Mieskuoro Huutajat - homens a gritar


 Cancao Cantar Coro Finlandia Gritar Gritos Homens Huutajat Musica Ritmo Som Voz

Gritar pode ser uma forma de expressão musical tão legítima como cantar. Que o digam os membros do Mieskuoro Huutajat (que significa literalmente "O Coro dos Homens Urradores"), um grupo de homens da cidade finlandesa de Oulu que têm obtido um enorme sucesso à escala mundial. E o que gritam eles? De tudo um pouco, embora no seu repertório abundem as canções tradicionais finlandesas e os hinos nacionais de vários países, interpretados de uma forma muito peculiar.

Segundo os próprios urradores, tudo surgiu como uma brincadeira no dia 6 de Dezembro do já distante ano de 1987, o dia nacional da Finlândia. Vestidos a rigor de fato escuro e gravata de borracha preta, vinte homens urraram um conjunto de canções tradicionais do seu país, hino nacional incluído, perante uma audiência estarrecida (note-se que os temas interpretados tinham pouco a ver com os originais). Passada a surpresa inicial, o público manifestou-se de forma muito favorável. Estava aberto o caminho para o sucesso.

Actualmente já nada disto é uma brincadeira. As composições são cuidadosamente escolhidas e desconstruídas de modo a serem adaptadas às características vocais do coro. Depois de "adaptadas" já pouco resta dos temas originais. A melodia desaparece e dá lugar a uma estrutura rítmica baseada nas partes essenciais do texto e a expressão pessoal espontânea dos próprios urradores é tida em conta. Há muito humor e muita ironia à mistura.

Recentemente, um dos membros, Mika Ronkainen, realizou um documentário sobre o percurso de sucesso do coro, que o tem levado desde a Europa ao Japão, passando pelos EUA ou pela ex-URSS. Mais informações na sua homepage.


benjamin mendes

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //benjamin mendes