o mundo mágico de Jan Kounen



 Cinema Documentario Espiritualidade Jan Kounen Misticismo Realizador

Fui recentemente introduzida à obra de Jan Kounen, holandês de nascença que tem desenvolvido trabalho em França, pais onde estudou animação completando o diploma em Arts Décoratifs (E.P.I.A.R.) em Nice em1988. Para além dos seus documentários, Jan Kounen realiza frequentemente spots publicitários, vídeos musicais e já assinou alguns filmes para televisão. Não posso deixar de assinalar a minha enorme resistência quando percebi que os documentários se dedicavam à análise de aspectos relacionados com o misticismo e que tratavam de experiências limite no sentido espiritualista. Foi, no entanto, com agrado que acabei por apreciar conhecer o universo destes projectos documentais precisamente porque o autor acaba por fazer um trabalho etnográfico algo transparente e pouco manipulador no sentido de fornecer receitas. Jan Kounen coloca, nos dois trabalhos que vi, “Darshan” e “Other Worlds” questões e a partir destas vai à procura de respostas ou de novas formas de colocar essas mesmas perguntas entrevistando pessoas e documentando lugares.

Em “Darshan” (2006), seleccionado oficialmente para o festival de Cannes, conta-se a história de Amma, considerada na Índia como uma santa, deusa-mãe que celebrou o seu 50ª aniversário em 2003 abraçando indiscriminadamente milhares de pessoas. Em Outubro de 2002 recebeu do mundo ocidental o "Gandhi-King prize for non-violence" pelas suas acções beneméritas que conseguiram já financiar inúmeras iniciativas na área da criação de casas para mulheres, estruturas médicas e ainda subsidiar o Amrita Institute of Medical Science and Research Hospital (AIMS), considerado um dos melhores hospitais indianos. O programa de financiamento destes projectos é gerado por doações provenientes das acções de culto presenciadas por multidões ávidas por abraçar Amma. O filme causa alguma estranheza, pelo menos para a minha mente céptica em relação a algumas experiências espiritualistas, e é simultaneamente um documentário sobre alguns acontecimentos relacionados com o culto religioso e uma desmontagem da personalidade de Amma. Em vários momentos me perguntei como era possível não achar as parcas frases da senhora algo tontas e ao mesmo tempo não pude deixar de apreciar a capacidade que uma mulher tão humilde teve para mudar de facto o mundo dos seus conterrâneos. Sem receitas nem fórmulas, à deriva pela terra a distribuir abraços e beijos… dá no mínimo que pensar.

 Cinema Documentario Espiritualidade Jan Kounen Misticismo Realizador

O meu percurso de descoberta do universo de Jan Kounen e das suas pesquisas pelas tradições ancestrais prosseguiu através do visionamento de “Other Worlds, Ayahuasca Shipibo Science” (2007) sobre o shamanismo e os índios Shipibo Conibo da Amazónia peruana. O documentário investiga as experiências de transe depois dos protagonistas da cerimónia shamânica beberem a mistura de plantas Ayahuasca e ouvirem os cânticos que acompanham e dirigem a cerimónia. No DVD o que achei mais interessante, tenho que confessar, nem foi o documentário, cujo cariz por vezes psicadélico me desagradou um bocado, mas a colecção de entrevistas a especialistas variados na área da antropologia, biologia molecular, psiquiatria, filosofia, botânica, artistas como Moebius e outros. Um conjunto vasto de depoimentos de alguns interessados na investigação mística como parte dos seus estudos de compreensão da natureza da realidade.

 Cinema Documentario Espiritualidade Jan Kounen Misticismo Realizador

Alguns trabalhos recentes efectuados na Finlândia e nos Estados Unidos comprovam, segundo alguns dos investigadores entrevistados, que a ingestão da Ayahuasca não tem consequências fisiológicas nocivas e que pode contribuir para a produção de uma substância como a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e de bem-estar. Algumas entrevistas são de facto surpreendentes pela forma como propõem um olhar menos dogmático sobre o mundo por via do cruzamento disciplinar, ou seja, da possibilidade de diálogo entre a ciência e a cultura mítica. A interpretação de alguns fenómenos naturais através do cruzamento de diferentes saberes é assim um processo estimulado pelo diálogo e pela reflexão à volta das diferentes perspectivas. Neste sentido é toda uma lição de transdisciplinaridade que ali está representada.

Patricia Gouveia

é uma personagem do jogo Mouseland. Dedica-se a viajar no ciberespaço e em realidades alternativas reais que misturem realidade e ficção numa constante exploração e experimentação lúdica.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x1
 
Site Meter