Lastgraph: ondas de som


 Musica FM Som Lastgraph Lista Histograma Visualizacao

A minha conta do last.fm fez um ano e resolvi pedir uma visualização dos últimos doze meses no lastgraph. Há uma série de visualizações possíveis para quem busca alternativas às listas comuns de músicos, temas e álbuns disponíveis no last.fm, a maioria das quais está compilada de forma exaustiva num post no Rocketsurgeon, com descrições e links nos respectivos lugares, dando-nos a possibilidade de ler e explorar à vontade.

 Musica FM Som Lastgraph Lista Histograma Visualizacao

A mais gira e interessante de todas é de Lee Byron - entretanto disponível no lastgraph -, que resolveu pegar nos dados compilados através do last.fm e criar um histograma de linhas coloridas: cada linha representa um músico, ouvido ao longo do tempo com recurso ao software do last.fm, tem um tom único e evolui ao longo do histograma, engrossando e estreitando consoante esse músico foi mais ou menos ouvido. Quantos mais músicos ouvimos, mais linhas são geradas, enquanto a quantidade dos temas ouvidos, naturalmente variável, influencia a espessura das linhas. O resultado é um desenho ondulado que permite uma percepção gráfica dos nossos hábitos e doenças musicais durante um dado período de tempo.

 Musica FM Som Lastgraph Lista Histograma Visualizacao

Para obter este gráfico basta ir ao lastgraph, introduzir o nosso username do last.fm e fazer enter. Esperamos uns minutos, enquanto o programa gera um pdf com o nosso gráfico, que depois podemos guardar. O meu deve ser o típico gráfico de primeiro ano :) As ondas iniciais brutais - a par dos vícios e das descobertas da época, devo ter ouvido a maioria da música que então tinha em casa, fascinada com as carinhas e capas de discos que ao mesmo tempo iam surgindo na página da minha conta - foram estreitando à medida que os meses passavam e o brinquedo se alinhava na normalidade dos dias. No Outono, a variedade e as descobertas foram sendo lentamente substituídas pelos portugueses de sempre, que no pico do Inverno eram praticamente tudo o que eu ouvia. Na impaciência da Primavera que nunca mais chegava e depois no júbilo da sua confirmação, usei o computador para pôr a música a soar pela casa e quase sempre me esqueci de ligar o software, o que reduziu as compilações do last.fm a uma linha ténue, com regresso ao brinquedo bigbrotheriano e explosão de audições mais demoradas/doentias no início do Verão.

 Musica FM Som Lastgraph Lista Histograma Visualizacao


version 1/s/musica// @obvious, @obvioushp //sao reino