henrique monteiro no obvious


henrique monteiro cartoon

Henrique Monteiro, natural de uma belíssima região do interior de Portugal - Cabreira-do-Côa, Guarda - teve um inicio de carreira muito precoce. Ainda adolescente foi ilustrador de alguns jornais locais, começando a caricaturar estudantes em livros de curso. O percurso alargou-se rapidamente a trabalhos gráficos para a industria que, de certa forma foram extremamente frutuosos, já que provaram que não seria assim que iria ganhar a vida.

A partir daí as vicissitudes do Henrique foram diversas. Desde iniciativas para BD/HQ com outros artistas plásticos, passando por exposições, encontros, mostras internacionais e diversos prémios em concursos, o percurso é de uma diversidade impressionante. Mais recentemente, fez parte de uma mostra cultural no metropolitano de São Paulo e trabalha actualmente como cartoonista e ilustrador no Semanário Económico e Jornal de Negócios.

Quanto a mim, desde há muito que conhecia o trabalho do Henrique. A principio nem olhava para o nome, simplesmente deliciava-me com o humor, perspicácia e talento, longe de imaginar uma colaboração num espaço comum. Mais do que continuar a falar dele, será melhor que as ilustrações, cartoons e caricaturas mostrem e caracterizem a pessoa.

A Partir de amanhã a esta hora, o Henrique publicará aqui no obvious uma rúbrica ilustrada que, para já, irá destacar semanalmente uma mulher escolhida pelos leitores. Para vos abrir o apetite, deixo aqui algumas das ilustrações que me marcaram pessoalmente.

Amy Winehouse - talento em queda livre henrique monteiro cartoon ilustracao

Mariza henrique monteiro cartoon ilustracao

Barack Obama lançado henrique monteiro cartoon ilustracao

Moura Guedes - O regresso henrique monteiro cartoon ilustracao


obvious magazine

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @obvious, @obvioushp //obvious magazine