Postcrossing: viajando o mundo por cartões postais

É sempre uma alegria e uma tristeza termos parentes, amigos ou outros donos de nossas bem querências morando longe: a parte ruim é a da saudade e, muitas vezes, a quebra de uma convivência afetuosa, a parte boa é que, através dessas pessoas, podemos ser levados a conhecer novos lugares, ares, pessoas e expressões.


cartao postal correio postcross colecao distante amigos

Uma forma bastante tradicional de nos fazerem conhecer essas novas impressões, ou que utilizamos para mostrar aos nossos amigos e outros tipos de pessoas queridas o lugar onde vivemos ou por onde estamos viajando, são os cartões postais.

Geralmente mostrando os pontos mais famosos das cidades, os pontos turísticos, ou paisagens locais que se destacam por sua beleza natural ou arquitetônica, os cartões postais são o tipo de lembrança que ligam os nossos olhos e sentidos aos olhos e sentidos daquele que nos enviou, além de nos fazer partilhar um pouco do estar presente em praças ou praias que, às vezes, nunca estivemos. Ainda morros, torres e casas que despertam lembranças de ruas que já há tempos não passamos.

Mas quem ainda manda cartões postais feitos de papel? Tão mais fácil é enviar pelo e-mail aquelas fotos digitais que tiramos nas últimas férias... Não é o que acredita os portugueses Paulo Magalhães e Ana (ambos residentes em Shangai, China), nem a Australiana Vicki, nem a Finlandesa Soili. Os quatro formam a equipe do site Postcrossing, nome do projeto que promove a troca de cartões postais entre seus usuários provenientes de todas as partes do mundo. Eles apostam que, como eles, há um monte de pessoas no mundo que gostam de receber cartas, cartas de verdade, com selo, envelopes, manuscritas e tudo o mais.

cartao postal correio postcross colecao distante amigos

Através do Postcrossing, cada usuário que envia um cartão postal, recebe outro vindo de alguma inesperada parte do globo de alguém que talvez você nunca tenha ouvido falar, mas que pode passar a conhecer. Para isso, basta fazer o seu cadastro no site e fazer o pedido de um endereço, escolhido aleatoriamente pela programação do espaço, e enviar-lhe um cartão. Depois disso, é só esperar que os bons ventos da surpresa passem por sua caixa de correio trazendo notícias de lugares imprevisíveis.

O projeto já conta com a adesão de cerca de 60 mil usuários de 186 países diferentes e mais de 1 milhão de cartões postais recebidos. Uma forma realmente interessante de conhecer novas pessoas, cultivar novas saudades e, principalmente, viajar pelo mundo através de imagens, palavras e sentidos.

cartao postal correio postcross colecao distante amigos

cartao postal correio postcross colecao distante amigos

cartao postal correio postcross colecao distante amigos

cartao postal correio postcross colecao distante amigos


Priscilla santos

é adoradora de cervejas e colabora com a obvious.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Priscilla santos