Tony Ramos e as Berlengas



 Berlengas Humor Ilhas Links Ramos Tapetes Tony

Os leitores brasileiros talvez não conheçam as Berlengas, mas conhecem sem dúvida o Tony Ramos. Sobretudo, conhecem as costas do Tony Ramos. Parece não haver muito a saber sobre as Berlengas, até ao momento em que damos de caras com o Cabeça de Pescada - o seu auto-proclamado portal oficial. As Berlengas são umas pequenas ilhotas portuguesas ao largo da cidade de Peniche, a poucos quilómetros da costa (mas com um mar geralmente agitado pelo meio). Estas são as Berlengas ao natural. No Cabeça de Pescada, as coisas são bem diferentes - e muito mais divertidas. Na minha última visita ao portal descobri, entre um prato de sopa e um penico com xixi, este maravilhoso wallpaper com as costas do Tony Ramos. Chama-se - adivinhem!: Tapete....

 Berlengas Humor Ilhas Links Ramos Tapetes Tony

Classificadas como reserva natural (falo das Berlengas, não das costas do Tony Ramos), as ilhas são conhecidas, entre outras coisas, pelo mar de um azul luminoso, por algumas espécies animais endémicas e por uma população imensa de gaivotas. As gaivotas das Berlengas caminham aplicadamente ao lado dos visitantes, e olham-nos com o seu indignadíssimo olho de gaivota, naquele jeito lateral que têm de olhar. Olham-nos, portanto, de lado, como se fôssemos intrusos malcheirosos que devem ser atentamente vigiados.

As Berlengas têm algumas casas (desabitadas no Inverno), um parque de campismo, um antigo forte construído quase dentro do mar, que serve também de pousada, e um farol. No romance Alexandra Alpha, de José Cardoso Pires (cuja história, por sinal, começa no Rio de Janeiro), há um homem, caçador, que pinta obsessivamente quadros com coelhos a saltar nas Berlengas. Mas eu, quando lá estive, não vi coelhos nenhuns. É bem possível que se tenham escondido nas costas do Tony Ramos.

Ana Gomes

é colaboracionista e parasita ocasional do obvious. Acredita que há uma única forma correcta de comer bolos de arroz.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
v5/s
 
Site Meter