a casa das onze mulheres


casa mulheres praia Cachagua chile arquitectura

As fotos deste ensaio foram feitas por Cristobal Palma na deslumbrante "casa das 11 mulheres". O projeto do arquiteto Mathias Klotz é desde o início, único. Afinal, não é sempre que alguém chama um arquiteto pedindo um projeto de uma casa de praia para um casal com 11 filhas! Por isto, ela teria mesmo que ser especial.

casa mulheres praia Cachagua chile arquitectura

Localizada na praia de Cachagua, em Beranda, a 160 quilômetros ao norte de Santiago, Chile, ela espalha-se por um terreno de 2.200 metros quadrados, sendo 486 de área construída. O desafio foi ajustar o projeto às rígidas leis ambientais locais e a forte inclinação natural do terreno. Por estes motivos, a construção não pôde ser maior, em vista do tamanho da área total.

A "casa das onze mulheres" tem 3 níveis. No primeiro, uma grande área comum, com direito à sala de tv e de games. No segundo, os quartos das meninas e duas salas de estar. No último nível, cozinha, quarto principal e sala de jantar. Todos os quartos têm vista para o mar.

casa mulheres praia Cachagua chile arquitectura

Envidraçada o suficiente para que se veja de praticamente todos os ambientes a paradisíaca vista, a casa, embora compacta, esparrama-se de forma sinuosa e harmônica sobre a terra. A mistura de mateirais como concreto, mármore, madeira e vidro, ao mesmo tempo que dá um ar de modernidade, consegue deixá-la incrivelmente aconchegante.

Uma série de artimanhas arquitetônicas foi usada para proteger algumas partes da casa dos fortes ventos, assim como do excesso de luz do sol. Embaixo da piscina, foi construído uma espécie de casa de hóspedes, com total privacidade para os visitantes.

O toque final, além de uma decoração clean, porém cheia de bom gosto, foi dado nas áreas externas. A vegetação típica do litoral e suas espécies nativas, foi reforçada e outras espécies exóticas presentes na região, foram incorporadas.

Certamente, o casal e suas 11 queridas filhas, frutos de relações anteriores, conseguiram uma casa à altura de uma família tão grande. O refúgio tão sonhado, virou um lugar único para relaxar, descansar e se divertir com parentes e amigos.

casa mulheres praia Cachagua chile arquitectura

casa mulheres praia Cachagua chile arquitectura

casa mulheres praia Cachagua chile arquitecturacasa mulheres praia Cachagua chile arquitectura

casa mulheres praia Cachagua chile arquitectura


andré montejorge

é publicitário, tem dois filhos e ama cozinhar. Edita o Bem Legaus além de colaborar com alguns blogs de várias nacionalidades. Pretende virar chef de cozinha e quem sabe manter um blog sobre culinária.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //andré montejorge