Câmaras fotográficas de Luigi Colani


 Luigi Colani Design Maquinas Cameras Camaras Fotograficas Fotografia Canon Frog

Automóveis, aviões, bicicletas, mobiliário, óculos, pianos, robots... Tudo isto o designer alemão Luigi Colani desenhou. Fê-lo com um estilo muito próprio, baseado em curvas vibrantes que evocam fortemente formas animais e vegetais, a que chamou linhas biodinâmicas. Colani começou por estudar escultura, posteriormente aerodinâmica e por fim novos materiais, o que parece explicar em grande parte o seu traço. Além disto, todos os projectos que elabora exibem uma imagem muito forte e até megalómana que os torna inconfundíveis. É interessante vermos como estas características se manifestam em pequenos objectos, como as câmaras fotográficas, uma parte importante da produção do famoso designer.

 Luigi Colani Design Maquinas Cameras Camaras Fotograficas Fotografia

A maioria das propostas foram desenvolvidas para a marca japonesa Canon a meados dos anos '80. Curiosamente as linhas criadas por Colani não foram muito bem aceites na época embora alguns anos mais tarde se viessem a tornar uma referência do denominado cutting-edge design. Alguns modelos são extremamente arrojados e exuberantes, como a Super C.Bio, a Frog ou a Homic, uma câmara de vídeo com o visor e a objectiva no mesmo eixo e com o flash colocado dentro da própria objectiva.

 Luigi Colani Design Maquinas Cameras Camaras Fotograficas Fotografia Canon HY-PRO

 Luigi Colani Design Maquinas Cameras Camaras Fotograficas Fotografia Canon T99

 Luigi Colani Design Maquinas Cameras Camaras Fotograficas Fotografia Canon Super C.Bio

 Luigi Colani Design Maquinas Cameras Camaras Fotograficas Fotografia Canon Homic (HOrizontal Memory Integral storobo Camera)

Recentemente, teve a oportunidade de desenhar uma linha de acessórios para a conceituada Zeiss. Aos 80 anos, Colani permanece fiel ao seu estilo...

 Luigi Colani Design Maquinas Cameras Camaras Fotograficas Fotografia

Link


version 2/s/design// @obvious, @obvioushp //seven