Ágatha Ruiz de la Prada: tudo ao redor como num filme do Almodovar

Flores, corações, pontos, círculos e arcos invadem as roupas, pratos, lápis e cortinas em vibrantes tons de vermelho, laranja e amarelo. Não há limites físicos onde a arte de Ágatha Ruiz de la Prada não possa se estender.


 Agatha Desenho Design Moda Prada Ruiz

A Movida Espanhola foi um movimento artístico onde todo furor sufocado na ditadura franquista escoou para todas as expressões fosse na música, nas artes plásticas ou no cinema. Quatro décadas de ditadura davam lugar à contracultura e ao underground estimulando criadores a buscarem identidades inconfundíveis que celebrassem a força em formas, cores e imagens quase convulsas. Dentre os artistas da escola estava a estilista madrilenha Ágatha Ruiz de La Prada, hoje uns dos principais nomes do design mundial cuja assinatura pode estar tanto em telas modernas de exposição quanto em escovas de dentes.

São centenas de produtos licenciados nas áreas de mobiliário, vestuário adulto ou infantil, material de papelaria, perfumes, jóias, celulares esculturas e o que mais uma mente pode alcançar em termos de acessórios. Com Ágatha, temos a possibilidade real de viver num cenário de Pedro Almodovar, com todas os seus coloridos, improbabilidades e imaginário feminino. Todos os objetos possuem o mesmo estilo inconfundível do cineasta, com tons brilhantes que imprimem uma marcante presença. As peças correm no mesmo furor que corriam nos anos 80 durante a Movida Espanhola, Ruiz de La Prada sempre foi alheia às tendências da moda preferindo manter-se fiel à uma única linha criativa atemporal que, curiosamente, é mutante.

 Agatha Desenho Design Moda Prada Ruiz

Pelas peças da artista, podemos nos cercar de uma existência orgânica e emocional, simplesmente enérgica como uma gargalhada impossível de ser contida, trágica ou cômica – e nisso também se aproxima do cinema almodovariano. Ela acredita que todos os detalhes da vida cotidiana podem reproduzir o que sua alma expressa sobre sua arte: não entendo quando designers como Yves Saint Laurent ou Karl Lagerfeld criam coisas modernas que escapam a tudo visto e depois vão para suas casas ou escritórios e estes parecem alguma coisa de duzentos anos atrás. Se você faz design de vanguarda, você deve viver num design vanguarda; até os seus pratos devem ser de vanguarda.

 Agatha Desenho Design Moda Prada Ruiz

 Agatha Desenho Design Moda Prada Ruiz

 Agatha Desenho Design Moda Prada Ruiz

 Agatha Desenho Design Moda Prada Ruiz

 Agatha Desenho Design Moda Prada Ruiz


priscilla santos

é adoradora de cervejas e colabora com a obvious.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x1
Site Meter