Proibido fumar! Novas ilustrações para um velho aviso

Criados como alerta restritivo sobre os lugares onde não se podiam acender cigarros, os clássicos avisos de “Proibido fumar” ganham novos e criativos formatos para atender à onda ofensiva contra o tabagismo que temos hoje assistido.



proibido fumar fumo tabaco tabaqueira simbolo

Novos olhares sobre o mesmo podem nos surpreender e são mesmo um desafio para a criatividade. É isso que observa o designer inglês Daniel Eatock, que coleciona em sua galeria virtual estampas de placas “Proibido fumar” de todo o mundo: a variedade o fascina.

As placas com apelos anti-tabagistas têm se tornado cada vez mais freqüentes nos estabelecimentos de todo Ocidente mostrando, que o cerco aos fumantes vem se fechando cada vez mais. Isso já pode ser visto pela série de leis governamentais implantadas em diversos países de 2007 até hoje, que visam inibir o uso de cigarros restringindo-o em diversos ambientes; além de propagandas que alertam para os males que o tabaco provoca à saúde e as armadilhas de que se valem as indústrias para seduzir novos consumidores. No Brasil, desde o último 1º de julho, tornou-se proibido fumar em lugares públicos fechados como restaurantes, cafés, clubes, teatros e até tabacarias. A lei tem os moldes das já adotadas em países europeus, sendo que nem mesmo aquelas áreas reservadas para os fumantes estão contempladas, como ainda acontece em alguns estabelecimentos do Velho Continente.

As restrições ao tabaco aumentam, e a demanda por avisos mais elaborados, contemporâneos e irreverentes seguem a tendência. Os resultados se pode ver nesta seleção retirada da galeria do artista inglês que, inclusive, aceita que se doem ilustrações. Para ter seu desenho antifumo exposto na galeria de Eatock, basta lhe enviar a imagem em preto e vermelho, medindo 100mm x 100mm, para [email protected]

proibido fumar fumo tabaco tabaqueira simbolo

proibido fumar fumo tabaco tabaqueira simbolo

proibido fumar fumo tabaco tabaqueira simbolo

proibido fumar fumo tabaco tabaqueira simbolo

proibido fumar fumo tabaco tabaqueira simbolo

priscilla santos

é adoradora de cervejas e colabora com a obvious.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x11
 
Site Meter