Sachiko Kodama - esculturas com ferrofluidos



 Arte Dinamico Escultura Ferrofluido Kodama Liquido Magnetico Magnetismo Sachiko

Até onde vai a Arte e começa a Ciência ou vice-versa? A japonesa Sachiko Kodama estabelece a ponte entre as duas. Começou por obter uma graduação em física e, não satisfeita, frequentou de seguida um curso de belas-artes, após o que iniciou o doutoramento na área da holografia e arte computacional. Kodama tem, portanto, um currículo impressionante. Ultimamente tem-se tornado conhecida graças às suas esculturas e outros trabalhos com ferrofluidos. Há quem lhe chame "arquitectura líquida".

Um ferrofluido, ou fluido magnético, é um líquido que possui em suspensão partículas microscópicas de metais ferromagnéticos e que, por isso, é sensível a campos magnéticos que lhe podem moldar a forma. Como o líquido não retém a magnetização, assim que esta cessa tudo volta à forma inicial. Este material de propriedades interessantes foi originalmente desenvolvido pela NASA nos anos 60' para tentar controlar combustíveis em gravidade zero.

 Arte Dinamico Escultura Ferrofluido Kodama Liquido Magnetico Magnetismo Sachiko

 Arte Dinamico Escultura Ferrofluido Kodama Liquido Magnetico Magnetismo Sachiko

Foram estas características que captaram o interesse de Kodama e a fizeram desenvolver um projecto a que chamou "Protrude, Flow". Neste projecto, a artista explora as propriedades plásticas dos ferrofluidos e consegue criar formas e padrões surpreendentes e belos, que surgem do nada para logo tornarem a desaparecer ou a assumir outras formas sob a acção de novos campos magnéticos. A superfície brilhante e a cor escura do líquido que parece uma criatura com vida própria provoca um efeito simultâneo de receio e de admiração.

Tal como neste caso, existem muitas vezes no domínio científico, matemático ou racional combinações de uma beleza insuspeita. Afinal existe algo na ordem, natural ou artificial, que admiramos genuinamente e a que chamamos belo, tenhamos a mente objectiva de um verdadeiro cientista ou a alma emotiva de um artista. Sachiko Kodama tem as duas.

benjamin júnior

determined dreamer • food evangelist • life enthusiast • professional problem solver • internet ninja • coffee junkie.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x1
 
Site Meter