obvious

Novelas de rádio

publicado em recortes por | 118 comentários

Sucesso absoluto entre as donas de casa de todo mundo entre os anos 40 e 50, as radionovelas podem estar de volta para reviver seus anos de ouro.

 Aventura Novelas Radio Retro

Pode até parecer uma época imemorial mas, até bem pouco tempo atrás, a televisão era apenas um sonho para a maioria das famílias de todo mundo que não cultivassem um patamar financeiro mais risonho. Entre as décadas de 40 e 50, o rádio era o meio de difusão mais popular entre todas as classes sociais nos mais diversos países e um dos meios de entretenimento mais famosos e hipnotizantes que ofereciam eram as radionovelas.

Mas, acredite; exatamente hoje, quando vivemos um momento histórico de constantes e frenéticas mudanças tecnológicas, as radionovelas estão silenciosamente planejando um renascimento. No Japão, por exemplo, alguns animes tem se transformado em narrações dramatizadas através dos chamados CD drama. No Haiti, em 2004, durante as recuperações da revolta que arrasou o país deixando milhares de mortos, a população se reunia para ouvir V.I.P., um seriado cujo mote principal eram jovens ricos atormentados por traições conjugais. Até o governo brasileiro vem se utilizando da antiga técnica: a Secretaria de Educação lançou em Outubro do ano passado uma série de radionovelas que esclarecem sobre os atuais males do trabalho escravo.

 Aventura Novelas Radio Retro

Para os curiosos em conferir essa renascence, revista piauí disponibiliza em sua página principal as versões "piauienses" de dois clássicos da literatura brasileira: A Cartomante e Um homem célebre ambos de Machado de Assis. Os romances virados em novela têm cerca de 22 minutos cada e abusam deliciosamente da sonoplastia e músicas incidentais que dão os ares de suspense, dramalhão ou romance da narrativa, o melhor é que as duas montagens em novela de rádio estão lá disponíveis para download gratuito. As aventuras de Rita, Camilo, Pestana e seu piano, num retrô imperdível!

 

priscilla santos é adoradora de cervejas e colabora com a obvious. Saiba como fazer parte da obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião da obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus

Pode realmente parecer estranho mas cada vez mais as pessoas voltam a descobrir o prazer da imaginação sugerida. Com a tv tudo é explícito e tudo nos é mostrada da forma como querem que olhemos para as coisas.

Com as radionovelas, a verdade é que á a imaginação do ouvinte que vai completar a história trazendo com esse exercício uma satisfação muito mais profunda que o que podemos ter com outros meios de comunicação.

www.revolucaodigital.net

Nando Nazareth

Priscilla,

Grande lembrança! E ótimo o comentário de Nastase.

Eu adorava (sim! Eu sou tão velho assim!) dois seriados em especial que iam ao ar em episódias de meia hora cada a partir das 18h: "Jerônimo, o herói do sertão" e "O Anjo".

Vou aproveitar e vou procurar por aí.

Obrigado.

Um abraço do

Nando

Vale lembrar o poder do rádio na época de Orson Welles, o homem simplesmente desbarateou uma nação inteira dramatizando um livro sobre invasão alienígina! Se não me engano fizeram até um filme, o tal O dia em que a Terra parou. Não tem muito a ver com a narrativa do Welles mas aconteceu algo semelhante com os EUA no dia da narrativa no rádio.

Silvia Figueiredo

Eu acho o máximo RÁDIO-NOVELAS. Na semana passada fiz uma pesquisa na internet para achar links para baixá-las, porém, não há muita coisa disponível na rede ainda. Na verdade, achei trabalhos experimentais de faculdades de comunicação, muito bem feitos por sinal. Creio que poderia haver um revival deste tipo de arte, que eu considero fantástica.

Abraços!

Silvia, como posto no artigo, você pode encontrar revivors disponíveis no site da revista piauí, neste endereço: http://revistapiaui.com.br/download.aspx

obrigada pelo comentário!

OLÁ PESSOAL DA OBVIUS. GENIAL AS RÁDIO NOVELAS.
BONS TEMPOS PASSADOS AO REDOR DO RÁDIO, ESCUTANDO JERÔNIMO O HERÓI DO SERTÃO E AS AVENTURAS DO ANJO.
ALVARO AGUIAR, CAUE FILHO O MOLEQUE SASI, COM NARRAÇÃO ELOQUENTE. O CAST DA RÁDIO NACIONAL ERA O MÁXIMO.
DESDE 1980 QUE COLECIONO ANTIGOS SERIADOS DO CINEMA, COMO O SOMBRA, O ARANHA NEGRA, E MUITA COISA RARA.
ALGUNS ANOS PASSADOS CONSEGUI 4 EPISÓDIOS DE JERÔNIMO COM O CAST ORIGINAL DA RÁDIO NACIONAL ,E UMA RADIOFONIZAÇÃO DE A GUERRA DOS MUNDOS DE ORSON WELLES.
VOU EM BREVE DISPONIBILIZAR ESSAS RELÍQUIAS NO MEU BLOG,HTTP:/JLDVDCOLLECTION.BLOGSPOT.COM E HTTP:/JLDVDCOLLECTIONVOLTAAOPASSADO.BLOGSPOT.COM
QUE SOUBER DE MAIS RELÍQUIAS AVISE-ME POR FAVOR.
ABRAÇÃOÀ TODOS.
JOSE LINCOLN PORTUGAL C DE SOUZA

murilo

grandes seriados da Radio Nacional do Rio de Janeiro, desde a minha préadolecencia ouvia diariamente o anjo geronimo o heroi do sertão o cavaleiro da noite, lembrado que mesmo os vilões tinham que ser interpretados por alguem para que os mocinhos existissem, como o Caveira tão bem interpretado pelo falecido e Grande ator do radio teatro José de Arimathea hoje do alto de meus 65 anos volto a lembrança para aqueles aureos tempos do radio teatro tempos estes que não voltam mais,esperava-se com grande emoção o dia seguinte para saber-se o desfexo, valia a imaginação de cada um lembrando ainda da presença de apoio dos sonoplastas que davam vida as ações ouvidas deixou saudades.

darlei gonçalves bala

É agradavel saber que ainda existem pessoas que se interessam pelas radio-novelas que predominavam na radio nacional.
No momento em que os roterista de TV andam tão sem imaginação, poderiam ter um pouco mais de humildade e voltar seus interesse para os antigos programas radiofonicos. Aventuras do Anjo, Jeronimo, Cavaleiro da Noite, Teatro de Misterio são exemplos de entretenimento saudável e que poderiam ressurgir na TV com as adaptações necessárias.
Agradeço a oportunidade de saber que existem pessoas que ainda cultivam esse período aureo.
Abraço a todos.
Darlei

Luiz de Souza

O cometário do Nando, me fez lembrar de quando era moleque, morava na roça e na hora dos episódios de JERONIMO O HEROI DO SERTÃO e O ANJO, (18:00H.) eu estava sempre comendo a jantinha que minha mãe fazia: Arroz, feijão, liguiça caseira e cará cosido, com o rádio sempre ao lado da mesa! Que saudade!!!

walber freitas

Que legal, lembro do tempo em que era criança no inicio dos anos 70 morava na zona rural de são luis-ma, como não tinhamos tv ficavamos ouvindo as novelas de radio. Aureos tempos aqueles.

Antonio José Macedo

Saudades da época das Radionovelas. Aqui em Rio Branco-Ac. a Radionovela que marcou foi O EGÍPCIO com os radio-atores ÉZIO RAMOS e LENITA HELENA nos papéis principais.
Verdadeira Obra de Arte.
Gostaria de saber se existem capitulos gravados dessa novela ainda preservados. Seria o máximo ter pelo menos uma pequena parte dessa maravilha.
Se alguem souber, por favor, informe.
Obrigado.

Angelina

Eu não sei o nome, porem era uma história muito triste que contava a vida da personagem principal. Quero muito saber algo sobre esta novela de radio. Acho que um dos personagens camava-se Ana maria, e a história começava quando a personagem principal ficava orfã. Acho que a novela é dos anos 70. Alguem sabe alguma coisa?

Paulo Ivair

Venho de uma família de radialistas da cidade de São Paulo, meus falecidos avós Augusto Barone e Leonor Navarro marcaram uma época na PRA 5 Rádio São Paulo, que começou no final da década de 40 e perdurou por muitos anos até o advento da televisão. Guardo comigo um pouco do material da época como resvistas e fótos. Fiquei feliz em encontrar todas estas informações e comentários, lembrando alguns nomes como Lenita Helena e Ézio Ramos, e eu ainda acrecentaria mais alguns: Manoel Durães, Waldemar Ciglione, Enio Rocha e muitos outros.
As novelas de Nara Navarro, Teatro de Aventuras. É muito bom recordar.

priscilla

Antonio José Macedo, Angelina, Paulo Ivair

estou há um tempo hipnotizada com os comentários de vocês, tanto que não sei direito o que dizer. Vamos pesquisar, será que ainda existem essas gravações?
A julgar pelo modo que os arquivamentos do tipo são feitos aqui no Brasil, me faz até tremer só de pensar. É clichê, mas vou falar, o Brasil é um país que ignora a própria história. São processos histéricos de amnésia coletiva, aí as coisas vão se perdendo.
Mas, vamos ver não é, vá que existam audios que ajudem a resgatar e lembrar. Há o Museu da Imagem e do Som aqui no Rio de Janeiro, vale a pena olhar lá na página deles, alguma pista, vá saber?

Sobre o apagamento de memória, só acrescentar que a "culpa" não é só do Brasil não, estou sendo bestona. A verdade é que no século XX a gente achou que tudo tinha sido superado, tecnologias por novas tecnologias. Minha mãe jogou nossa vitrola fora sem dó. É isso.

Obrigada e grandes abraços! :)

Geraldo Pedroso

Gostaria de saber se é possivel mandar a musica da novela Jeronimo o Heroi do Sertão que era apresentada na radio nacional do Rio de Janeiro na decada de 50.
Quando eu era garoto lembro que minha mãe sempre ouvia essas novelas.

JUAREZ DIOCLECIO DOS SANTOS

Caros, Eu também gostaria de encontrar trechos de radionovelas como Redenção e O direito de nascer. Ouvi essas novelas no rádio em 1965 ou 1966 na cidade de Senhor do Bonfim. Depois em 1967 em Ilhéus ouvi também pelo rádio Sangue do meu sangue, Os intolerantes ou os intoleraveis, não me recordo. Gostava muito da voz da Gilmara Sanches. Se alguem souber onde localizar trechos por favor fico grato se me avisarem

wilson

Ola, todos podem matar a saudade das radionovelas, do radioator EZIO RAMOS, GILMARA SANCHES, e outros, ouvindo a radionovela "há dois mil anos" e "50 anos depois" pelo you tube, no endereço abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=72ZcD7-Vd6g&feature=related

depois e so ir clicando nos capitulos.

Guto

Ler esses comentários foi um delicioso passeio pela época das radionovelas que tanto encantaram a minha infância. Ainda tenho na lembrança algumas delas, como: O Egípcio (referido acima), A Senhora dos Cabelos de Bronze (Novela de Dárcio Ferreira. Elenco: Ézio Ramos, Amélia Rocha, Sônia Regina, Gastão Malta, Ilka Ferreira, Gilmara Sanches), A Outra Face de Anita (Novela de Ivany Ribeiro adaptada por Dárcio Ferreira. Elenco:Gilmara Sanches, Ricardo Nóvoa, Ézio Ramos, Cíntia Sales, Garcia Neto, Aurea maria, Neuza Azevedo, Ceci de Alencar, Valdir de oliveira...), Vento Sul (Novela de Teixeira Alves. Elenco: Geraldo Sobrinho, Diva Lobo, Sonia Regina, Cíntia Sales, Santiago Neto, Aparecida de Castro, Dolores Machado...), Vencido (Novela de Maria do Carmo. Elenco: Ézio Ramos, Tereza Maria, Osmano cardoso, Lucy Guimarães, Nelson Batista), Mais Forte Que o Ódio ( Original de Caridá Bravoadans. Elenco: Neuza Azevedo, Ézio Ramos, Gilmara sanches, Nelson Batista, Ilka ferreira, Armando casela, Dolores machado, Luis Dias...)

Em relação aos parentes do Paulo Ivair posso referir à novela de Nara Navarro chamada Amor Sublime e à novela À Margem da Vida que contou com a Leonor Navarro no elenco.

Juarez, a novela à qual você se refere é Os Intolerantes , novela de Iara Curi que contou com o desempenho extraordinário de Gessy Fonseca no papel de Juliana Tavares de Sá e de Garcia Neto, Samir de Castro, Sônia de Oliveira, Gilmara Sanches, Ricardo Nóvoa, Lucy Meireles, Vilma de Aguiar, Iolanda cavalcante...

Ainda, destaco as novelas: O Senhor da Casa de Pedras,
Almas Sem Deus, Almas Inimigas, A Inimiga, A Moça que Veio de Longe, Tempestade no Céu, Filhos do Sol Filhos da Lama, A Valsa Nupcial, Madalena, Também Há Lírios Que Nascem No Lodo, A Sombra da Outra, Escrava e Rainha,O Solar Maldito, Mais Forte Que o Ódio, Lágrimas de Sangue, Os Anjos Não Tem Culpa. A Vingança do Judeu, Os Marcados, A Manção do Ódio, Um, Estranho na Terra Sem Deus,
A Rainha Sem Coroa, A Manção das Brumas, Amargo Silêncio, Algemas de Sangue, Ângela a moreninha de Ânzio, A Força do Amor, Bem Aventuados os que Sofrem,
e, tantas outras onde brilharam artistas maravlhosos como Sonia Regina, Osmiro Campos, Neuza azevedo, Ézio Ramos, Gilmara Sanches, Lenita Helena, Amélia Rocha, Ivete Jaime, Helena e Elvira Samara, Ronaldo Batista, Ceci de Alencar, Gervázio Marques, Araquém Saldenha, Aldo César, Arlete Montenegro, Iolanda cavalcante, Maximira Figueredo, Nelson Batista, Gessy Fonseca, Garcia Neto, Ilka Ferreira, Diva Lobo, Nilton Sá, Lucy Guimarães...
Obrigado ao Wilson pelo endereço do Youtube onde pude matar as saudades de algumas dessa vozes que tanto me emocionaram.
Será que alguém sabe informar como conseguir cópias das radionovelas antigas?
Um abraço a todos.
Guto.

oton

como posso adquerir alguans novelas citadas

com gilmara sanches e ezio ramos
a outra face de anita. o senhor da casa de pedras, o vencido.

Guto

Oton, infelizmente, não sei como obter cópias das novelas. Também estou à procura. Caso descubra, informarei aqui, OK?

Nando

Li nos jornais que a Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro estreia uma nova novela hoje.
Infelizmente, não sei o horário. Será que é "A alma das coisas", que eu acabei de ouvir AGORA? Lamento. Deve ter começado às 18h.
Viva a era da informação! ;-)))
A programação que encontrei no site é de Agosto/2009! (http://www.ebc.com.br/canais/radios/radio-nacional-am-rio-de-janeiro/programacao)!
Eu não imaginei que fosse escrever isso de novo um dia, mas a Rádio, na área do Rio, fica em 1.1130 kHz. rsrsrs
Dá para ouvir ao vivo no endereço: http://www.ebc.com.br/canais/radios/radio-nacional-am-rio-de-janeiro/nacional-rj.m3u
Também encontrei meia dúzia de novelas neste site: http://downloads.topgyn.com.br/radionovelas/
Divirtam-se e continuem em contato.

Henrique Alan

O surgimento da televixão não explica o desaparecimento das radionovelas por completo. Afinal de contas, as pessoas continuaram a ouvir rádio. Algumas com freqüência. Deve haver outra explicação que os operadores do poder midiático poderiam dar. Emissoras do interior produziam radionovelas. E por que pararam?

izildinha

Estou emcionada ao ler esses comentarios todos. Acompanhei essas novelas todas entre os meus 9 e 15 anos de idade, sentada junto a maquina de costura de minha mae enquanto ela costurava. Foi nessa epoca que seguimos a novela "A Cabana do Pai Tomas" que muito cedo tornou-me muito consciente das injusticas feitas a raca negra. Tambem eu gostaria muito de adquirir copias/CDs, etc desses rico tesouro que foram as novelas de radio.

jose clemente

eu Gostaria muito de montar uma versão bem humurada baseada em trechos da era do rádio, fico feliz como ator, digo que ama o que faz, em saber que não estou sozinho.

Como as radionovelas são fabulosas. A gente assiste na tela da imaginação. A Rádio Aparecida AM. também produziu novelas até o final da década de 80. Novelas como: Lían, a Cigana, Rumo à Felicidade, O Cavaleiro do Amor- que contava a história de São Francisco de Assis- Sob a Luz das Estrelas, Quando os Caminhos se Encontram, Amarga Decisão, No Alto da Serra, Despacho de Macumba sob um Casal Feliz, ainda teve uma adaptação do livro A Segunda Vitória, ainda: Vila São Francisco, Vila Esperança e a última, que foi ao ar, A Morada do Sol. Acho que em maio de 1989.
A Rádio Nacional da Amazônia também produziu excelentes novelas.
Jogo da Vida, O Candidato, Renascer, Amazônia,
Turmalina, As Trigêmeas, enter outras. Todas de Artemisa Azevedo, que ainda está no ar na Nacional, no comando do programa Falando
Francamente.Foram novelas excelentes. Passageiros da Ilusão, então, me fez chorar muito.
Abraços a todos vocês.

Lenita Miranda Leite

Olá, encontrei este site porque estou procurando na net (já faz tempo) alguma informação da radionovela que deu origem ao meu nome: LENITA. Minha mãe escolheu esse nome antes mesmo de se casar. Ela me disse que tinha uns vinte anos, então imagino que essa radionovela foi ao ar lá pelos anos de 1958 - 1959. Tenho muita vontade de ouví-la. Bem que alguém poderia ter a brilhante idéia de recuperar essas histórias e passá-las em CD. Já pensou no sucesso que ía ser? Então, por favor, se alguém tiver alguma informação a respeito dessa história, entre em contato comigo.

Abraços à todos.

Geraldo

Gostaria de saber se alguem consegue episodios e a musica da novela Jeronimo o Heroi do sertão.
Ficaria agradecido
gepecejr@yahoo.com.br

wilson

Olá Geraldo, aqui neste endereço vc encontra 3 episodios de Jeronimo o herói do sertão. valeuuuuuuuuuuuu

wilson

Ola Geraldo ai vai o endereço:

http://anibalroque.com/downloads.htm

José Carlos Coutinho

Nunca pensei encontrar um site de radionovelas ,que belas recordações da infância traz. A antiga rádio São Paulo e suas novelas na década de 60 . Se alguem sabe como acessar alguma informe. Abraços aos saudosistas.

jorge nascimento

Apesar do excelente texto da Priscilla a quem
admiro especialmente, gostei de ler todos os v/
comentários onde me revi, não nos nomes das
vossas radionovelas que não conheço nem ouvi
(como é óbvio) mas do sentimento que todos de-
monstram,nostálgico,melancólico, de uma época que vivemos e da qual temos tão boas recorda-
ções.Também eu me lembro das rádionovelas
que animavam os serões e as tardes com as avós a tomarem conta dos netos, mas sempre de ouvido pregado na rádio.Concordo totalmente
com a Nastase pois sintetizou perfeitamente o
que todos de uma ou outra forma expressámos.
Parabens ao Obvious e à sua colaboradora pela
excelente ideia postada.Abraço a todos.G.Birth

Geraldo

Ola Wilson
Gostaria de agradecer pelo site indicado e vou guardar esses 3 episodios com muito carinho em meu computador.

Geraldo

neide

Gente quanta saudade eu senti lendo esses comentários, eu particularmente lembro-me da novela "Juvencio, o Justiceiro do Sertão", Violões em Serenata, lembro-me do Milton Sá, que saudade pessoal. Será que um dia conseguiremos retomar isso? acho dificil! NAo sei se amavavamos a novela ou nossos doze, treze ou desseseis anos!? Seja como for amei ler tudo isso.

Boa tarde!!! A indicação do Wilson, para a novela Há 2000 Anos, é Boa. Estou acompanhando a novela. Também, estive acompanhando as rádionovelas da Nacional da Amazônia: Despertar de Um Coração, Para Sempre Nunca Mais, Pedaço de Mim, Amazônia, autoria Aetemisa Azevedo. História do Dito Gaioleiro, adaptação da saudosa Helena Bortone_ , a famosa tia Leninha. Tem uma novela da Rádio Nacional do Rio de Janeiro: A Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos anos 50.
Abraços aos saudosos das rádionovelas

Henrique

Alguem saberia dizer onde posso fazer o download da Vida de Nosso Senhor uma radionovela da radio nacional rj?
Grato.

Victor

Adorei ler as mensagens acima. Eu também lembro dessas novelas. Gilmara Sanches sempre maravilhosa. Quanto à novela da orfã, acho que era "Também há lírios no lodo".
Lembro muito da "Senhora dos Cabelos de Bronze", com Gilmara Sanches no papel de Juliana e Ezio Ramos no papel do Barão de Menot (que saudade!). Há ainda uma novela que ninguém citou, chamava-se "Amor Selvagem", e era a adaptação de um romance de George Sand feita por Ivani Ribeiro, linda mesmo. Se alguém souber onde adquirir as radionovelas da Colgate Palmolive, diga POR FAVOR. Um grande abraço a aos amigos.

Boa tarde!!! a rádionovela A Vida do Nosso Senhor Jesus Cristo, foi reapresentada nesta sexta feira considerada santa, às 19 horas-pela Rádio Nacional.

Décio Vargas Paim

Será que se conseguiria ainda a novela o Egipcio. obrigado

CARLOS RODRIGUES

Gostaria de ver fotos de DOMINGOS MARTINS e de sua irmã DULCE MARTINS. GRANDES ATORES DA RÁDIO NACIONNAL. OBRIGADO

marta maria das gracas

belas lembranças, eu menina em BHorizonte lembro-me da minha mae lavando roupas no terreiro,o radio escondido no meio das roupas sujas p/ protejer do sol, legal os comentarios saudosos do pessoal, as novelas q marcaram: o egipcio, lagrimas de sangue, a vingança do judeu, a intrusa belas recordações, grandes atores: no Egipcio, Ezio Ramos era o Radaméz e Lenita Helena era a Sofrida Linéia, sera q consigo as gravações? ou existe alguma comunidade p/ trocarmos comentarios por favor me avisem. abraços.

Antonio José Macedo

Wilson, muito legal o endereço onde pude ouvir trechos de HÁ DOIS MIL ANOS.
Muito legal a citação da Priscila sobre nossos comentários em relação à radionovela O EGÍPCIO, novela dos anos 70 que ouvi ao pé do rádio quando ainda era criança.
Atualmente trabalho na RÁDIO DIFUSORA ACREANA - A VOZ DAS SELVAS, uma emissora com 65 anos de idade e pela qual ouvi algumas RADIONOVELAS na época.
Aqui em Rio Branco - Acre, à época, os capitulos das novelas e os filmes vinham de avião em pacotes que teriam que ser devolvidos à emissora de origem ou pra outras emissoras que reproduziriam os mesmos capitulos. Por isso não temos registros gravados, nas emissoras e cinemas locais, das novelas e filmes.
Mas ficou a lembrança, a memória de uma época de ouro com profissionais fabulosos.
Novidades por favor, informem

Henrique

Alguém saberia dizer onde posso fazer o downloads da Paixão de Cristo da radio Nacional RJ?
E tb do teatro de Mistério da radio Nacional RJ?
Eram radioteatros onde tinha os personagens inspetor Marques e inspetor Santos.
Essas peças eram passadas a noite.Se alguém puder me ajudar ficarei grato.

Terezinha Mendonça Góes

Por facor! gostaria de saber tudo sobre a radio novela, principalmente O Egípcio de Ivany Ribeiro.
Aguardo resposta.
Um forte abraço!

wilson

Ola, Henrique no endereço abaixo vc encontra todo o pacote do teatro de mistério da radiio nacional e um pouco mais de radio teatro.

http://allegro.nce.ufrj.br/teatro/index.html

wilson

Henrique em relaçao a novela sobre a vida de cristo da radio nacional vc consegue no endereço abaixo.

http://downloads.topgyn.com.br/radionovelas/radio_novela06/index.php

Henrique

Wilson...

muito obrigado pelos sites e pela atenção.

Consegui abrir e baixar a Paixão de Cristo.

O outro site(teatro de misterio) não consigo baixar nem ouvir.

Será q é um problema do site ou demora a carregar?

Mas baixar não tem como.

Se puder me ajudar agradeceria.

Obrigado de novo.

Mas

Iva

Hj podemos entender o motivo das pessoas antigas serem tão inteligentes!
Havia mais coisa para se imaginar, pensar e entender. É singular essa.....
Bem lembrada!
Parabéns!

wilson

Ola, Henrique aqui vai o link de novo, aqui ta abrindo a pagina normal e rapido, tenta de novo, se nao conseguir avisa.

http://allegro.nce.ufrj.br/teatro/index.html

Bom dia a todos.
Wilson, gostaria de agradecer-lhe pelo endereço onde consta a série Teatro de Mistério. Estou amando ouvi-lo e viajar na imaginação.
Bom, a Rádio Nacional da Amazônia está exibindo uma mini rádionovela que se chama Brasília, O Coração do Brasil.
Ela está disponível, também, no seguinte site:
WWW.EBC.COM.BR/BRASILIA50ANOS.
Acesse o site, pessoal, e ouça a rádionovela.

Verônica Andrade Lemos

Que bom que tanta gente lembre com saudades das radionovelas. Elas marcaram minha infância.
Lembro bem de Vencido, que se passava na Rússia. Alguém sabe mais alguma informação sobre essa novela?

Henrique

Obrigado Wilson...consegui baixar todos.

Muito grato a sua atenção.

Geraldo

Caros amigos. Algum tempo atra pedi a vcs se alguem tinha a musica da novela Jeronimo o Heroi do sertão que passava na radio nacional do Rio de Janeiro.
Acontece que o amigo Wilson mandou-me esse site http://anibalroque.com/downloads.htmonon e eu não estou conseguindo abrir.
Peço que alguem me ajude.
Obrigado.

Geraldo

wilson

Olá Geraldo o endereço correto para os 3 episódios de Jeronimo é o abaixo:

http://anibalroque.com/downloads.htm

Geraldo

Obrigado Sr Wilson ja baixei todos em especial os do Jeronimo e tambem o dos " Vitorio e Marieta" os quais eu gostava muito.

nelsair de souza

ola ,me lembro da novela Caminhos de lagrimas cujos personagens principais eram Rinaldo e Estela,alguem tem alguma informação sobre ela? obrigado

Geraldo

Ola pessoal. Tudo bem ai
Gostaria de saberse alguem tem alguns programas humoristicos do Primo Rico e o Primo Pobre. No yortube tem só um pequeno trecho.
Obrigado

Viviane Minguetti

Tem um locutor na net,chamado Guto Russel.Ele narra contos em audio...vale a pena visitá-lo.Pelo que sei é o único trabalho que lembra um pouco as radionovelas.Ele é locutor e ator,agente viaja nos contos dele.Parecem filmes.Asonoplastia feita por ele é de primeiríssima.Em breve ele estará no programa do Jô falando de seu trabalho.

wilson

Olá esta radio ainda continua apresentando trabalhos no estilo das antigas radionovelas, vale conferir, destaque para a novela sertaneja "terra sempre terra"
endereço abaixo:

http://www.radioboanova.com.br/offline.php?pagina=13&prog=68

Paulo Trocoli

Olá pessoal,

Não estou conseguindo acessar as radionovelas do site http://downloads.topgyn.com.br/radionovelas/radio_novela06/index.php

Minha monografia é sobre este tema, por isso, se alguém conseguiu baixar e puder disponibilizar para mim eu agradeceria MUITO!

Obrigado!
Paulo

wilson

Ola Paulo, hoje dando uma olhada aqui na pagina, vi seu recado, realmente nao ta dando p abrir com as mudanças que fizeram, mais lá so tinha algumas radionovelas da radio nacional da amazonia e a paixao de cristo da radio nacional dos anos 50, com as pesquisas que fiz sobre as radionovelas, por diversão, consegui alguns endereços que estão postados acima, se puder ajudar na sua monografia é só acessá-los.

Paulo Trocoli

Wilson,

Você teria como me enviar ou deixar disponivel em algum servidor virtual essas radionovelas (da rádio Nacional da Amazônia) para que eu possa baixa-lás?
Eu preciso muito ouvir esse material para fazer uma análise e comparação.

abraços

glínia

Quero saber sobre a radionovela Uma voz ao longe, que minha mãe comenta tanto.
Poderia comentar sobre ela?

wilson

Olá as mensagens nao mais estão sendo enviada, qual o motivo?

wilson

Olá Paulo, vc conseguiu fazer o dowload das radionovelas, o site do TopGyn, agora esta funcionando normalmente. OK.

José Lima

Quando criança, em uma comunidade pobre do Rio, eu e outros garotos da rua nos sentávamos à porta da loja do rádio-técnico, Sr. Gonçalves, para ouvir, o Cavaleiro da Noite, As aventuras do Anjo e Jerônimo, o heroi do sertão (Chumbinho, apresente seu relatório, dizia o Caveira). Mais tarde, havia os programas de comédia na rádio Mayrink Veiga (A cidade se diverte, a Rua do ri ri ri ri. Bem mais tarde, qundo já tinhamos um rádio "rabo quente" em casa, ouvíamos o Teatro de Mistério. A imaginação ia longe. Quanto esmero nos textos! Depois de tudo isso, punha-nos a brincar até tarde. As coisas são muito boas hoje, mas aquela época deixou saudades.

ai que saudades que eu tenho daquela bandinha do tempo do onça.

eu queria ouvir de novo uma novela de radio que eu nao sei quando passou mais o nome da novela era{ pablo e joana}

LUIZ

Srs. e Sras. !! Q felicidade por estes comentários me achei mto "pretencioso", buscando na net, e achando q apenas eu, na casa do 50, havia ouvido "Jerônimo, o herói do sertão". Que bom, foi uma viagem, de volta à minha infância/adolescencia. Obrigado à todos.

LUIZ-São Carlos-SP

Jose Ademir Tasso

Olá
Me emocionei ao reler o titulo de tantas radionovelas, algumas que atuei na extinta Radio São Paulo PRA5. Meu nome era JOSÉ ADEMIR - participei de MORRO VELHO (Henrique Lobo); UM HOMEM CHAMADO CASSIANO (Gastão Malta); OS CANDANGOS (Cardoso Silva); AS LEMBRAMÇAS DE ISABEL (Maria do Carmo); NOBREZA DO ASFALTO (Luiz de Oliveira); NUVEM DE FOGO (Janete Clair); A PRIMAVERA VOLTOU (Newton Sá); Tenho textos completos de radionovelas de ODETE LYZ (Quizera Esquecer-te) (A Moça da Neblina). Fiz radio-teatro aqui em minha cidade e sucesso. Escrevi SOMBRAS QUE TORTURAM, O MILAGRE DAS ROSAS e outras. Se quiserem podem me contatar através do email ademirbiblioteca@yahoo.com

DE

LENDO ESTES COMETARIOS LEMBREI-ME DE UMA NOVELA DE RADIO COM O NOME DE "O DESTINO DE ELISA" A NOVELA SE PASSAVA NO RIO DE JANEIRO, UMA OUTRA TAMBEM COM O NOME DE A ULTIMA TESTEMUNHA . O EGIPCIO TAMBEM NAO PERDIA UM SO CAPITULO.. SE ALGUEM SOUBER ONDE POSSO BAIXAR ESTAS NOVELAS ME AVISE...

ELIANE

EMOCIONA MESMO, QUANDO LEMBRO QUE MINHA MAE ESCUTAVA TODOS OS DIAS EM CASA, ENQUANTO EU FAZIA COMPANHIA,BONS TEMPOS MESMO!!!
E ACOMPANHEM ESSA VOLTA PELA
RADIO EDUCADORA DE UBERLANDIA
INICIO 15.11.2010
ESSAS COISAS BOAS QUE NAO PODEM FALTAR EM NOSSO LAR.

ELIANE
UBERLANDIA

Ana

Olá gosto muito de tudo q se relaciona com radio. Gostaria muito de encontrar novelas com istórias de santos católicos.

josé zanon

eu ouvia muitas novelas de radio e trenho boas recoradações de varia novela entre varis novelas de ivani ribeiro os deuses tambem choram, a intrusa, o egipcio, a filha do diretor do circo, o gterceiro pecado, a outa face de anita e muitas outras e também de oduvaldo viana esta é a minha vida.

wilson

Olá, sucesso no cinena nacional, Nosso Lar pode ser ouvido em formato radionovela, pelo you tube, com a história completa, na voz do famoso radioator (EZIO RAMOS).

http://www.sunnet.com.br/home/Noticias/Radionovela-Nosso-Lar.html

wilson

Olá, saudades das radionovelas, é so entrar no endereço abaixo e baixar a novela completa "um vulto no espelho", bom divertimento.

http://www.filestube.com/faDKDU2XJU4XV3Tnlt9ukB/Um-Vulto-no-Espelho.html

Lourdes Silva

Olá, muito interessante esse resgate histórico dos anos dourados do rádio!
Alguém lembra da radiovela TRÊS HOMENS SEM MEDO?
Estou fazendo um trabalho na universidade e gostaria muito de saber o ano, o autor...Quem pode me dá essa preciosa informação?
Abraços

Hertz Felix

Gente, falar da radionovelas é falar da história e da memória cultural de nosso povo. Eu quero dizer a todos que, apesar de tanta nostalgia, que é natural, aqui em Petrolina - PE, o radialista e produtor cultural DANIEL CAMPOS e o ator, escritor e diretor Hertz Félix estão apostando neste resgate há mais de 20 anos. Muitas novelas (14, eu acho). Todas gravadas e exibidas em Emissoras comerciais e, também, em emissoras comunitárias. Atualmente está sendo gravada os últimos capítulos de CAMINHOS CRUZADOS, que fala do amor incondicional de um pai por um filho que é paciente de progéria. No mês que vem, outra equipe iniciará as gravações de PROVA DE AMOR, que vai abordar os massacres, imigrações de índios no estado de pernambuco para São Paulo, a exemplo dos Pankararus que, muitos se encontram nas favelas de São Paulo.

delto


Este é um dos melhores programas, da era-de-ouro da Rádio Nacional!
TANCREDO E TRANCADO
Criado por Ghiaroni para os domingos da Rádio Nacional, "Tancredo e Trancado",
era um dos quadros mais apreciados da programação noturna da emissora.
Tancredo era interpretado por Brandão Filho e Trancado por Apolo Correia.
Mais tarde, Brandão Filho foi substituído pelo cômico Zé Trindade.
O programa ia ao ar às 20 horas e tinha como patrocinador
as Pílulas de Vida do Doutor Ross.
· 01. Minha Mulher virou Declamadora
· 02. O Homem que se cansou de ser odiado
· 03. Tancredo, o Doador de Sangue
· 04. Respeita a Sebastiana
· 05. Trancado é promovido a Milionário
· 06. Departamento Nacional de Más Notícias
· 07. Um Sujeito muito estimado
· 08. O Homem que chamava pelo nome do Diabo
· 09. Dê um Emprego a um ex-Presidiário
· 10. Médico de Araque
· 11. Campanha contra o Incêndio
· 12. O Homem que resolveu pagar os Pecados de todos os Homens
· 13. O novo Marido da dona Xandoca
· 14. Tancredo descobre uma Mina de Ouro
· 15. Tancredo e as diversas Mães da Criança
· 16. De uma boa Conversa Ninguém escapa
· 17. O Homem que queria ser Presidente
· 18. A Revolta do Espinafrado
· 19. O Menino de Cabelos Brancos
· 20. Não te largo um Minuto
· 21. Tancredo, o Bobo do Rei
· 22. O Diretor Conquistador e a linda Mulher do Damasceno
Enviado por: Delto

JORGEMAR

Gostaria primeiramente de dar meus parabêns pelo site excelente, já esta nos meus favoritos, obrigado a todos que postaram os links para as radinovelas, em especial ao amigo WILSON, tenho 48 anos mais lembro que minha mãe adorava estas telenovelas e com ela aprendi a soltar a imaginação, estou baixando todas as possíveis pois pretendo passar para um CD e presentear minha mãe tenho certeza que ela vai adorar, portanto só tenho à agradecer, muito obrigado mesmo, e continuem postando os endereços de sites onde posso encontrar outras, Deus abençoe a todos.

neusa da graça sperança

Estou emocionada ao descobrir este sait sobre novelas de radio.
Lenbro-me bem das novelas da radio são paulo onde ainda me lenbro de algumas que aconpanhei como: a Cabana do pai tomas,Um lirio na Correnteza Aqueles Olhos Azuiz e Teatro de Aventuras com Enio Roxa. Tenho muitas saudades da voz de Enio Roxa ainda a tenho gravada em minha memoria. Gostaria muito de receber alguma noticia sobre esse maravilhoso ator. Sou uma fã dele onde ainda criança me apaixonei pela linda voz de Enio Roxa. Se alguem souber do paradeiro desse ator por favor me comunique pelo meu email desde ja agradeço.
neusa_graa@hotmail.com

Diva Rubia Ungari

Olá!
Adorei encontrar este site! E também me emocionei muito ao ler todos os comentários dos vários fãs das radionovelas- tempos maravilhosos! - os pensamentos foram longe... ao som do rádio nosso amigo inseparável e "ajudante involuntários" das tarefas domésticas e/ou profissionais. Sinto saudades! E como, aqui a Gessy Fonseca lembrada, (dona de uma voz maravilhosa), vale ressaltar que ela continua em plena atividade trabalhando como dubladora - 87 anos de idade, 70 anos de carreira artística. Nossos Parabéns!
Com carinho,

Diva Rubia Ungari

Elisabete

Olá gostaria de saber se alguem sabe se tem algum site que pode baixar Lp's radiofonizado evangelicos, já baixei alguns como, a grande tribulação, o inferno, elizeu o sucessor, a paixão de cristo, ultima trombeta, moises o libertador, estes e mais alguns eu já consegui mais sei q tem outros, e até radionovela evangelicas. Mas não consigo encontrar, se alguem souber agradeço. Grata.

Décio Vargas Paim

Continuo na esperança de encontrar um dia a copia da novela o egipcio. Será que ainda existe essa relíquia.

athos eichler cardoso

Oi pessoal,
foi um prazer encontrar este site.Procuro informações sobre o primeiro seriado radiofônico brasileiro que aconteceu e que ouvi na década de 40...Tarzan.
Quem der detalhes precisos de data e estação comprovada em jornal da época ganha o álbum As priemrias historias em quadrinhos brasileiras.As Aventuras de Nho-Quim e Zé Caipora do Angelo Agostini.
Abrs Athos

Leandro

boa tarde, alguem sabe me dizer onde acho a novela Destino de Elisa?? não acho em lugar algum obrigado

Carlos Amaral

As antigas novelas da Rádio Nacional, são, realmente, inesquecíveis. Além de Jerônimo, o herói do Sertão e as Aventuras do Anjo, uma outra, intitulada O Cavaleiro da Noite, marcou, para os amantes dessa época maravilhosa, grandes e eternos momentos. Lembro, perfeitamente bem, que o protagonista era o saudoso Roberto Faissal que interpretava dois papéis, o próprio herói mascarado e outro que era, disfarçadamente,para não levantar suspeitas, um rapaz extramamente "delicado".
Será que alguém possui capítulos desta novela?

Um abraço à todos!

Nando Nazareth

Este post virou um verdadeiro fórum... ;)))

Uma atualização que pode mitigar um pouco a saudade:

O radioteatro de volta à Rádio Nacional e Rádio MEC:
Seg, 25/04 - 20h - Estreia – “O Homem que Sabia Javanês” http://www.radiomec.com.br/contosnoradio/

Cristóvão Pereira

Por favor gente, minha mãe está em seus
provavéis últimos dias de vida, e como
lhe traria alegria seu a levasse um texto
de cinco minutos da radionovela O DESTINO
DE ELISA, por favor me ajudem.
cristovaopereira@bol.com.br

augusto cesar tavares

Eu gostaria de saber seé possivel resgatar a radio novela chamada MELODIA SINISTRA.Eu lembro que era guri e minha mãe a radio de Ijui/RS em torno de nove horas da noite.Era nos anos 70.

wilson

Olá, podemos ver aqui na página que muita gente tem uma lembrança da radionovela de sua infância, a minha é "Samir o Guerreiro" novela épica com o radiator Ézio Ramos" um fato interessante é que na novela tinha um personagem "Pedro o eremita", e pude constatar sua existência real na aula de história da época. Hoje podemos rever os filmes da infância os seriados tem tudo na internet no endereço abaixo;
http://jrneto2247.blogspot.com/
mais infelizmente o rádio nao preservou a fase mais rica de sua história que foram as radionovelas, nem a radio nacional que foi sua principal percussora, é o Brasil e sua memória.

WILSON

Olá a partir do endereço abaixo, em quatro capítulos podemos acompanhar na produçao "a cabana do pai tomás" o talento dos antigos radioatores. (fantástico).

http://www.youtube.com/watch?v=l63w7F0_Xtk

neusa da graça sperança

Fiquei muito feliz ao receber um email com as primeiras cenas da novela cabana de pai tomaz,voltei ao tempo dessa novela na radio são paulo em 1978 era apenas uma menina mas ja adorava uma novela de radio rsrsr. Mas confesso que ainda tenho esperanças de receber noticias de enio rocha. Sempre quando recebo um email corro para abrir pensando ter noticias desse ator que tanto me encantou quando ainda criança, com teatro de aventura passava sempre na radio são paulo depois das 22 horas da noite.Obrigado pelos emails.e sempre bom receber noticias dessas novelas que sempre me encantaram. Parabenz por esse link.beijuss.

Campinas,13 de Junho de 2011.
Olá, pessoal, tudo bem?
Volto a ocupar-me deste espaço para dar uma
boa notícia aos amantes e saudosistas do rádio
teatro: ele está de volta às Rádios Nacional Amazônia O.C. e Brasília A.M.
Ah!!o horário? 21:00. O dia? Exibido todas
as Terças.No programa Eu de Cá, Você de Lá,
sob o comando de Luiz Alberto.
Abraços e se delicie com as histórias.

nando

ALGUEM SABE COM POSSO CONSEGUIR A RADIO NOVELA LAMPIAO A LEI DO SERTAO?DO AUTOR Hertz Félix.

Hertz Félix

Nando, eu tenho os capítulos escritos(101 capítulos/ Cada cap. 11 laudas), porém, as gravações, vc pode entrar em contato com a Fundação Emissora Rural ( que - parece - agora passou a se chamar Rádio São Francisco) de Petrolina-PE. Com certeza, onde foi gravada, possui nos arquivos. Realmente foi uma novela que me surpreendeu muito com seu sucesso. Chegou a superar audiência, no horário de sua transmissão, todas as FMs da região. Eu mesmo não consegui dar conta de tantas correspondências que recebia dos ouvintes. Fico feliz por seu interesse. Se quiser, você ou qualquer outra pessoa que esteja interessado no assunto, pode entrar em contato comigo através do meu e-mail: hertz_felix@yahoo.com.br. Escrevi para a Fundação Emissora Rural de Petrolina 11 novelas. Graças à Deus, todas de grande sucesso. Mas, a líder foi mesmo Lampião - A Lei do Sertão. Uma novela que, cronologicamente, sem fantasias, escrita sob pesquisas e depoimentos com muita responsabilidade responsabilidade, onde contava a vida e trajetória de Virgulino Ferreira da Silva, desde seus 17 anos de idade até sua morte.
Outras novelas: Fonte dos Inocentes - Vidas Moldadas - Tempestades Humanas - Prova de Amor - Guerra de João Félix - Jogo Marcado... etc
Obrigado.
Ps. Onde você mora? (Cidade, pergunto).

Cláudio Miguel


Descobri um site que oferece várias radionovelas em cd.www.radionovelas.com.br
São histórias maravilhosas que vocês vão gostar.Muito bem intepretadas.
Tem histórias da década de 50/60,mas com textos atuais.

Maria do Socorro Almeida

Gostaria de obter informações sobre a radio novela "Três homens sem medo". Alguém poderia de ajudar? Estou tentanto lembrar os nomes dos principais personagens, e não consigo.

João cordeiro

Ao ler todas essas opiniões, reportei ao passado e concluir que este tempos não volta mais atrás onde as radio novelas abordavam temas que viriam acrescentar muita idéias, valores positivos em nossos corações. Hoje, as telenovelas brasileiras não tem a nada a acrescentar devido a temática abordada.Os valores foram invertidos, sem nenhum conteúdo, não tem uma mensagem a transmitir e nada se aproveita para acrescentar no ser humano.Essas lembranças, ficaram guardadas no âmago da vinha existência por isso, me emocionei e chorei demasiadamente pois, com a minha idade de 61 anos lembro-me de Almas de Pedra, o Egípcio, Camila,A Deusa Vencida,o Terceiro Pecado, A Muralha e tantas outras.

Everaldo Alves

Quando eu era criança minha mãe ouvia as radionovelas: Um homem chamado Cassiano, Inocêcia e Heróis anônimos.
E agora tenho vontade de matar saudades ouvindo pelo menos partes de alguns capitulos dessas lindas novelas que marcaram muito na minha vida.
Se puderem me ajudar a realizar esse sonho ficarei imensamente grato pois, tenho procurado muito na internet por essas novelas e nunca encontrei.

Everaldo Alves
Breves-Pará

edgar tolentino rodrigues

as radionovelas eram realmente a diversão dos lares brasileiros, eu fui um ouvinte assiduo das radionovelas jeronimo o heroi do sertão as aventuras do anjo juvencio o justiceiro e a cabana do pai tomas, ligavamos o radio esperando o olho magico se acender para podermo sintonizar a emissora isso no horario das 18 horas, e asim com este comercialo locutor anunciava sob o patrocinio de melhoras apresentamos jeronimo o heroi do setão com os atores miltom range dulce martins e caue filho. bons tempos aqueles cheio de romantismo e inocencia.

edgar tolentino rodrigues

as radionovelas eram realmente a diversão dos lares brasileiros, eu fui um ouvinte assiduo das radionovelas jeronimo o heroi do sertão as aventuras do anjo juvencio o justiceiro e a cabana do pai tomas, ligavamos o radio esperando o olho magico se acender para podermo sintonizar a emissora isso no horario das 18 horas, e asim com este comercialo locutor anunciava sob o patrocinio de melhoras apresentamos jeronimo o heroi do setão com os atores miltom range dulce martins e caue filho. bons tempos aqueles cheio de romantismo e inocencia.

Luiz Carlos de Jesus

Por mais pobre que fosse uma família, o homem tinha a tarefa de ser o provedor, pois fazia parte da cultura social brasileira. Enquanto ele trabalhava, a esposa ficava em casa cuidando dos filhos e dos afazeres domésticos. Durante essa atividade a mulher tinha como companheiro o rádio. Uma das programações apresentada diariamente como forma de entretenimento nesse veículo era a rádionovela. Estando em companhia de minha mãe, eu acabava ouvindo essas novelas que ela acompanhava. Era uma coisa maravilhosa, pois viajava na minha imaginação por conta da beleza das vozes que associava à beleza física e a idade das atrizes, quando, na maioria das vezes, não era condizente.

neusa goulart

gostara de saber se alguem lembra de uma radio novela que tinha como personagens principais
lucas que era um medico e rubia que era sua noiva.
nãolembro o nome mas sei que era um romance muito lindo,eu era criança na epoca,minha mãe não perdia um so capitulo.
ficarei muito feliz se tiverem alguma coisa sobre
eles.
grata pela atenção.

Guto

Neusa, acho que a novela, à qual você se refere, é O Último Apóstolo, cuja abertura dizia assim
E eis que o homem da multidão clamou dizendo ___ " Mestre, peço-te que olhes pelo meu filho, pois é o ùnico que eu tenho"__ E eis que um espírito o toma e de repente começa a clamar e o despedaça até espumar e somente o larga após o ter quebrantado.
São Lucas, o homem que jamais viu Cristo e mesmo assim se tornou o maior dos apóstolos.
A história de Lucas é a história da peregrinação de todos os homens através do desespero e das trevas da vida, até os pés e a compreeção de Deus.
O ÚLTIMO APÓSTOLO . Novela original de Ivani Ribeiro. No elenco haviam Ézio Ramos no papel de Lucas, Neuza Maria como Rúbia, Maria Aparecida Alves como Iris, Aldo César como o Senador romano Carvilho, Jessy Fonseca como Aurélia, Gervásio Marques como Enéias e Aliomar de Matos como Calíope.

Jane Sirlei Fontenla

Duas novelas, das muitas que ouvi, foram: UMA VOZ AO LONGE e AQUELES OLHOS NEGROS.
Não tenho certeza,afinal são muitos anos passados, eu era adolescente e hoje tenho 68 anos, mas, parece-me que a autora era cubana ou mexicana MARIA TERESA MUNHOZ.
SE ALGUÉM TIVER QUALQUER NOTÍCIA DESSAS NOVELAS, QUEIRAM ME AVISAR.
Obrigada

Míriam

Também tenho saudades das radionovelas. Lembro do rádio Philips do meu pai ali na sala e na hora da novela era uma correria para acabar o que estávamos fazendo e sentar perto do rádio. As radionovelas me fazem lembrar também do cheiro de comidas pois o jantar naquela hora estava sendo preparado. O DIREITO DE NASCER foi a mais marcante para mim. Minha mãe, minha irmã, a empregada e eu chorávamos, ficávamos com raiva, torcíamos juntas. Que saudades!
Quanto ao comentário do Guto sobre São Lucas, quem quiser ler um livro maravilhoso aconselho "Médico de Homens e de Almas", de Taylor Caldwell, que conta a história de São Lucas. Vale a pena.
Um abraço a todos

Marcia Maria Nogueira

Gostaria de saber o que era o programa chamado "alma das coisas" Até hoje lembro de cenas ouvindo este programa mas não lembro ao certo. Muitos anos se passaram. Pode me ajudar???

Rodolfo

não consigo encontrar a radio novela de "a cartomante" nem de "Um homem célebre" eu acesso o link da revista piaui e não encontro nenhuma indicação de onde e como encontrar o download.
alguém conseguiu baixar?

Rodolfo Venicius

não consigo baixar as novelas citadas na matéria acima, por favor como faço pois sempre que acesso o link não encontro referencia de como baixar o arquivo.

Altair

eu gostaria de saber quem é o narrador da radionovela ha 2mil anos

sonia alvim

gostaria muito de saber das novelas de radio com lirio na atormenta, aqueles olhos negros lembrancas quando em tinha 10 anos nao perdia um capitulo

Nelio Barbosa Horta

Nos anos 50, tive com colega de ginásio o Domingos Martins, irmão da Dulce e da Deuza Martins, todos atores das novelas da Rádio Nacional. O Domingos era o Mestre de Cerimônias nas festas de aniversário do Instituto Cylleno, em São Cristóvão, onde estudávamos. Infelizmente o Domingos, jovem ainda, morreu num acidente de carro no cento do Rio de Janeiro e nunca mais soube notícias das irmãs dele. Eles eram do Espirito Santo e, se alguém tiver fotos deles, gostaria de vê-las pois nunca mais soube de ninguém. Grato pela gentileza e fiquem com Deus.

Carmelita Borges dos Santos

Eu gostaria muito de poder rever as novelas que eram transmitidas por meio de rádio. Por exemplo se pudesse ser repetida agora na sbt as novelas: Lágrimas de sangue, Estranho poder, e outras que eram exibidas na rádio da amazonia seria de grande audiencia. Pois foram novelas que penetraram ou seja mexeu muito com o sentimento emocional. Trouxe lições profundas no viver de cada dia.Também as novelas: A madras, A usoupadora, e A mentira se pudesse voltar eu seria a fã nº 1. Agradeço o espaço livre.

Alberto

Guto, como você lembra de tudo isso, voltei 50 anos da minha vida, foi muito bom ver comentários de radionovelas que ouvi no rádio junto com minha mãe, recordo muito bem de "Madalena" era Madalena Rondam lembra? e "A sombra da outra" eram Laura e Luciana, tinha uma novela ótima intitulada "Eu quero um filho" quanta coisa boa que perdeu no tempo. Gostaria muito de ouvir novamente esses trabalhos, será que eram fitas K7? Como a Radio São Paulo enviava para as rádios do interior? Aqui em Campinas as novelas passavam na Radio Educadora, tinha uma no período da manhã (10:00 horas) e duas no período da tarde (14:00 e 17:00 horas)Saudosos tempos.

Jose Ademir Tasso

Everaldo Alves, fui um dos rádio-atores participantes da radionovela UM HOMEM CHAMADO CASSIANO, de Gastão Malta. Eu fazia o papel do anão Risonho, juntamente com Sonia Lago que interpretava o papel de Jurema Moita Brava, Gastão Malta era o Cassiano, Ilka Ferreira, Diva Lobo, Luiz Dias, Lino de Giácomo, Yolanda Cavalcante, e muitos outros. Meu nome era JOSE ADEMIR na Radio Sao Paulo. Meu email: ademirbiblioteca@yahoo.com.br
Tenho algumas novelas originais ainda (textos) completas, minha, de Odete Liz, Agostinho Aguiar Leitão e Pereira da Silva.

Edvaldo Franciolli

Sou ator de teatro, cinema e de novelas de rádio. Participei de 11 radionovelas gravadas e exibidas pela Emissora Rural A Voz do São FRancisco que completa este ano 50 anos de serviços prestados à radiodifusão. As novelas todas de autoria de Hertz félix que também dirigia e a que foi o maior sucesso de audiencia foi sem dúvidas LAMPIÃO A LEI DO SERTÃO, onde interpretei os personagens Curisco, Sargento Lucena e outro cangaceiro. Mas desde criançça que sou fã de radionovela, desde o direio de Nascer, Caminhos de Lágrimas, O Egypcio,Amarga Espera (bela novela baseada no livro a entregadora de pão do escritor francês Xavier de Montepin) enfim muitas outras... outra novela que fiz na Emissora Rural foi Jogo Marcado onde interpretei o prefeito corrupto Alderico de autoria de Hertz Félix... saudades das novelas de rádio com Gilmara Sanches, Ézio Ramos, Yolanda Cavalcanti, Leonor Navarro,

gracinda b. gasparoto

eu era tão feliz quando junto com minha mãe,nos
assistiamos as novelas da radio são paulo eu tinha
uma paixão imença por odair marzano lenita helena
waldemar cilione eu tinha apenas 12 anos gotaria
de saber noticias destes artista que foi minha -
grande paixão.mais uma vez pesso noticia deles
hoje,estou com 75 anos e muitas saudades obrigado

irene aparecida

notei nos comentários que esqueceram de uma novela maravilhosa que chamava Tambem há Flores no céu. Naõ lembro o autor.Obrigada

Site Meter site statistics