nostalgias - filmes e recordações da minha vida


amelie sonhos fantasia tranquilidade

Com a sua habitual escrita sensual, a Priscilla fez um excelente artigo sobre Gaëna Des Bois - a fotógrafa dos universos sonhados. Fiquei muito nostálgico com a leitura. Em primeiro lugar, como será natural em grande parte de vós, eu não conhecia o trabalho da Gaëna; em segundo lugar, fiquei impressionado com a sensualidade das imagens. O encanto das composições em cenários aparentemente simples, conjugadas com a aplicação daquela técnica de soft-focus, contribuiu para imprimir uma certa aura mágica às fotografias.

Vi as imagens que a Priscilla escolheu - vejo sempre as imagens primeiro - e imediatamente vieram-me à cabeça dois filmes que considero dos mais interessantes que tive oportunidade de ver. "Paris, Texas", do aclamado realizador alemão Wim Wenders e "O fabuloso destino de Amélie Poulin", de Jean-Pierre Jeunet.

amelie sonhos fantasia tranquilidade

Paris, Texas conjugou uma história densa, misteriosa, juntamente com uma fantástica fotografia e a música áspera e melancólica de Ry Cooder. Wim Wenders e Robbie Müller, o director de fotografia, capturaram como ninguém a sensação de solidão que envolve o personagem através das belas paisagens – quase sempre inundadas de luz – que o filme exibe. Foi um filme que me marcou, que marcou a minha adolescência de fotógrafo, e que por uma qualquer magia continua a ocupar um lugar nas minhas recordações eternas.

Duas músicas:

Ry Cooder - Paris, Texas - Cancion Mixteca

Ry Cooder - Paris, Texas - Paris, texas

O filme:

O fabuloso destino de Amélie Poulin é um filme que decorre num clima impregnado de fantasia e brilho, que permite experimentar um estado de espírito estranho, pela suave tranquilidade que a sua visão transmite. É um filme com uma cor e alegria incrível, cujas personagens, tão parecidas com as da vida real, vivem resignadas, praticamente incapazes de ambicionar a felicidade de uma vida diferente. Amélie Poulin possui um sorriso malandro e uns olhos do tamanho das fantasias de uma criança. Profundamente determinada, altruísta, tenta mudar vidas alheias, esquecendo-se que ela própria tem medo de ser feliz. Este filme, para mim, é uma viagem ao interior de todos nós... como alguém descreveu uma vez, um filme de princípios nobres e simples.

Uma música lindíssima com imagens do filme:

O filme:


benjamin mendes

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not?
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/cinema// @obvious, @obvioushp //benjamin mendes