Arte em alto mar



 Arte Barco Contemporanea Dakis Iate Joannou

Dakis Joannou é um milionário industrial grego. Sua paixão: obras de arte contemporânea. Considerado um dos maiores colecionadores deste tipo de arte, principalmente européia, ele começou seu acervo quando viu "Equilibrium" de Jeff Koons. Esta série é formada por bolas de basquetebol que flutuam em espécies de aquários. A coleção de Dakis inclui ainda uma vasta seleção de artistas internacionais como Vanessa Beecroft, Michael Bevilacqua, Ashley Bickerton, Cai Guo-Qiang, Maurizio Cattelan, entre outros. Tamanha dedicação, fez com o que ele criasse a DESTE, uma fundação sem fins lucrativos, que organiza exposições e publicações, além de, entre outros objetivos, tentar levar a arte contemporânea a um público mais vasto, melhorando as oportunidades para os jovens artistas.

 Arte Barco Contemporanea Dakis Iate Joannou

E se Joannou é obcecado por arte, nada mais óbvio que tentar levá-la para todos os lugares. Foi quando ele resolveu chamar o próprio Jeff Koons e a arquiteta Ivana Porfiri para transformar seu iate de 114 pés ou 35 metros, em uma obra de arte contemporânea flutuante. Batizado de "Guilty", ele recebeu de Koons uma pintura inspirada nos padrões de camuflagem utilizados na 1ª Guerra Mundial. Os ângulos totalmente inusitados criados por Ivana realçam ainda mais toda mistura de cores, linhas, grafismos e texturas que fazem do "Guilty" certamente o barco mais moderno, visualmente falando, do mundo. A embarcação foi "batizada" em um evento que mais parecia uma vernissage, tamanha a quantidade de celebridades e artistas do meio. Na parede de um dos quartos não poderia faltar um quadro da artista Sarah Morris, famosa por suas obras que usam textos, onde obviamente está escrito "Guilty". Esta verdadeira obra de arte naval estará ilustrando a edição italiana de uma das mais famosas revistas do mundo, a Vogue.

 Arte Barco Contemporanea Dakis Iate Joannou Dakis Joannou e Lietta Joannou

 Arte Barco Contemporanea Dakis Iate Joannou

 Arte Barco Contemporanea Dakis Iate Joannou

Link

andré montejorge

é publicitário, tem dois filhos e ama cozinhar. Edita o Bem Legaus além de colaborar com alguns blogs de várias nacionalidades. Pretende virar chef de cozinha e quem sabe manter um blog sobre culinária.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v2/s
 
Site Meter