficaz.

O protótipo de Julius tira partido desta tecnologia de sincronismo quase esquecida. Utilizando uma máquina fotográfica reflex e um flash acoplado à parte posterior, utiliza o sistema óptico da câmara com um projector de luz. Assim, sempre que é detectado um disparo de flash nas redondezas, o sincronizador aciona o flash local e projecta uma mensagem de luz em cima do alvo para o qual está apontado. A este dispositivo verdadeiramente engenhoso, Julius deu o nome de "Image Fulgurator".

flash dispositivo invasao fotografia

O turista, quando tira a fotografia nunca se apercebe do facto, uma vez que o disparo do fulgurator é simultâneo com o flash da sua máquina. O resultado, no entanto, torna-se evidente quando este ve a imagem final. "Mas afinal, de onde é que isto apareceu?"

Não deixe de dar uma olhada no site de Julius von Bismarck


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //obvious magazine