mini planetas - os mundos de Alexander Duret-Lutz

Era uma vez um pequeno príncipe que habitava um planeta pouco maior que ele... O trecho d'O Pequeno Príncipe, logo vem a lembrança quando conhecemos as fotografias do parisiense Alexandre Duret-Lutz.


pequenos planetas ilusao tecnica

Alexandre Duret-Lutz não é nenhum experimentado fotógrafo, fascinou-se pela arte em 2006 quando descobriu o que podia fazer usando uma Cybershot DSC-T5, câmera conhecida pelo bom desempenho num pequeno pacote. Logo interessou-se pela técnica chamada fotografia panorâmica esférica que lhe permite transformar as imagens de ruas, praças e praias em pequenos planetas perdidos num céu azul.

Para construir seus planetas, Alexander Duret-Lutz não utiliza um maquinário fotográfico complexo, nem poderosas ferramentas de edição de imagens, mas engana-se quem pensa ser um trabalho simples. Para criar os panoramas, que serão mais tarde convertidos em esferas, o artista escolhe um ponto inicial e, em seguida, tira fotos do horizonte em todas as direções – somam-se imagens do chão e do céu. Depois, é hora de montar as fotografias lado-a-lado, ajustando os desníveis e diferenças de cores que elas apresentem através de alguns softwares de edição próprios para a tarefa. Por último, transforma o horizonte usando o Gimp em associação com outros programas, é nesse momento que junta os dois extremos do panorama numa curvatura de 360º e lhe confere as formas tão interessantes.

pequenos planetas ilusao tecnica

pequenos planetas ilusao tecnica

pequenos planetas ilusao tecnica

pequenos planetas ilusao tecnica

Interessado em construir seu mini-planeta? Alexander Duret-Lutz disponibiliza em sua galeria do Flickr, todas as explicações e dicas necessárias para que você comece a produção do seu próprio asteróide B612.


Priscilla santos

é adoradora de cervejas e colabora com a obvious.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/fotografia// @obvious, @obvioushp //Priscilla santos